Smart City Expo Curitiba 2019

Smart City Expo Curitiba 2019

Maior congresso sobre Smart City do mundo teve sua versão brasileira realizada pela segunda vez, em Curitiba

O Smart City Expo Curitiba 2019, que ocorreu na Expo Barigui nos dias 21 and 22 de março de 2019, teve como tema principal: “Planning the cities we want”. A versão brasileira do maior congresso sobre o tema do mundo – Smart City Expo World Congress – realizado pela segunda vez no Brasil, had a public of 26 patrocinadores, 110 empresas apoiadoras e 6.790 inscritos de 40 nacionalidades.

Os 85 palestrantes e moderadores nacionais e internacionais abordaram temáticas como a viabilização de tecnologias para cidades inteligentes; creative cities, sustentáveis e humanas; governança em sociedades digitais e o planejamento de cidades inovadoras e inclusivas.

A área de exposição contou com 35 empresas dos setores público e privado que exibiram inovações para as cidades. moreover, o Smart Plaza Vale do Pinhão contou com a apresentação de inovações desenvolvidas em Curitiba.

Prefeitura de Florianópolis e grupo VIA presentes no evento

As ações para tornar a cidade mais inovadora foram apresentadas pela diretora de Negócios Inovadores da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Thaís Nahas. A explanação foi durante o painel: “Processos participativos: além da coleta de dados para o planejamento colaborativo”.

Durante a apresentação, a diretora destacou o Programa Innovation Network Florianópolis parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) and the Catarinense Technological Association (ACATE) numa iniciativa pioneira no país em que os centros de inovação CIA Downtown, CIA Primavera, CIA Sapiens Parque e SOHO foram credenciados à Rede com o objetivo de estimular a cultura de inovação e empreendedorismo, ativar o ecossistema de inovação e gerar e escalar negócios inovadores no município.

Implantação e gestão do programa Living Lab Florianópolis

Mariana Mezzaroba do #TeamVIA e Thaís Nahas da prefeitura de Florianópolis.

Besides, outro ponto destacado durante a apresentação no evento foi o programa Living Lab Florianópolis, que é uma iniciativa da Rede de Inovação Florianópolis, financiado pelo Fundo Municipal de Inovação e que conta com metodologia para implantação e gestão deste habitat de inovação criada pelo grupo VIA.

That way, o projeto foi concebido em parceria pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), ACATE e PMF. O propósito é o de implementar soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano inteligente da cidade.

Hoje o programa conta com dez empresas em fase de testes de suas soluções na cidade. Como resultado, objetivo é o de contribuir com a qualidade de vida dos cidadãos e experiência dos visitantes de Florianópolis. A ideia é otimizar a gestão urbana e implementar novos serviços inteligentes.

 

 

The following two tabs change content below.

Mariana Mezzaroba

Jornalista pela Universidade de Passo Fundo. Mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Atua em pesquisas relacionadas ao ecossistema de inovação, à inovação no setor público e como consultora no programa Living Lab Florianópolis. mariana.bomdia@gmail.com