BLOG 1 ANO

Conheça o Ágora Tech Park!

O Ágora Tech Park é um parque tecnológico situado em Joinville que tem o objetivo de fomentar a cultura inovadora e empreendedora na região e está completando 3 anos de operação nesta terça-feira (29/03).

Parques Tecnológicos

Segundo Silva e Ströher (2020) os parques são organizações cuja principal finalidade é aumentar a riqueza da comunidade por meio da promoção da cultura da inovação e da competitividade das empresas e das instituições baseadas em conhecimento. Um complexo produtivo industrial e de serviços de base científico-tecnológica, planejados, de caráter formal, concentrado e cooperativo, agregando empresas cuja produção se baseia em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Nesse sentido, esse tipo de habitat beneficia os empreendimentos localizados neles – além da região e da economia como um todo – por gerarem um ambiente de cooperação entre empresas inovadoras e instituições de ciência e tecnologia (C&T). Portanto, os parques oferecem serviços de alto valor agregado às empresas, facilitam o fluxo de conhecimento e tecnologia, possibilitam a geração de empregos qualificados e o aumento da cultura e da atividade empreendedora.

Ágora Tech Park, 2020

Ágora Tech Park

Nesse sentido, o Ágora Tech Park abriga outros habitats de inovação como Centro de Inovação Ágora HUB – integrante da rede de Centros de Inovação do estado de Santa Catarina – e coworking Ágora Share . Além disso, o parque oferece uma infraestrutura composta por auditório, salas de reuniões, espaços para descompressão, copa compartilhada, espaço para pitches, praça de alimentação, foyer, além de salas de locações.

O Ágora Tech Park surgiu pelo movimento da Tríplice Hélice, pois foi constituído por meio de uma parceria entre a iniciativa privada, a academia e o poder público, sendo uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT), fundada como uma associação civil de direito privado e sem fins lucrativos, pela Perville Engenharia, empresa do grupo Perini, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelas empresas de tecnologia Conta Azul, Pollux e TiFlux.

Para conhecer outros habitats da região norte de Santa Catarina acesse aqui nosso ebook!

Referências Bibliográficas

CORRÊA, J. S.; MATOS, G. P.; TEIXEIRA, C. S. Habitats de inovação na região do Norte de Santa Catarina. 2022.

SILVA, M. R. M.; STRÖHER, A. D. Mapeamento dos segmentos das empresas instaladas nas incubadoras e parques tecnológicos gaúchos em 2017. In: Habitats de Inovação: conceito e prática vol. 2. DEPINÉ, A. C.; TEIXEIRA, C. S. (Orgs.). São Paulo: Perse, 2020.

The following two tabs change content below.

Juliana de Souza Corrêa

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, formada em Relações Internacionais (UFSC) e com especialização em Inovação em Gestão Pública. Servidora da UFSC, atuando junto à SINOVA e integrante do Grupo VIA realizando pesquisas com foco em inovação e empreendedorismo universitário.