Bro1

Bronx Distrito Creativo: Conheça!

Dentre os tipos de Habitats de Inovação, estão inseridos os Distritos Criativos. Estes podem ser caracterizados como ambientes de inovação, organizados em rede e que promovem o desenvolvimento da economia criativa. Para Testoni (2018), os Distritos Criativos surgem de um processo orgânico e/ou planejado que transforma o local em um ambiente atrativo, que concentra negócios e atividades criativas. Leia mais sobre o assunto neste post. Diante disso, siga na leitura para conhecer o caso do Bronx Distrito Creativo, que transformou um território altamente degradado e deteriorado em um motor de desenvolvimento.

Como surgiu o Bronx Distrito Creativo

Este Distrito Criativo está localizado no centro da cidade de Bogotá, na Colômbia, e foi o primeiro Distrito Criativo do país (CIDEU, 2020). A sua criação foi uma aposta liderada pelo Prefeito de Bogotá e pela Fundação Gilberto Alzate Avendaño. O intuito foi tornar o local um polo de desenvolvimento econômico, social e cultural e um epicentro do diálogo do conhecimento, colocado a serviço da convivência, inovação, empreendedorismo, cultura cidadã e desenvolvimento sustentável (FUGA, 2021).

A área ocupada pelo Distrito Criativo era antes um ponto de distribuição de drogas de Bogotá  e com a organização do Distrito, visou-se transformar este território altamente degradado e deteriorado em um motor de desenvolvimento, que busca coesão social, reconstrução do tecido social, transformação urbana, empreendedorismo e compromisso com setores produtivos de alto crescimento (CIDEU, 2020). Portanto, o Bronx Distrito Creativo é uma aposta de ser um símbolo de cidade solidária e um polo de desenvolvimento econômico, social e cultural (BDC, 2021).

Bronx Distrito Creativo logo colorido

Fonte: Empresa de Renovación y Desarrollo Urbano de Bogotá (2022).

A importância deste Distrito Criativo

A missão do Bronx Distrito Creativo baseia-se em ser um espaço de desenvolvimento de iniciativas produtivas, propício ao nascimento de dinâmicas de consumo, e um ambiente cultural de inclusão e harmonia com o meio ambiente, através do apoio a empresários e empresas do setor criativo e cultural (BDC, 2021).

Diante disso, de acordo com CIDEU (2021), as contribuições estratégicas deste Distrito Criativo se baseiam em quatro aspectos principais, que são:

  • gerar oportunidades para a reativação produtiva e sustentabilidade dos processos associados à economia criativa e cultural;
  • contribuir para a recuperação e revitalização do patrimônio tangível e imaterial do meio ambiente;
  • apoiar o ecossistema cultural e criativo, em inovação, trabalho colaborativo e empreendedorismo; e
  • promover a inclusão social, fortalecer o tecido social e a convivência, gerando oportunidades para comunidades vulneráveis que estão localizadas em seu ambiente.

Assim, o Distrito é visto como um novo contrato socioambiental para Bogotá, diante de uma estratégia abrangente para a ressignificação e valorização do centro da cidade, que busca se tornar um espaço de inclusão e desenvolvimento, a partir do fortalecimento da Economia Criativa e Cultural (FUGA, 2021). Também tem o intuito de ser um espaço dedicado ao desenvolvimento da criatividade e da inovação, à troca de conhecimentos, à reconstrução do tecido social e ao empreendedorismo, associado ao potencial cultural e criativo do centro da cidade (BDC, 2021).

Logo Bronx Distrito Creativo

Fonte: Bronx Distrito Creativo (2022)

 

O Bronx Distrito Creativo é um dos muitos casos de Distritos Criativos do mundo, que traz uma história rica e interessante sobre a criatividade na prática. Aprenda ainda mais sobre o Bronx no site oficial do Distrito.

Ainda, continue nos acompanhando porque, no próximo mês, o Grupo VIA Estação Conhecimento lançará um E-book sobre uma volta ao mundo por meio da história de diferentes Distritos Criativos. Não perca!

Referências

BDC. Qué es el Bronx Distrito Creativo. Bronx Distrito Criativo, 2021. Disponível em: https://bronxdistritocreativo.gov.co/. Acesso em: 07 de Ago. de 2021.

BRONX DISTRITO CREATIVO. Foto de Perfil. [s. l.], 08 fev. 2022. Facebook: BronxDC. Disponível em: https://www.facebook.com/BronxDC/photos/a.1872474809641551/2868293616726327/. Acesso em: 07 de Mar. de 2022.

CIDEU. Bronx Creative District. Cideu, 2021. Disponível em: https://www.cideu.org/proyecto/bronx-distrito-creativo/. Acesso em: 07 de Mar. de 2022.

EMPRESA DE RENOVACIÓN Y DESARROLLO URBANO DE BOGOTÁ – ERU. Bogotá. ERU, 2021. Disponível em: http://www.eru.gov.co/. Acesso em: 07 de Mar. de 2022.

FUGA. Bronx Creative District. Fuga, 2021. Disponível em: https://fuga.gov.co/bronxdistritocreativo_fuga. Acesso em: 07 de Mar. de 2022.

TESTONI, B. M. C. O que são Distritos Criativos?. VIA Estação Conhecimento, 2018. Disponível em: https://via.ufsc.br/o-que-sao-distritos-criativos/. Acesso em: 07 de Mar. de 2022.

The following two tabs change content below.

Juliana Duarte Ferreira

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação do Conhecimento.