Programação Dia 19

Florianópolis e sua posição como Cidade Criativa UNESCO em Gastronomia
Horário: 08h15min às 09h15min

Mediador: Fábio Kossman

É mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale e pesquisador convidado, sendo membro do grupo VIA/UFSC, onde contribui na prospecção de novos projetos e pesquisas relacionados à economia criativa. Além disso, possui uma ampla experiência na área, tendo atuado como Secretário de Tecnologia e Inovação na cidade de Novo Hamburgo, além de mais de 15 anos de expertise na captação, gestão e execução de projetos voltados para a cultura e a criatividade.

Painelista: Anita Pires

Educadora social, jornalista e empresária; com especialização em Ciências Políticas na Fiap (Paris, França) Tem dedicado sua vida ao Desenvolvimento local, ao planejamento integrado de cidade, a inclusão social e ao desenvolvimento econômico sustentável.
É membro da Câmara Brasileira da Indústria de Eventos, membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, onde ocupa a cadeira 33, membro do Conselho Consultivo Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, representante Brasileira da ABEOC Nacional na Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina – COCAL,integrante do Conselho Internacional da Indústria de Eventos desde 2016(JMIC, sede Bélgica); Conselheira da Associação FloripAmanhã e Ponto Focal do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.

Painelista: Fabiana Mortimer Amaral

Bacharel em Farmácia – Bioquímica Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Professora de Produção de Alimentos no Curso Superior de gastronomia do IFSC. Coordenadora do Grupo de pesquisa do CNPq Núcleo de Estudos em Gastronomia. atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produções gastronômicas com produtos da socio biodiversidade brasileira , gastronômica contemporânea, cultura e gastronomia, turismo de base comunitária.

Painelista: Juliano Richter Pires

47 anos, natural de Florianópolis/SC, bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Especialização em Liderança de Equipes. Empreendedor no setor de tecnologia e inovação há 24 anos.
Participação ao longo dos últimos 23 anos de forma ativa e voluntária de atividades ligadas ao terceiro setor através da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), atuando como vice-presidente da entidade nos anos de 2011 a 2017. Hoje é Conselheiro da entidade.
De 2017 a 2022 foi Presidente do Conselho Municipal de Turismo da capital.
Desde 2017 até hoje é Presidente dos Conselhos Municipais de Tecnologia e Inovação e também de Desenvolvimento Econômico de Florianópolis.
De 2017 a 2022 ocupou o cargo de Secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da capital de Santa Catarina.

A Economia Criativa e a Preservação do Patrimônio Cultural: Um Estudo de Caso do Distrito Criativo de Porto Alegre
Horário: 09h15min às 10h15min

Palestrante: Renata Galbinski Horowitz

Arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Desenho de Produto-Design pela Pontifícia Universidade Católica do RS e em Gestão e Prática de Obras de Restauração do Patrimônio Cultural, pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada de Pernambuco. Mestre em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Observatório Itaú Cultural. Foi Chefe da Divisão de Planejamento de Prédios Históricos e Culturais da Secretaria de Obras do Estado do Rio Grande do Sul; Coordenadora do Serviço de Restauração Patrimonial do Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre; Diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS e Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional– IPHAN no Rio Grande do Sul. É autora de mais de duas dezenas de Projetos Arquitetônicos de Restauração de Bens Culturais e de Pareceres Técnicos de Tombamento. Atua, atualmente, como Artista Visual e Consultora Técnica em Projetos de Distritos Criativos e Economia Criativa.

