NIDUS Grupo VIA

Grupo VIA participa de reunião com voluntários do NIDUS – Laboratório de Inovação do Governo de Santa Catarina

Nessa última terça-feira, dia 14/12, o grupo VIA Estação Conhecimento se reuniu com a coordenadora e voluntários do NIDUS, o Laboratório de Inovação do Governo de Santa Catarina.

Na oportunidade, foi apresentada a versão final de um estudo de caso do laboratório de autoria de Murilo Demarchi, que atua junto ao NIDUS e é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. O estudo possui coautoria de pesquisadores do VIA, como a líder do grupo professora Dra. Clarissa Stefani Teixeira e Carlos Faustino, também mestrando pelo EGC.

Intitulada “O Laboratório de Inovação do Governo de Santa Catarina (NIDUS) na implementação de aquisições públicas de inovação” a pesquisa recebeu seus últimos feedbacks e agora segue para publicação.

 

NIDUS grupo VIA

Murilo Demarchi em apresentação.

O estudo apresentou quais têm sido os direcionamentos do NIDUS na implementação das compras públicas voltadas à inovação. Após entrevistas com os voluntários do laboratório, verificou-se que o NIDUS atua nas fases iniciais do processo da contratação, auxiliando os órgãos demandantes na busca pela identificação dos reais problemas do setor e de suas possíveis soluções.

A pesquisa ainda possibilitou identificar quais têm sido os desafios do laboratório, assim como quais os benefícios diretos e indiretos que o habitat de inovação tem gerado para os órgãos que participam das ações.

Alguns dos principais achados da pesquisa referem-se a evidenciação de que mesmo que uma contratação não seja efetuada pelos órgãos, o processo mediado pelo laboratório é capaz de gerar reflexão e incentivá-los a pensar a respeito de não apenas a aquisição de soluções inovadoras, mas também com mais amplitude em relação a cultura de inovação e a troca de experiências entre eles.

Após sua publicação, a versão completa ficará disponível na nossa página de Atajos del Conocimiento, acompanhe nossas publicações.

The following two tabs change content below.

Carlos Marcelo Faustino da Silva

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento, um dos primeiros pesquisadores nacionais a abordar ambidestria organizacional sob a perspectiva da inovação aberta. Contador pela UFMT, mentorava startups desde a graduação, por isso começou a atuar próximo a ambientes de inovação, já tendo fundado e administrado núcleos de incubação de empresas. Atualmente, segue mentorando startups e empresas de outras configurações, e estudando estratégias para melhorias de metodologias em ambientes de inovação.