Parque del Emprendimiento: da incubação ao sucesso das empresas
Via na Colômbia apresenta como o país transforma a realidade de seus cidadãos por meio das inovações
Continuando a série de posts sobre as visitas técnicas realizadas em Medellín pela VIA Estação Conhecimento, hoje vamos descrever o Parque Del Emprendimiento, localizado no Distrito de Medellinnovation, que atua como incubadora para empresas iniciantes.
Nossa visita foi guiada pela relações públicas do parque, Carolina Figueroa, que apresentou o ambiente e as empresas incubadas, além de um bate papo agregador quanto ao desenvolvimento de todo o processo inovativo de Medellín e consequentemente a criação do Parque E e de outros habitats de inovação presentes no entorno, como por exemplo a Ruta N que é parceira do “parque” desde 2014.
O Parque Del Emprendimiento funciona como uma incubadora e fornece todos os serviços e consultorias através de uma forte equipe de apoiadores e sêniors de sucesso.
O que é o Parque Del Emprendimiento?
A iniciativa da Prefeitura Municipal de Medellín e também da Universidade de Antioquia originou o Parque Del Emprendimiento através da necessidade que os seus grupos de pesquisa tinham em empreender. O habitat incentiva e investe no fomento ao empreendedorismo. Sua trajetória inicial se baseou em um preparo de profissionais da educação em empreendedorismo dentro das universidades, públicas e privadas, incentivando as universidades a incluírem esta disciplina nos seus currículos. Após a cultura do empreendedorismo ser inserida na educação superior, iniciaram-se as primeiras incubações empresariais.
Cerca de 400 empresas já foram incubadas, sendo que no momento da nossa visita estavam incubadas no local, 41 empresas. Durante o período de incubação as empresas selecionadas podem usufruir de toda a estrutura do parque: secretarias, salas de reunião, espaços de trabalho, espaços de confraternização, além de uma equipe de profissionais que prestam consultoria e assessoria. Ao estarem incubadas as empresas participam de uma grande rede de networking e se conectam a outras instituições empreendedoras, produzindo assim, mais chances de negócios para os que ali estão incubados. O “parque” também funciona como coworking, no qual as empresas que já se graduaram no processo de incubação podem alugar um espaço no parque e obter seus serviços por um preço acessível.
Durante a visita técnica tivemos a oportunidade de conhecer algumas das empresas incubadas no Parque, são elas:
CONOSER: Empresa spin-off de grupos de pesquisa da Universidade de Antioquia, oferece serviços de engenharia da segurança.
IMPROTO: Empresa de prototipagem 3D, não só digital, mas também por meio de impressoras 3D. Para a Improto estar dentro do parque acabou se tornando estratégico já que muitas outras também presentes ali precisam de serviços de prototipagem.
LINTEK: Tem como principais produtos o Toolcaz e o Hydrocaz, sendo o primeiro uma plataforma para a criação de projetos de sistemas de aquedutos, e o segundo um sistema de monitoração de aquedutos, inclusive utilizado na cidade de Medellín.
ESPROTIN: Empresa de contabilidade que aproveita a estrutura do “parque” e de sua aproximação com outras empresas para ganhar clientela. É a responsável pela contabilidade do Parque E e de muitas empresas que lá estão instaladas.
KAMADO: Empresa de showmakers especializada em eventos artísticos de grande impacto, um de seus grandes eventos é o tradicional carnaval de Medellín.
Como diferencial a incubadora aciona seu ecossistema e incentiva que os produtos e serviços incubados sejam realmente utilizado tanto pelos incubados quanto pelos órgãos públicos.
Quem pode participar?
Qualquer empreendedor que tenha experiência profissional relacionada ao seu projeto ou empresa, um projeto de negócio ou uma empresa com menos de dois anos constituídos com elevado potencial de crescimento e diferenciação, bem como potencial de mercado global.
A equipe deve ser composta por dois ou mais empreendedores, e:
– ter membros maiores de 18 anos;
– ter pelo menos um dos empresários estudo curso superior relacionado com o projeto que está participando;
– ter um produto ou serviço pronto para o mercado ou que já tenha gerado vendas;
– ter pelo menos um dos empresários residência ou o negócio em Medellín;
– ter no máximo dois anos de fundação da empresa legalmente constituída;
– ter compromisso, motivação e ampla disponibilidade.
Inspire-se! O Parque del Empreendimento faz com que os empreendedores colombianos passem a outro nível!
Últimas publicaciones de VIA Knowledge Station ($see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de October de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de August de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de June de 2022