Rawpixel Com 284732(1)

Dica de leitura: The Lean Startup

Hoje a dica de leitura da #estaçãoVIA é um clássico do empreendedorismo: o The Lean Startup (A startup enxuta), lançado em 2011. Nesta obra, Eric Ries analisa os métodos de gerenciamento mais adequados para as startups e define o modelo startup enxuta, o qual nada mais é do que uma metodologia que identifica e elimina os desperdícios nos processos.

Essa metodologia tem como uma premissa principal que quanto maior a velocidade e menor o custo, maiores são as chances de sucesso e, para isso, a metodologia oferece a validação dos produtos os mercados para que o empreendedor tenha noção de imediato se a sua ideia de negócio está no mercado certo e se será efetivamente aceito por este mercado.

O autor apresenta três princípios básicos para tornar uma startup enxuta:

  • Customer Development – nesse processo as startups testam e validam as suas hipóteses de clientes produto e mercado;
  • Desenvolvimento ágil – quando são aplicadas metodologias que possibilitem a redução do tempo gasto e aumentando a velocidade do aprendizado com os feedbacks dos próprios clientes.
  • Plataforma tecnológica – e por último a utilização de tecnologias que garantem o baixo custo e agilidade na elaboração dos produtos tecnológicos.

Mas afinal, por que uma startup deve ser enxuta?

O autor afirma que as startups são empresas que por natureza desejam inovar, criando algo que ainda não exista, no entanto muitas dessas empresas gastam muito tempo e dinheiro para desenvolver o produto sem nem ao menos ter certeza de que ele será aceito no mercado.

Portanto, startups enxutas são aquelas que eliminam todas as atividades supérfluas e focam na criação de valor, construindo um negócio viável. Assim, o conceito de Eric Ries uniu ideias de marketing, tecnologia e gestão para desenvolver uma metodologia universal que pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa (tanto nas pequenas quanto nas de grande porte).

The following two tabs change content below.

Ingrid Santos Cirio de Azevedo

Bacharela em Relações Internacionais, e mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, entusiasta sobre culturas, línguas, gastronomia, música, e pesquisadora em temas que rodeiam o empreendedorismo, inovação, e principalmente as temáticas acerca das cidades inteligentes. Uma internacionalista, multitasking, workaholic que não se cansa de aprender.

Latest posts by Ingrid Santos Cirio de Azevedo (see allVIA - Knowledge Station