Tolerance, diversity and human capital within creative placemaking: the case of Kingston, Jamaica
Horário: 10h15min às 11h15min

Palestrante: Kim-Marie Spence

Kim-Marie Spence é uma professora na área de Indústrias Criativas e Política Cultural na Queen’s University Belfast. Ela também é professora adjunta em estudos de cinema na Caribbean School of Media & Communication (CARIMAC) na University of the West Indies (Jamaica). Ela pesquisa as indústrias de cultura popular e políticas culturais do Não-Ocidente, com foco nas indústrias musicais de K-pop e reggae; e nos países da Coreia do Sul e Jamaica, respectivamente. Seu interesse começou a partir de sua experiência em políticas, como ex-Comissária de Cinema da Jamaica/Chefe de Indústrias Criativas dentro do governo jamaicano. Ela também trabalhou com a UNESCO, focando no patrimônio imaterial. Adicionalmente, Kim-Marie foi a Diretora Executiva fundadora do Caribbean Policy Research Institute (CaPRI). Ela está comprometida com a descolonização e descentralização da narrativa de pesquisa e política em torno de políticas culturais, indústrias culturais e cidades criativas. Como parte de sua carreira e pesquisa, ela viveu e pesquisou em mais de 10 países. Kim-Marie é co-autora do livro Global Cultural Economy e faz parte dos conselhos de instituições culturais premiadas, o MAC Belfast, uma instituição de arte contemporânea líder na Irlanda do Norte, e Kingston Creative, uma iniciativa de distrito cultural jamaicano.

Territorios culturales, creativos y de los saberes
Horário: 11h15min às 12h15min

Palestrante: Iván Mauricio Perdomo Villamil

Sociólogo e especialista em gestão cultural, políticas públicas e planejamento com mestrado em Ambiente e Sociedade. Na Direção de Estratégia, Desenvolvimento e Empreendedorismo do Ministério das Culturas (Colômbia), o desafio fundamental é realizar a virada epistemológica e conceitual que dê maior reconhecimento e fortalecimento às economias populares, comunitárias e alternativas nas culturas, nas artes e o conhecimento.

Apresentação de trabalhos acadêmicos
Horário: 13h15min às 14h15min

Mediadora: Janaína Galdino

Doutora em Ciência da Propriedade Intelectual e Inovação pela Universidade Federal de Sergipe. Docente pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. É membro integrante do grupo Via Estação Conhecimento. Professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – PROFNIT – UFAL – AL e Docente voluntária no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas. Docente Titular pelo Centro Universitário Tiradentes, atuando nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, nas disciplinas de Modelos de Negócios em Comunicação; Jornalismo Especializado. É Orientadora do Projeto ALI – SEBRAE 2023/2024.Foi orientadora do projeto ALI desde 2019 até agosto de 2020-SEBRAE-CNPq, guiando até dez Agentes Locais de Inovação pelo SEBRAE -AL. É Servidora Pública Estadual – Relações Públicas – desde 2006 – lotada na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas.

INOVAÇÃO SOCIAL E ECONOMIA CRIATIVA NO VIDIGAL” de autoria de Dalia Maimon Schiray, Pierre Ohayon , Cristine Clemente De Carvalho, Milla Cristine Almeida Da Silva e Kleiton Moura Silva.

CIDADES CRIATIVAS E O SOFT POWER: DESENVOLVIMENTO REGIONAL COM BASE NA CONSOLIDAÇÃO DO DISTRITO CENTRO-GARE” de autoria de Bárbara Silveira Inácio Rocha, Júlia De Lara Bonotto e Sibele Vasconcelos De Oliveira

PROPRIEDADE INTELECTUAL EM TERRITÓRIO CRIATIVO: MARCA COLETIVA PARA O CENTRO HISTÓRICO, SALVADOR, BAHIA” de autoria de Angela Machado Rocha e Márcia Magalhães Guimarães.

TENONDÉ PARK HOTEL, A REQUALIFICAÇÃO QUE TROUXE UM NOVO OLHAR PARA A REGIÃO MISSIONEIRA” de autoria de Marcela Guimarães e Silva e Alice Disconsi Carvalho.

POLÍTICAS DE TURISMO E ECONOMIA CRIATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DO PODER PÚBLICO” de autoria de Ana da Cruz Alcântara Campos Vieira , Rafaela Julia da Silva e Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp.

TURISMO CRIATIVO EM MINAS GERAIS: UM CAMPO DE ESTUDOS EM FORMAÇÃO” de autoria de Glenda Nunes Gomes, Patricia Morais Lima, Gian Luca Souza Calabro, Tainá Ribeiro Antunes e Ana Célia Melo Lopes.

