Inscrições Incubadora

Incubadora VIA Júnior na reta final pro Pitch Day

Na reta final do ciclo de incubação, a Incubadora VIA Júnior, a Primeira Incubadora de Empresas Juniores do Brasil, após findar os Eixos Empreendedor, Gestão, Tecnológico e Mercado, fechou com chave de ouro conforme metodologia e cronograma, os últimos dois Eixos, Redes e Capital.

O VIA Júnior, no quinto eixo do Ciclo de Incubação VIA Júnior 2023, direcionamos nosso foco para o fortalecimento das redes. Compreender os stakeholders e mapear as redes de relacionamento são elementos essenciais para o sucesso das Empresas Juniores (EJs).
Promovemos um workshop voltado para REDES, conduzido por Guilherme Paraol de Matos, Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC e especialista em orquestração de ecossistemas de inovação. Esse workshop foi uma oportunidade para que as EJs ampliassem suas conexões e fortalecessem suas redes.

Nesse eixo, por meio de monitoramento e dos indicadores da incubadora, as Ejs alcançaram um incrível desempenho que atingiu média de 78% de crescimento. Tais atividades, proporcionaram que estruturassem e implementassem planos de ação, para fomentar a criação de novas redes de relacionamentos. Em conjunto com a Incubadora, iremos articular redes cada vez mais sólidas e com foco na gestão do conhecimento.

Workshop Redes Incubadora VIA Júnior

Workshop Redes com Guilherme Paraol de Matos

 

A etapa final do Ciclo de Incubação da Incubadora VIA Júnior, encerrou trazendo expertise e conhecimento valioso para as Empresas Juniores. O último eixo do Ciclo de Incubação é na área de Capital.

Neste ciclo, contamos com a mentoria especializada de Randolfo Decker, consultor com mais de 20 anos de experiência em Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual, captação de recursos, e parcerias estratégicas. Ele é um especialista em ecossistema de inovação e na área de empreendedorismo.

Mentoria Eixo Capital com Randolfo Decker

Mentoria Eixo Capital com Randolfo Decker

 

Além disso, recebemos Marcos Buson como palestrante do Workshop de Capital! Empresário, Mestre em Engenharia pela UFSC, Investidor, Professor de MBA, Fundador da MOA Ventures e da HARDS – Aceleradora de startups de Software+Hardware. Especializado em estruturação de programas de Open Innovation, Investimento Anjo e Micro CVCs para Indústrias. Trabalhou em operações de investimento de mais de 120 startups early stage e captou mais de 50 Milhões em editais de fomento para seu portfólio de mais de 25 startups investidas. Abriu sua primeira empresa de tecnologia com 17 anos e desde então ajudou a fundar mais de 10 empresas, entre elas a Lectron, TipoD Design Industrial, Aceleradora HARDS, MOA Ventures e a Lamparina Design, Empresa Júnior de Design da UnB, época que atuou como foi Diretor do MEJ, da CONCENTRO e NEJUnB.

Neste eixo, de acordo com os indicadores de desempenho da Incubadora VIA Júnior, as EJs atingiram a máxima de 85% de crescimento, quanto a transferência de conhecimento das equipes para a EJ. Estamos transferindo conhecimento para formar investidores arrojados e que planejem em todas as suas atividades, construindo planos de ação para cada atividade que venha desempenhar na operacionalização das EJs.

WorkshopEixo Capital com Marcos Buson

Workshop Eixo Capital com Marcos Buson

 

Com muita dedicação, as equipes puderam entender e aprender os caminhos para alcançarem seu objetivos, planejando e implementando as atividades estabelecidas no Plano de Incubação dos Eixos Redes e de Capital com muito esmero. Durante todo o ciclo de incubação, as EJs foram submetidas a um acompanhamento meticuloso, revelando um desempenho notável. O crescimento mínimo de 53% e o surpreendente crescimento máximo, contando com todos os eixos, de 75%, marcando um avanço significativo para as equipes. Um indicador que merece destaque é o notável aumento nas receitas das EJs, que atingiram aproximadamente 25% de crescimento no faturamento bruto anual. Essa conquista reflete não apenas números, mas também o compromisso e a excelência que essas empresas demonstraram ao longo do período de incubação.

Esses resultados impressionantes não apenas validam a eficácia do ciclo de incubação, mas também ressaltam o potencial e a capacidade das EJs em se destacarem no cenário empresarial. Parabéns a todas as equipes envolvidas nesse sucesso extraordinário!

Os resultados obtidos ao longo do ciclo de incubação, destacam conquistas importantes para a Incubadora VIA Júnior, evidenciando o sucesso incontestável da metodologia, validada em cinco Empresas Juniores, bem como, vem reforçar a importância da Incubadora para o ecossistema universitário, promovendo ações inovadores para todos os estudantes da UFSC.

A partir desse ciclo que vivenciamos com esses empreendedores natos, nos direcionamos para a fase final, o qual estamos ansiosos e aguardando com muito entusiasmo, pois, buscamos semana a semana, fortalecer as Empresas Juniores da UFSC, por meio da parceria sinérgica entre SINOVA, UFSC desde que articulados Grupo VIA Estação Conhecimento.

Agora, é se preparar para o grande evento de Pitch Day, mas antes disso, todas as EJs passarão por um workshop e mentorias para desenvolverem um excelente Pitch, com nossa parceira Milena Veiga que é Cientista da informação e especialista em Gestão de Pessoas, Mestre em Engenharia do Conhecimento, embaixadora no Technovation Challenge Brasil, Coordenadora do Comitê +oportunidades Mulheres ACATE e atuou como mentora de Pitch no maior evento do Brasil, o Startup Weekend.

Nos acompanhem nas redes sociais do VIA Estação Conhecimento e da SINOVA/UFSC, pois logo postaremos o evento de Pitch Day, que ocorrerá no dia 29/11 no Sebrae Hub (importante parceiro). Neste dia, contaremos com o prestígio de importantes nomes do ecossistema de inovação de Santa Catarina, para realização de um painel temático, assinatura de Acordo de Cooperação, apresentação dos indicadores da Incubadora VIA Júnior, a nossa tão esperada Banca Avaliadora de Pitch, muitas premiações e é claro, muito network e trocas de experiências. Até lá.

The following two tabs change content below.

Ricardo Silvestro

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC e Pesquisador Grupo VIA Estação Conhecimento. Experiência como consultor de empresas, influenciando os processos de Incubação, consolidando ideias e negócios.