Smart Cities: indicadores e áreas de avaliação
Smart Cities
O termo ‘Smart Cities’ é um termo interdisciplinar que abraça definições dependendo de como a palavra ‘Smart’ é interpretada. Conforme a Comissão Europeia, a Smart Cities é como “um lugar onde as redes e serviços tradicionais são mais eficientes através do uso de tecnologias digitais e de telecomunicações, em benefício de seus habitantes e empresas”[1].
Indicadores
A ISO 37120 (2014) fornece um conjunto de indicadores para medir os serviços das cidades e a qualidade de vida. Essa norma satisfaz a necessidade de indicadores para medir o desempenho das cidades em termos de desenvolvimento sustentável e resiliência e preenche a lacuna gerada por outros conjuntos de indicadores existentes que não são padronizados ou comparáveis ao longo do tempo ou entre cidades[2].
Seus indicadores estão estruturados em diversos temas de acordo com os diferentes setores e serviços prestados por uma cidade: Economia, Educação, Energia, Meio Ambiente, Finanças, Resposta a Incêndio e Emergência, Governança, Saúde, Recreação, Segurança, Abrigo, Resíduos Sólidos, Telecomunicações e inovação, Transporte, Planejamento Urbano, Águas Residuais, Água e Saneamento, Relatórios e Manutenção de Registros.
Áreas de Avaliação
Os indicadores podem ser estruturados em torno de 7 áreas de avaliação (economia inteligente, energia inteligente, ambiente inteligente, governança inteligente, vida inteligente, pessoas inteligentes e mobilidade inteligente) que permitem analisar resultados relacionados a uma cidade considerando um tema específico. Sendo assim, uma cidade pode se tornar capaz de identificar e abordar prioridades para ações futuras em contextos específicos.
Smart Economy – Economia inteligente
Fatores de competitividade econômica como empreendedorismo, inovação, produtividade e interação no mercado nacional e internacional estão imersos nessa área.
Smart Energy – Energia Inteligente
Fontes renováveis, isto é , energia solar, eólica e geotérmica , que não se esgotam com o consumo devido à natureza da fonte renovável de geração.
Smart Environment – Ambiente inteligente
Em síntese visa estabelecer uma proteção ambiental responsável através de edificações, energia e planejamento urbano verde.
Smart Governance – Governança Inteligente
Inclui os aspectos de habilitação do lado político da oferta e demanda, transparência e dados abertos, TIC e governo eletrônico.
Smart Living – Vida Inteligente
É a construção de uma comunidade culturalmente vibrante, que busca aumentar a qualidade de vida dos cidadãos nos aspectos de saúde e segurança.
Smart Mobility – Mobilidade Inteligente
Em suma a disponibilidade de informação e comunicação integrada às tecnologias, que, juntamente com os sistemas de transporte, promovem o acesso modal misto e limpo.
Smart People – Pessoas Inteligentes
Trata de formas inteligentes de educação para facilitar escolhas de carreira, oportunidades de mercado de trabalho, treinamento vocacional, bem como aprendizagem ao longo da vida para todas as faixas etárias e demografia.
Nesse sentido para se aprofundar mais sobre no tema ‘Smart Cities’ , o grupo VIA possui um livro digital desde que articulados revista que pode trazer mais contextualização sobre o conceito e facilitar o acesso ao conhecimento.
Referências
[1]Disponível em: https://ec.europa.eu/info/eu-regional-and-urban-development/topics/cities-and-urban-development/city-initiatives/smart-cities_en . Acesso em: 20 de abril. de 2021. [2]Disponível em: https://www.iso.org/standard/62436.html . Acesso em: 20 de abril. de 2021.Francesco Bifulco Marco Tregua Cristina Caterina Amitrano Anna D’Auria , (2016),”ICT and sustainability in smart cities management”, International Journal of Public Sector Management, Vol. 29 Iss 2 pp. 132 – 147
Dall’O’, Giuliano., Bruni, Elisa., Panza, Angela., Sarto, Luca., & Kayathian, Fazel., Evaluation of cities’ smartness by means of indicators for small and medium cities and communities: a methodology for Northern Italy.Sustainable Cities and Society
Paulo Roberto Pires Junior
Latest posts by Paulo Roberto Pires Junior ($see all)
- Metodologia do grupo VIA Estação Conhecimento guia o Living Lab Agroinovação SC - 9 de September de 2021
- Smart Cities: indicadores e áreas de avaliação - 17 de April de 2021
- O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nas universidades brasileiras - 20 de November de 2018