CIDADES E TRABALHOS CRIATIVOS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO DISTRITO CRIATIVO CENTRO-GARE” de autoria de Marina Breda, Edgar Da Silva Saturnino e Sibele Vasconcelos De Oliveira.

A Experiência do Distrito Criativo Bombarda em Porto
Horário: 14h15min às 15h15min

Palestrante: Tânia Almeida Santos

Licenciada em Psicologia pelo ISMAI. Mestre em Economia e Gestão da Inovação, pela FEP – Universidade do Porto. Empreendedora e diretora do primeiro hub criativo do Porto, o seu propósito é pensar e criar melhores condições para a prática do trabalho criativo independente. Acredita assim contribuir para aumentar o impacto do ecossistema criativo e colaborativo na sociedade e na economia. Em 2012, fundou o CRU Creative Hub, no quarteirão artístico do Porto, onde uma comunidade de profissionais das indústrias criativas se reúne diariamente para trabalhar, aprender e conviver. No âmbito desta atividade, organizou já vários eventos e modelos de partilha de conhecimento, como conferências, workshops, meetups e sessões de podcasting. Em 2019, foi eleita vice-presidente da European Creative Hubs Network, uma organização sem fins lucrativos que visa conectar e apoiar centros criativos em toda a Europa, defendendo a sua prosperidade no contexto político pan-europeu. Em 2022, foi reeleita nesta mesma função. É uma terça-parte (Presidente) da Direção da Associação Bombarda – Quarteirão Criativo.

Palestrante: Marina Barros Costa

Criativa com formação técnica profissional em Design, Fotografia e Restauro, soma também as competências do curso de Agente de Desenvolvimento Local. Dinamiza o Quarteirão Bombarda há 24 anos, desde que abriu o icónico Artes em Partes em 1998 e, mais tarde, em 2008, o Centro Comercial Bombarda, uma galeria comercial alternativa com 22 lojas. Este espaço comercial permitiu-lhe desenvolver uma série de eventos abrangentes, como música, literatura, artes plásticas, performance, cinema, etc. e é neste epicentro do quarteirão que também organiza um dos mais reconhecidos mercados da cidade do Porto – o mercado rural e biológico O Berdinho. O seu espírito fazedor e dinamizador conferiu-lhe a acumulação de conhecimento profundo de tudo quanto são negócios locais estabelecidos ou recém-criados, das suas histórias e dinâmicas sociais, conhecendo pessoalmente a maioria dos promotores e colaboradores do comércio e serviços de Bombarda. A sua formação enquanto Agente de Desenvolvimento Local complementa a sua natureza social e proactiva e reflete-se na sua capacidade de mobilização e liderança no contexto deste bairro. É uma terça-parte (Tesoureira) da Direção da Associação Quarteirão Criativo.

Hubs e Territórios Criativos
Horário: 15h15min às 17h15min

Mediador: Jorge Piqué

Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre pela mesma instituição, com Doutorado parcial pela Universidade Autônoma de Madrid. Atuou como professor na Universidade Mackenzie (SP) e no Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Fundador em 2012 da UrbsNova – Agência de Design Social e Inovação, atualmente desenvolve vários projetos, entre eles o Distrito Criativo de Porto Alegre, criado em 2012, Prêmio Brasil Criativo 2023, como melhor território criativo do Brasil. Realizador em 2021 do I International Conference on Creative Territories for Sustainable Development, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina/Via Estação Conhecimento.

Painelista: Susy Silva

Licenciada en Comunicación Social y Cultural por la Universidad Católica de Portugal, desarrolla su trabajo en el Ayuntamiento de Lisboa. – Direção de Inovação e Setores Estratégicos -, tendo liderado projetos nas áreas da Economia Criativa e Cidades Produtivas – como a incubadora Mouraria Creative Hub – e desenvolveu vários programas europeus com foco nas Políticas e Estratégias Públicas de Inovação, no apoio ao ecossistema de inovação da cidade de Lisboa..

