Photo 1567718729902 C2dc5ca701c3

Conheça a rede de fomento para inovação de Santa Catarina

Olá, pessoal! Após fazer o post sobre o sistema de fomento brasileiro, onde eu descrevi as principais insituições que apoiam financeiramente o sistema nacional de inovação, apresento para vocês os principais atores de fomento em Santa Catarina. Se você quiser saber como é distribuido o dinheiro para ciência, tecnologia e inovação por meio de atores nacionais, quais os tipos de atores e as formas de conseguir esses recursos, acesse Conheça mais sobre o fomento à inovação no Brasil.

Em Santa Catarina, o acesso ao recursos de fomento público também ocorrem por meio de recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis. Além disso, há fundos de investimento específicos para quem possui startup. Dessa forma, se você está precisando de dinheiro para o seu empreendimento inovador, não deixe de conhecer as instituições a seguir.

Atores de fomento em Santa Catarina

FAPESC

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC é o órgão do governo estadual que repassa recursos públicos para pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos. Assim, a FAPESC repassa esses recursos por meio de editais de chamadas públicas, e excepcionalmente, por demanda espontânea.

A FAPESC repassa também, recursos de instituições nacionais que buscam descentralizar seus recursos. As principais parcerias federais são o CNPq, CAPES, FINEP e Ministério da Saúde.

O maior montante orçamentário é destinado para pagamento de bolsas de mestrado e doutorado de alunos catarinenses. No entanto, também destina recursos para eventos de CT&I e programas de inovação específicos. Desse modo, atualmente a FAPESC possui os seguinte programas de inovação:

Sinapse da inovação:

O objetivo do Sinapse da inovação é aplicar as boas ideias transformando-as em negócios de sucesso. Assim, o programa incentiva o empreendedorismo inovador ao oferecer recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso.

O proponente propõe a ideia e se for selecionada, sua ideia é pré-incubada. O proponente recebe um montante em recurso financeiro, além de cursos e capacitações.

TECNOVA:

O programa TECNOVA fomentou no último quadriênio, R$ 22,6 milhões em micro e pequenas empresas de Santa Catarina para aumentar sua competitividade.

Talento Inovador:

Este programa apoia o desenvolvimento de projetos de PDI (Investigación, Desenvolvimento e Inovação) para o aumento da competitividade das empresas catarinenses, por meio de inovação de produtos e processos, organizacional, design, marketing e modelo de negócios.

Programa Centelha:

O programa é semelhante ao Sinapse da Inovação e oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. O progama centelha roda em todo Brasil, por meio das Fundações de Amparo de cada estado.

Confira os editais com chamadas abertas.

BADESC

O BADESC é a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina visa promover o desenvolvimento econômico e social do Estado de Santa Catarina, mediante a prática da aplicação de recursos financeiros no âmbito de sua competência, definida pela Legislação Federal pertinente.

O BADESC tem como objetivos:

  • Desenvolvimento de programas de investimentos destinados àcaptação de recursos de agências nacionais e internacionais de desenvolvimento;
  • Financiamentos de projetos de implantação e/ou melhoria de atividades agropecuárias, industriais, comerciais e de serviços;
  • Atuação como agente financeiro, se assim designado pelo Gestor, do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial de Santa Catarina -Fadesc;
  • Atuação como agente financeiro do Programa Operacional do Fundo de Desenvolvimento dos Municípios -BadescCidades;
  • Financiamento de estudos e diagnósticos para implantação de complexos industriais;
  • Financiamento de estudos e diagnósticos para execução de obras e serviços de responsabilidade do setor público;
  • Formação de fundos específicos para atender a setores priorizados pelo governo, em especial às micro e pequenas empresas.

BADESC INOVACRED

O BADESC INOVACRED disponibiliza suporte financeiro às empresas e outras instituições em SC para investimentos em introdução de novos produtos, procesos, servicios, marketing ou inovação organizacional, bem como o aperfeiçoamento dos já existentes, no ambiente produtivo ou social.

Conheça os detalhes do progama.

BRDE

O BRDE é o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Esta é uma instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa.

PROGRAMA INOVACRED

O Programa BRDE Inova é o programa de inovação do BRDE detinado para empresas e outras instituições cuja receita operacional bruta anual ou anualizada seja de até R$ 90.000.000,00 (noventa milhões de reais) e que apresentem projetos de inovação.

Conheça este e outros programas de inovação do BRDE.

Photo by Franck V. on Unsplash

Conheça sobre os investimentos privados.

REDES DE INVESTIDORES PRIVADOS

Em Santa Catarina existem atores que apoiam as startups com recursos privados. Há os investidores anjos, que investem em negócios iniciantes e procuram se tornar sócios. Geralmente são altamente especializados e entendedores do mercado. Há também, os fundos de investimento em startups, que intermediam esse processo entre investidores e as startups. Assim, os fundos de investimento em startups procuram rentabilizar tanto o investidor como o investido. É uma forma, também, das pessoas diversificarem seus investimentos em ativos de maior risco, porém, com maior chance de rentabilidade. Por outro lado, as startups recebem o valor necessários para alavancarem.

RIA –REDES DE INVESTIDORES ANJO

Uma comunidade que reúne interessados em investir e apoiar negócios inovadores e com alto potencial de retorno financeiro. A RIA é uma parceria entre a ACATE e a Anjos do Brasil que já investiu em startups promissoras, leva capacitação e amplia a rede de networking dos participantes. Desse modo, a equipe seleciona startups de todo o país, que apresentam seus pitches em eventos presenciais.

Saiba mais em: RIA.

CVENTURES

Situada em Florianópolis, foi criada em 2008 a partir da Fundação CERTI com o objetivo de promover a estruturação, aceleração e alavancagem de empresas de base tecnológica e outros empreendimentos inovadores. Assim, opera via gestão de fundos de investimento (Venture Capital) e programa de aceleração (Darwin Startups).

Saiba mais em: CVENTURES.

BZPLAN

A BZPLAN é uma gestora de investimentos, que opera principalmente capital semente. Dessa forma, o seu foco é rentabilizar o capital de seus investidores. Ainda, empresas com alto potencial de crescimento, acelerando o desenvolvimento das investidas e construindo um modelo de alto valor agregado. Portanto, acompanha as investidas desde o início do investimento até a fase de desinvestimento. Ademais, fortalece a construção e manutenção de um portfólio de cases de sucesso, venda de empresas e captação de recursos.

Saiba mais em: BZPLAN.

INSEED INVESTIMENTOS

A INSEED INVESTIMENTOS é uma gestora de recursos focada em inovação “earlystage”, com 15 anos de experiência em empreendedorismo de base tecnológica. Assim, os seus fundos investem em empresas com DNA de Inovação em estágios iniciais de desenvolvimento. Além disso, possui presença em todo o Brasil.

Saiba mais em: INSEED INVESTIMENTOS

Ficou com dúvida em algum termo utilizado aqui? Conheça nosso ebook Terminologia de Habitats de Inovação: Base para alinhamento conceitual.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutorando no grupo Via-Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação, habitats de inovação e sistemas de inovação.