Engenharia

Aula de Engenharia e Gestão do Conhecimento aborda a temática do Conhecimento como recurso para gerar valor nas organizações

Alunos da Engenharia de Materiais iniciam semestre com práticas em Gestão do Conhecimento

O Departamento de Engenharia do Conhecimento atua de forma transversal com disciplinas focadas em gestão, mídia e engenharia do conhecimento. Além disso, são destaque as disciplinas com foco em empreendedorismo, criatividade e inovação na UFSC, ministradas em diferentes cursos de graduação.

Na Engenharia de Materiais, o semestre inicia com práticas sobre o conceito de conhecimento e seus métodos e técnicas. Bruna Fraga (doutoranda do PPEGC e pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo de Gestão e Sustentabilidade – NGS) explica que não há consenso formado para definir o que é conhecimento. Entretanto, alguns conceitos são utilizados e, neste contexto, cita a definição utilizada no PPEGC:

Conhecimento é um conteúdo ou processo efetivado por agentes humanos ou artificiais em atividades de geração de valor científico, econômico, social ou cultural (PACHECO, 2014).

É importante ressaltar que o conhecimento vai além do dado e da informação. É um recurso dinâmico e articulado que busca efetivar e colocar em ação de forma a gerar valor para a organização.

Mesmo que se possa identificar, armazenar e disseminar, apenas o ser humano consegue criar conhecimento. Este é um recurso inesgotável pelo seu uso. Conhecimento é recurso fundamental que “não conhece geografia” e transcende barreiras físicas e sociais. Como exemplo, observam-se as conexões criadas entre empresas localizadas em diferentes países. Além disso, em âmbito acadêmico existem as redes científicas que conectam alunos e professores de diferentes universidades ou ainda de diferentes cursos de uma mesma universidade.

O conhecimento pode ser individual e organizacional. Por meio do processo de conversão de conhecimento é possível criar conhecimento a partir dos processos de socialização, externalização, combinação e internalização.

Conhecimento como diferencial das empresas

O que há de comum em diferentes empresas que se destacam em suas áreas? O que se pode falar das empresas de destaque mundial? O diferencial dessas empresas diz respeito ao uso do conhecimento para gerar valor. O conhecimento deve ser considerado como sendo um recurso para melhorar suas práticas, processos, atividades e conexões.

Atualmente, um dos principais desafios das organizações é evitar a perda e o desperdício de conhecimento gerado em suas atividades e processos operacionais e estratégicos. Por meio dos métodos e técnicas de gestão do conhecimento é possível minimizar os riscos relacionados ao conhecimento organizacional. Entretanto, cabe destacar as diferenças entre o conhecimento explícito versus tácito.

  • Conhecimento Explícito: informação que é escrita ou codificada
  • Conhecimento Tácito: informações que são armazenadas dentro da mente de uma pessoa

Os autores de gestão do conhecimento destacam a importância de gerenciar e buscar explicitar esse conhecimento que está relacionado ao saber-fazer e é intangível. Assim, deve-se trabalhar com a maior parte do conhecimento (conhecimento tácito) para que este não fique apenas com as pessoas e seja disseminado para outros colaboradores. De maneira geral, não importa quanto se tem de recursos; e sim, saber o que fazer com os recursos que se tem.

Durante a aula foram compartilhadas duas reflexões com os alunos: “De onde vêm as boas ideias?”, é o vídeo que retrata a visão de Steven Johnson sobre o processo de geração de ideias e como ele vem evoluindo até a era do conhecimento. Este é um conceito importante para a aprendizagem e como o conhecimento é institucionalizado no ambiente organizacional.

A outra reflexão é baseada do vídeo “Te atreves a sonhar?” da empresa Winna Coaching & Performance que mostra como as pessoas se acomodam em zonas de conforto e o quão é possível evoluir passando para a zona de aprendizado e por fim, pela chamada zona mágica (onde as coisas maravilhosas acontecem e os sonhos se concretizam). Vale a pena conferir os dois vídeos!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Últimas publicaciones de VIA Knowledge Station ($see all)