Painelista: Alessandra Keiko Galvão Okamura Ames

Formada em Comunicação Social – Rádio e TV pela UFMT. Produtora audiovisual, produzindo diversos filmes de Mato Grosso e de outros Estado do Brasil como produtora local. Especialista em produção cultural, atuando em diversos segmentos da cultura e economia criativa. Especialista em gestão da cultura em organizações da sociedade civil organizada e na gestão pública. Atualmente está como Superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa na Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL-MT, onde atua há 06 anos e há 30 anos no segmento da cultura e economia criativa.

Painelista: Antônia Wallig

Pedagoga e Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC e possui especialização em Terapia Artística Antroposófica pela Associação Sagres- Florianópolis. Atua na gestão de projetos colaborativos nas áreas de arte-educação, sustentabilidade e inovação social. Presidente da Associação Cultural Vila Flores e uma das fundadoras do Vila Flores, ecossistema criativo localizado em um patrimônio cultural arquitetônico na cidade de Porto Alegre. Atua como gestora do espaço desde 2013, orquestrando e produzindo as atividades culturais e educativas que acontecem por lá. Integra também o Coletivo de arte Geodésica Cultural Itinerante e o Projeto Rekombinando.

Painelista: Ludmilla Rossi

Painelista: Tânia Almeida Santos

Licenciada em Psicologia pelo ISMAI. Mestre em Economia e Gestão da Inovação, pela FEP – Universidade do Porto. Empreendedora e diretora do primeiro hub criativo do Porto, o seu propósito é pensar e criar melhores condições para a prática do trabalho criativo independente. Acredita assim contribuir para aumentar o impacto do ecossistema criativo e colaborativo na sociedade e na economia. Em 2012, fundou o CRU Creative Hub, no quarteirão artístico do Porto, onde uma comunidade de profissionais das indústrias criativas se reúne diariamente para trabalhar, aprender e conviver. No âmbito desta atividade, organizou já vários eventos e modelos de partilha de conhecimento, como conferências, workshops, meetups e sessões de podcasting. Em 2019, foi eleita vice-presidente da European Creative Hubs Network, uma organização sem fins lucrativos que visa conectar e apoiar centros criativos em toda a Europa, defendendo a sua prosperidade no contexto político pan-europeu. Em 2022, foi reeleita nesta mesma função. É uma terça-parte (Presidente) da Direção da Associação Bombarda – Quarteirão Criativo.

Painelista: José Luís Costa

Experiências dos Distritos Criativos do Brasil
Horário: 17h15min às 18h15min

Mediadora: Clarissa Stefani Teixeira

Professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina dos programas de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. É líder do grupo VIA Estação Conhecimento com foco em habitats de inovação. O grupo tem metodologia de implantação, operação e monitoramento de ambientes de inovação e metodologias de living labs, ambiente maker, pré-incubação, incubação, centros de inovação, distritos criativos e de inovação, laboratórios de inovação públicos e inovação aberta e ecossistemas de inovação. Tem formação internacional em ambientes de inovação na Espanha e China. Em 2021 foi classificada pelo AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index) como uma das cientistas mais influentes da América Latina.

Painelista: Jorge Piqué

Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre pela mesma instituição, com Doutorado parcial pela Universidade Autônoma de Madrid. Atuou como professor na Universidade Mackenzie (SP) e no Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Fundador em 2012 da UrbsNova – Agência de Design Social e Inovação, atualmente desenvolve vários projetos, entre eles o Distrito Criativo de Porto Alegre, criado em 2012, Prêmio Brasil Criativo 2023, como melhor território criativo do Brasil. Realizador em 2021 do I International Conference on Creative Territories for Sustainable Development, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina/Via Estação Conhecimento.

