Parques

Temática de parques é abordada em Programa Estação Conhecimento

Segundo episódio da série Estação Conhecimento aborda a dinâmica dos parques

Com foco na tipologia de parques, especialistas e gestores brasileiros e internacionais apresentam informações sobre os ambientes dos parques e mostram as potencialidades e transformações ocorridas nestes ambientes.

programa conhecimento e inovação - habitats de inovação

Tipologias de habitats de inovação

 

 

Os parques são ambientes localizados em diversas partes do mundo. Desde 1950, com protagonismo de Stanford, diversas regiões foram se organizando para melhorar o desenvolvimento de seus territórios e criar sinergias entre universidades e empresas. Com destaque para a Europa, diversos mecanismos são encontradas incluindo sua orientação ao ambiente urbano e transbordando seus benefícios para além de sua área geográfica. No Brasil estão em operação 64 parques. Muitas iniciativas são ligadas as universidades e fomentadas pelo governo, tanto federal quanto estadual. Observa-se também presença de parques privados.

 

Quer saber mais sobre a personalidade jurídica dos parques brasileiros? Acesse: Teixeira, C., Santos, G., & Moré, R. (2018). Legal Model of Brazilian Science and Technology Parks. International Journal of Innovation, 6(1), 54-67.

 

 

Entendidos como operacionalizadores da política pública, os parques fomentam ainda externalidades positivas para seu entorno e aumentam a competitividade das empresas.

Confira nossa animação:

Sobre o programa Estação Conhecimento

No dia 29 de outubro, no canal da TV UFSC, o Estação Conhecimento foi lançado. O programa, inédito no Brasil, é dedicado a inovação e empreendedorismo, tendo como pano de fundo os habitats de inovação e sua cultura para a transformação. Segundo a professora Clarissa Stefani Teixeira, líder do grupo VIA Estação Conhecimento, os habitats de inovação são espaços propícios para que as inovações ocorram e com eles a cultura para a inovação e para o empreendedorismo é potencializada nas regiões. Estes espaços englobam diferentes tipologias que vão desde cidades a coworkings. O Programa busca impactar muito além do público acadêmico. Com o alcance por meio de diversas redes queremos entrar nos lares para que as pessoas conheçam o que são esses ambientes, como elas podem estar inseridas nesses espaços e como estes podem ajudá-las. Nossa expectativa é que de alguma forma o Estação Conhecimento sirva de inspiração para a entrada no mundo da inovação e do empreendedorismo.

O Segundo episódio vai ao ar no dia 30 de outubro às 20 horas. Acompanhe no canal da TV UFSC! Os episódios também podem ser encontrados na nossa página. Acesse!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.