Quer dar uma volta ao mundo? Conheça os distritos criativos!

Recentemente, ocorreu o lançamento do livro digital “Volta ao Mundo por meio dos Distritos Criativos“, uma publicação resultante da parceria entre o VIA Estação Conhecimento e UrbsNova. Siga neste post e saiba mais sobre este livro e se aventure na sua leitura acessando-o aqui ou escaneando o QR code abaixo:

lançamento

“Volta ao Mundo por meio dos Distritos Criativos” (VIA, 2022).

Do que trata este livro?

O livro recém-lançado teve como objetivo principal celebrar a realização do “I Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável”, ocorrido no ano de 2021. Para isso, focou na temática dos distritos criativos: ambientes de inovação em ascensão nas últimas décadas que visam promover a economia criativa. Assim, abordou casos de sessenta e três distritos criativos, sendo trinta e dois situados na América, vinte e dois na Europa, seis na Ásia, dois na Oceania e um na África, conforme mapa abaixo:

Mapa dos distritos criativos do mundo. Acesse: Distritos Criativos – Google My Maps

No livro, cada um dos distritos criativos é apresentado por meio de suas características principais. Dentre elas estão a história de criação, o ano de fundação, a localização, os fundadores, as organizações envolvidas, as atividades realizadas, o público alcançado, os setores e atividades abrangidos, os eventos realizados, as premiações recebidas, dentre diversas outras informações. É um livro rico em conteúdo e que nos faz conhecer diversas partes do mundo a partir de sua leitura dinâmica e de fácil compreensão.

Em sua maioria, os distritos criativos do mundo refletem evoluções históricas e culturais das sociedades, ao mesmo tempo em que impactam e transformam as localidades nas quais estão inseridos. São ambientes que fortalecem o crescimento econômico, social, cultural e criativo das comunidades, as quais encontram nos distritos criativos espaços de compartilhamento e disseminação de conhecimentos, ideias, trabalhos e gostos em comum.

Saiba como foi o lançamento do livro

Uma das motivações de criação deste livro foi difundir o conhecimento sobre os distritos criativos entre as pessoas, visando atingir um público o mais amplo possível, com um conteúdo de qualidade. Sendo assim, juntamente com a sua publicação virtual no site do VIA Estação Conhecimento, realizou-se o lançamento oficial do livro. O palco para o lançamento do livro foi o “Conecta Distrito“, um evento do Distrito Criativo Centro-Gare, localizado na cidade de Santa Maria – RS, o qual promoveu reflexões, ideações, debates e conexões entre os participantes.

Juliana Duarte Ferreira

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento. Estuda sobre a temática de gestão da propriedade intelectual.

Latest posts by Juliana Duarte Ferreira (see all)