Painelista: Rodrigo Decimo

É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Desde muito cedo, na vida profissional, procurou contribuir com a comunidade em que está inserido. Em junho de 1999, associou-se ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Santa Maria, o Sinduscon. A partir desta associação, foi convidado para participar das diretorias deste sindicato, primeiramente, como diretor e, posteriormente, como vice-presidente de recursos humanos e vice-presidente geral, até que, em 2006, assumiu a presidência da entidade, atuando por dois mandatos. Em 2008, foi convidado a ser diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Fiergs, onde permaneceu até 2011. Em 2009, foi convidado a assumir uma das diretorias da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria, Cacism. Na gestão seguinte, assumiu a vice-presidência da indústria e, na próxima, a vice-presidência geral. Em 2015, tomou posse como presidente, onde permaneceu até 2019. Atualmente, além de vice-prefeito de Santa Maria – RS e é Coordenador Executivo do Distrito Criativo Centro-Gare.

Painelista: Marcelo Bohrer

Bacharel em Direito, com MBA em Investimentos e Private Banking, fez formação executiva em Sustainable Finance na Nova SBE de Lisboa. Dedicou boa parte de sua carreira na construção e desenvolvimento de projetos relacionados a Criatividade e Inovação, dentre eles o Floripa Conecta, o Mobiliza SLZ e o Floripa Mais Tec. Atualmente, é Head de Novos Negócios e Produtos da Fiesc.

Painelista: Helio Leite

Atua como Gerente de Articulação Institucional na CDL Florianópolis (Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis). Com uma carreira marcada pelo engajamento em diversas representações institucionais, ele desempenha um papel representativo fundamental em diferentes conselhos, grupos e Fóruns, incluindo o Conselho da Cidade, Conselho Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Inovação, Conselho Municipal de Segurança, Conselhos Municipal e Estadual de Combate a Pirataria, COMDES – Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis, FORTUR – Fórum de Turismo da Grande Florianópolis, Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, Distrito 48 (Distrito Criativo do Leste do Centro Histórico) Coordenação da Feira Semanal Permanente Viva a Cidade, entre outros, onde contribui com sua expertise e conhecimento para a melhoria e desenvolvimento da região.
Ao longo de sua trajetória, participou ativamente nos debates e em construções de vários projetos e planos importantes para o município, tais como o Plano Diretor, Plano Municipal de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Saneamento Básico, Plano Municipal de Inovação, a Lei de Combate à Pirataria, atualização do Código de Posturas, projeto da Lei de Eventos e do Retrofit, demonstrando sua dedicação ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de vida da comunidade.
Reconhecido por suas contribuições e atuação exemplar, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, em reconhecimento a seu comprometimento e dedicação para a cidade. Além disso, recebeu também a comenda de Amigo da Polícia Militar de Santa Catarina e o título de Amigo da Guarda Municipal de Florianópolis, mostrando seu envolvimento e parceria com as forças de segurança locais. Também recebeu o título de Amigo do Livro pela Câmara Catarinense do Livro e foi representante de Santa Catarina na Conferência Nacional do Meio Ambiente realizada em Brasília.
Com uma carreira pautada na liderança e na busca pela melhoria da sociedade, continua desempenhando um papel importante no cenário de Florianópolis, contribuindo para o desenvolvimento econômico e o bem-estar social por meio de suas atividades na CDL e em diversas instâncias representativas.

Transformations of the Creative Economy in the Face of 4.0 Technologies
Horário: 18h15min às 19h15min

Palestrante: Javier J. Hernandez Acosta, PhD, MBA

Professor Associado, Decano da Escola de Artes, Design e Indústrias Criativas da Universidad del Sagrado Corazón, e ex-Diretor do Departamento de Administração de Empresas. Ele é o fundador da Inversión Cultural e do Centro de Economia Criativa, organizações sem fins lucrativos que promovem o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas em Porto Rico. Ele possui um Ph.D. em Desenvolvimento Empreendedor e Gestão pela Universidade Interamericana de Porto Rico e um MBA em Negócios Internacionais pela Universidade de Porto Rico, campus Río Piedras. Ele é um músico autodidata (percussionista) e, por quatro anos, Diretor Executivo do Taller Cé, uma cooperativa de cantores-compositores em Porto Rico. Ele é o Investigador Principal no LabCultural e autor dos livros Creative Entrepreneurship e The Entrepreneurial Roadmap.