PROFNIT
Entre os dias 09 e 10 de outubro em Salvador foi realizada reunião de alinhamento de Oficina Pedagógica das disciplinas do Programa de Pós-Graduação – Professional Masters degree in Intellectual Property and Technology Transference for Innovation. Nesta reunião foram tratadas as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica e Inovação, Seminários e Prospecção Tecnológica.
Os cursos profissionais de mestrado são aqueles induzidos pela CAPES para atendimento de uma demanda nacional estratégica. São mestrados profissionais criados para resultar em formação de recursos humanos em áreas demandas pelo Brasil. O PROFINIT é um mestrado em rede e nacional formada por Pontos Focais distribuídos em todo o território nacional, cobrindo todas as regiões do Brasil. Os Pontos Focais são: Instituto Federal da Bahia, Instituto Federal do Ceará, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Roraima, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade de Brasília e Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Ao iniciar o evento o Eduardo Winter – coordenador do GT Qualis Tecnológico CAPES e Coordenador Ajunto MP Interdisciplinar – Pesquisador e Professor INPI – falou sobre as dúvidas existentes dos comitês de áreas associados as publicações e produtos do Qualis e apresenta a proposta do novo Qualis Técnico/Tecnológico.
Winter explica ainda que a CAPES está passando por um processo de regulamentação do doutorado profissional o que faz a valorização do produto tecnológico ser essencial para esse tipo de programa.
Considerando as especificidades apresentadas por Winter pode-se dizer que são 49 áreas de avaliação na CAPES e um total 62 produtos técnicos e tecnológicos com eixos em: a) Produtos e processos, b) Formação, c) Divulgação da produção e d) Serviços técnicos. Entretanto, ainda é necessário garantir uma melhor caracterização e avaliação dos programas com o perfil alinhado com a produção técnica e tecnológica.
Winter após apresentar a metodologia e os resultados do trabalho do GT indica que o processo de avaliação acaba sendo um processo indutor na formação de recursos humanos. Além disso, indica que há indicativas para a criação de um portal dos produtos advindos da Pós-Graduação do Brasil para todas as áreas de forma a divulgar o conhecimento brasileiro. Ele finaliza dizendo que este seria um veículo de comunicação ente academia (Programas de Pós-Graduação) e sociedade.
Após oficina os professores do PROFNIT se reuniram em grupos de trabalho para a discussão das disciplinas que serão ministradas no próximo semestre letivo do curso de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação de forma a elaborar todo conteúdo a ser desenvolvido nas aulas.
O exame nacional para ingresso no PROFNIT (em todos os Pontos Focais) está aberto! Faça sua inscrição! 🙂
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