Rua Em Um Território Criativo Com Painéis Coloridos E Um Teto De Guarda Chuvas

Último episódio do Estação Conhecimento sobre Distritos Criativos

Olá galera que acompanha o blog do VIA. Você piscou novamente, o tempo deu outro salto e último episódio do Estação Conhecimento sobre Distritos Criativos chegou. Desta vez, o episódio que integra a série sobre esta tipologia de habitas de inovação apresenta o conceito de distritos criativos, traz falas de pesquisadores sobre o tema e apresenta cases de sucesso no mundo e no Brasil.

Distritos Criativos

Nós postamos aqui, aqui  e aqui sobre o conceito desta tipologia. E já falamos sobre diversos cases de sucesso destes habitas de inovação, como: o Bronx na Colômbia e o Distrito C aqui no Brasil. Prof. Dr. Clarissa Teixeira, líder do grupo VIA, descreve os distritos no vídeo como:

Os distritos criativos são habitats de inovação. Esta tipologia nos permite trabalhar com a questão da atratividade do território e essa atratividade permite ter um movimento estético muito forte onde os ambientes e a infraestrutura construída e natural é atrativa, é convidativa, ela conta uma história que prevalece ao longo dos anos […] Por outro lado, nós trabalhamos também no âmbito dos distritos criativos a questão do empreendedorismo criativo, das pessoas criativas, dos criativos que ali estão com seus negócios diferenciados, de imersão, de experiência.

Último episódio do Estação Conhecimento sobre Distritos Criativos

Fonte: Kingston Creative.

O Episódio

Você pode acessar agora o último episódio do Estação Conhecimento sobre Distritos Criativos que está online na página do YouTube da TV UFSC e conhecer mais sobre  os distritos criativos.

Neste episódio, nomes como Andy Pratt, Edna Duisenberg, Rachel Granger, Magnus Emmendoerfer e  Josep Piqué falam sobre os territórios criativos, a importância de estimular e desenvolver o empreendedorismo e o talento da classe criativa, a necessidade de organizar esses territórios, fornecendo infraestrutura adequada para aqueles que ali residem, bem como para turistas e visitantes.

Já, Andrea Dempster Chung, Jorge Piqué e Marcus Rocha falam sobre os cases de sucesso do Kingstom Creative, Distrito C e Estreitar respectivamente .

Sobre o Estação Conhecimento

Estação conhecimento é um programa correalizado pela TV UFSC e pelo grupo VIA com a função de disseminar de forma acessível conhecimento sobre habitats de inovação, empreendedorismo, criatividade e inovação.

Confere agora o canal oficial no YouTube da TV UFSC todas as novidades, se inscreva, ative o sininho, compartilhe e deixe seu comentário e fique ligado que a próxima série será focado nos ecossistemas de inovação.

Lembre que este não é o primeiro vídeo do Estação Conhecimento, então, é só buscar no canal os vídeos anteriores e descubra muita informação valiosa sobre movimento maker, incubadoras, cidades criativas, parque tecnológico e muito mais. E acompanhe as páginas do VIA em todas as redes sociais para ficar ligado em muito conhecimento para você.

Danisson Luiz dos Santos Reis

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe. Atuo há cerca de 10 anos com Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação do Conhecimento.

Latest posts by Danisson Luiz dos Santos Reis (see all)