Imagem Post Centro Em Reforma

Centro em Reforma

Há praticamente três décadas diversas intervenções têm ocorrido nas áreas centrais de determinadas cidades com a proposta de apresentar certas melhorias no local ou em busca de renovação urbana. O cenário urbano pode sofrer diferentes tipos de intervenções, cada uma com sua característica, com compreensões exatas do que é possível infligir à paisagem, objetivando diferentes resultados. E é aí que aparece o conceito de Revitalização Urbana!

A Revitalização Urbana pode ser definida como um aglomerado de medidas e ações que surgem com o objetivo de aplicar a determinada área um novo valor, a fim de permitir a essa uma nova eficiência e um novo sentido em seu uso, visando uma melhoria do espaço e do seu entorno.

Em Florianópolis, na ilha mais “quirida” do Brasil, essa iniciativa surgiu através de um projeto denominado Centro Sapiens. O maior objetivo do Case é que o Centro Leste Histórico da cidade volte a ganhar vida e seja um polo de economia criativa de Florianópolis, para isso, o projeto visa realizar articulações em prol de séries de ações contínuas e de fomento ao desenvolvimento tecnológico territorial voltado à promoção da economia criativa com foco em turismo, gastronomia, artes, design e tecnologia, além de prever modificações da região, como o cabeamento elétrico, que passará a ser subterrâneo, melhorias previstas nos calçamentos, a análise do uso dos prédios históricos do entorno para receber startups e planejamento urbanístico como um todo.

Diante das soluções criativas e inovadoras impostas pelo Centro Sapiens para transformar o ambiente urbano, destaque-se algumas iniciativas que já estão em andamento, como por exemplo, o mapa colaborativo da economia criativa do entorno do Centro Sapiens, o Cocreation Lab considerado uma pré-incubadora de ideias e coworking, a implementação da Feira “Viva a Cidade”, a reabertura do novo Mercado Público e a revitalização do Museu Victor Meirelles. Outras estratégias que vêm sendo desenvolvidas em prol do Centro Sapiens é o Movimento Traços Urbanos, iniciado em agosto de 2016, a partir de um grupo de arquitetos e outros profissionais, o Movimento já realizou diversas intervenções na região na busca de compreender a realidade atual de Florianópolis!

Através do www.centrosapiens.com.br você pode ficar ainda mais por dentro de todas as pretensões do Centro Sapiens!

 

 

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.