Via Ufsc

Conferência Anprotec destaca artigo da VIA sobre Curadoria

Artigo do grupo VIA/UFSC recebe destaque em painel da 26ª Conferência Anprotec

O artigo “Formato Notícia e Curadoria Digital em Sites de Parques Brasileiros”, produzido no grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento (EGC/UFSC), recebeu destaque durante a 26a Conferência Anprotec. O evento da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores reuniu mais de 500 integrantes do Sistema Nacional de Inovação do país, de 16 a 20 de outubro, em Fortaleza, Ceará.

A relevância do artigo apresentado foi discutida pelos coordenadores das sessões técnicas da conferência na sessão “Espaço do Conhecimento”, que apontou os assuntos de destaque do evento, no dia 19 de outubro.

Veja os comentários sobre o artigo

O texto é de autoria da pesquisadora do grupo de pesquisa VIA Sicilia Vechi Gonçalves, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC), e dos professores do programa Dr. Neri dos Santos, Dra. Clarissa Stefani Teixeira e Dr. Marcelo Macedo.

A Analista Técnica da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, Maria de Lourdes da Silva, comentou os resultados do artigo destacando a importância de se projetar a comunicação dos habitats de inovação para a produção de conhecimento envolvendo os públicos dos Parques brasileiros voltados à inovação.

O artigo levantou e descreveu como Parques em operação no Brasil utilizam o formato jornalístico da notícia e a curadoria digital em seus sites na web para a comunicação com seus públicos e a geração de conhecimento. A pesquisa aponta que a experimentação de novos formatos de distribuição de conteúdos converge com a atuação do Sistema Nacional de Inovação, propicia a colaboração e o desenvolvimento do capital social relacional e cognitivo.

Além do trabalho “Formato Notícia e Curadoria Digital em Sites de Parques Brasileiros”, que foi selecionado para a apresentação na conferência, o grupo de pesquisa VIA tem mais 14 artigos publicados nos anais da conferência.

via-ufsc

FOTO: Apresentação do artigo na Conferência pela mestranda Sicilia Vechi Gonçalves / VIA

Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Últimas publicaciones de VIA Knowledge Station (see all)