Open Sapiens

Indicadores do projeto Open Sapiens

Projeto Open Sapiens mostra indicadores de seu primeiro ano

Na semana do aniversário de 15 anos do Sapiens Parque, o maior Parque de Inovação do Brasil, a VIA comemora junto apresentando os números de um dos vários projetos bem sucedidos do grupo em parceria com o Sapiens, o Open Sapiens.

O Open Sapiens é um projeto coordenado pela VIA Estação Conhecimento em parceria com o parque que visa promover o conhecimento sobre a dinâmica do Sapiens Parque por meio visitas guiadas. Com o projeto é possível estreitar a relação do mesmo com a sociedade.

Visita ao Sapiens parque através do projeto Open Sapiens.

Grupo visitando o Sapiens Parque

O projeto teve inicio oficial no final de março de 2017 – após dois meses de organização, estruturação e planejamento! Como primeiro grupo de visitantes houve interesse principal da própria Universidade Federal de Santa Catarina com a turma de Relações Internacionais.

Nesses 10 meses de história, 26 grupos de visitantes passaram pelo Sapiens, totalizando mais de 850 pessoas que conheceram o parque por meio do projeto, com média de 33 pessoas por visita. Foram 26 grupos, 15 acadêmicos, 6 de negócios e 5 escolares, mostrando assim a diversidade de interesses da sociedade em relação ao parque.

Apresentação Institucional durante um Open Sapiens.

Grupo durante apresentação institucional.

As visitas ocorrem às quartas pelo período da tarde e às quintas pela manhã. Em 2018 agende sua visita!

Open Sapiens além de instituições de Santa Catarina

O projeto recebeu instituições de quatro estados brasileiros, being: Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Instiuições de Ensino Superior como UFSC, UFTPR, UNISINOS, PUCPR, UFSM, UNOCHAPECÓ e UDESC marcaram presença e trouxeram seus alunos e colaboradores para conhecer o parque. Entretanto, o ecossistema empreendedor também mostrou interesse no Parque. Caravanas de empresários realizaram conexões com o Sapiens e suas empresas instaladas.

Não apenas adultos, mas jovens e crianças puderam conhecer o maior parque de inovação do Brasil. Grupos de escolas públicas e privadas dos ensinos médio, fundamental e técnico de Santa Catarina estiveram em Floripa para fazer a imersão no mundo da inovação e empreendedorismo.

Open Sapiens é realizado com parceria das empresas

Mais que a dinâmica do parque, as empresas mostraram o que fazem! Diversas instituições do Sapiens apoiaram o projeto! Dentre elas, the Softplan, Fotovoltaica and Reitz Innovation mantiveram suas portas abertas para receber os visitantes. Os produtos, serviços e pesquisas foram apresentados e muito conhecimento foi compartilhado.

Visita na Reitz Innovation pelo Open Sapiens.

Alunos de Engenharia de Materiais da UFSC visitando a Reitz Innovation.

O projeto não ficou só nas fronteiras do Sapiens. A participação do Open Sapiens, por meio de um convite feito pelo CIEESC, teve sua estrétia na realização de palestra externa, visitando os alunos em contra turno escolar.

Outro momento marcante foi uma parceria feita com outro projeto do grupo VIA, o Geração VIA. Além das visitas, os grupos puderam colocar a mão na massa e refletir sobre os sonhos de ambientes melhores para estudo e vida. Thus, alunos da Escola Estadual Valmir Omarques Nunes de Bom Retiro (SC) definiram projetos com interação das universidades, do governo, da comunidade, das empresas e da própria escola.

Open Sapiens

Escola Estadual Valmir Omarques Nunes de Bom Retiro

 

Quer conhecer o Sapiens Parque em 2018? Acesse a página do Open Sapiens e marque sua visita.

 

The following two tabs change content below.

João Tibincovski

Entusiasta por inovação, é graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde pesquisa Habitats de Inovação pelo laboratório VIA Estação Conhecimento.

Latest posts by João Tibincovski (see all)