Turismo E O Distrito Criativo

Turismo impulsionado pelo distrito criativo

Nessa mátria abordaremos como o turismo é impulsionado pelo distrito criativo.

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, retratou na Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2019 que “o setor de economia criativa é o carro-chefe do futuro, sabemos que ele tem o potencial de reacender, por exemplo, o setor de turismo”. Sabe-se que quando o turismo é impulsionado pelo distrito criativo há uma importante renda econômica e financeira para muitos estados brasileiros e que, trazem por meio deste apoio inúmeras vantagens para a região.

 

Turismo Criativo é uma viagem direcionada para uma experiência autêntica e engajada, com aprendizagem participativa em artes, patrimônio histórico ou uma característica especial do lugar, e que proporciona uma conexão com aqueles que residem neste lugar e que criam essa cultura viva. (UNESCO, Creative Cities Network, 2006)

 

Para Andersson (2005), a atmosfera cultural presente nas cidades criativas atrai grandes fluxos de imigração, comércio e turismo, porque a origem da criação dos produtos e serviços vale como um selo da boa safra da produção, contribuindo e gerando o desenvolvimento das cidades e região.

Conforme Florida (2011), para serem bem sucedidas, as cidades precisam atrair pessoas criativas, sublinhando a importância do turismo entre os fatores geradores de desenvolvimento, porque os turistas vêm em busca de consumo de produtos culturais, gerando, desse modo, um ambiente decisivo no desenvolvimento regional.

Assim, os turistas se transformam e se tornam cocriadores das destinações turísticas, aumentando a vitalidade e a vivacidade das cidades, abrangendo novas áreas de conexões culturais e de criatividade (MIKULSKI; LIMBERGER; ANJOS, 2018).

Veja aqui algumas matérias sobre Cidades Criativas e dê uma volta ao mundo por meio dos Distritos Criativos.

Para se inspirar: o case Distrito C e o Turismo Criativo de Porto Alegre/RS.

O Distrito Criativo de Porto Alegre, ou apenas Distrito C, é um polo econômico que reúne em uma rede aproximadamente 100 artistas, empreendedores de Economia Criativa, de Economia do Conhecimento e de Economia da Experiência. É considerado um cluster criativo territorial que se designa como um transbairro com cerca de 250 ha, com seus valores o patrimônio histórico e ambiental (Projeto Distrito C, 2022). 

 

Distrito criativo impulsionando o turismo

Passeio das Artes promovido pelo Distrito C

A capital gaúcha utilizando do turismo impulsionado pelo distrito criativo, buscou qualificar outros segmentos que ampliam novas ofertas de produtos e serviços também ligados aos turistas. Com uma cultura e um mercado forte nos diversos setores da economia criativa, passou a oferecer mais uma atratividade criativa na capital.

Um fato interessante é que no mesmo ano (2013), Porto Alegre foi a primeira cidade brasileira a integrar a Creative Tourism Network, rede internacional criada em 2010 pela Fundación Sociedad y Cultura (Fusic), da Espanha, responsável pelo desenvolvimento do turismo criativo em todo o mundo, atendendo à crescente demanda por viajantes em busca de experiências únicas e, por outro lado criar cadeia de valor em seu território. Da Creative Tourism Network fazem parte destinos de referência como Colômbia, Portugal, Brasil, Equador, Canadá, Espanha, Peru, Turquia, Tailândia, Itália e Alemanha.

Distrito criativo

Turismo impulsionado pelo Distrito C (https://distritocriativo.wordpress.com/)

O conceito de turismo criativo da capital gaúcha consiste em oferecer aos turistas experiências de aprendizagem por meio de oficinas, cursos, e workshops, que contenham conteúdos de características locais. Aprender a fazer churrasco, preparar um chimarrão e dançar fandango são algumas das vivências que o turista pode experimentar na cidade, ou mesmo realizando, por exemplo, o Passeio das Artes, o qual possibilita aos turistas descobrir o patrimônio histórico edificado da cidade, as galerias e bem como usufruir da alta gastronomia, como cafeterias, padarias, bares e restaurantes, onde os visitantes podem fazer uma pausa durante o trajeto (Projeto Distrito C, 2022).

Desta forma, o Distrito buscou criar novas formas de relacionamento entre os artistas da economia criativa e o turista em seu entorno social e urbano, resultando em maior visibilidade no território, ampliando a densidade desse tipo de atividade econômica, promovendo um ambiente de inovação, atraindo mais visitantes, novos artistas e empreendedores, trazendo dessa forma, desenvolvimento para a região.

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Referências

Andersson, A. Criatividade e desenvolvimento regional. Regional Science. Curitiba: v. 56, pp. 5-20, 2005.

EMMENDOERFER, M. L., & MARTINS, B. C. L. Gestão de circo: Um campo de atuação profissional (des)conhecido. Tourism & Management Studies, Portugal: v. 9, Nº 2, pp. 118-123, 2013. 

EMMENDOERFER, M. Estação Conhecimento | Distritos Criativos. TV UFSC, 2022. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=LQzjOT_L7hI&t=1013s>. Acesso em 02 de setembro de 2022.

Florida, R. A ascensão da classe criativa e seu papel na transformação do trabalho, lazer, comunidade e cotidiano. Porto Alegre: L&PM. 2011. 

KRINSCINSKI, G. Distrito Criativo de Porto Alegre | Porto Alegre – Brasil. In: Teixeira, C. S. Piqué, J. Ferreira, J. D. Volta ao mundo por meio dos Distritos Criativos. Via Estação Conhecimento. São Paulo: Perse, pp. 104-110, 2022.

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Ricardo Silvestro

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC e Pesquisador Grupo VIA Estação Conhecimento. Experiência como consultor de empresas, influenciando os processos de Incubação, consolidando ideias e negócios.