Ambientes De Inovação

VIA participa de curso para implantação de ambientes de inovação

O grupo VIA Estação Conhecimento, referência nacional em orquestração de ecossistemas de inovação, de distritos criativos, bem como metodologias para implantar ambientes de inovação, participou na segunda semana de junho do curso “Planejamento e Implantação de Ambientes de Inovação” promovido pela Anprotec, com objetivo de se manter atualizado frente a principal vertente de informação, buscar um refinamento dos seus processos metodológicos de implementação de mecanismos de inovação, como linving labs, ambiente maker, incubadora, pré-incubadora entre outros, bem como, construir novas redes entre os participantes.

A metodologia proposta para implantar um ambientes de inovação visou identificar o papel e a importância do ambiente de inovação em sinergia ao ecossistema de inovação da região, bem como pensar na efetividade das ações, na integração com os atores e os processos que serão desenvolvidos para a implantação, por meio de cases de sucesso, diversidade de apoio, os ambientes favoráveis e os reinvestimentos.

Abaixo, um modelo construído pela Anprotec, identificando as estruturas necessárias para mapear um ecossistema. (Ambientes de Inovação; Programas e Ações; ICTI; Capital; Políticas Públicas; Governança; Ambiente (Propósito; Tipo de Ambiente e Setores Prioritários)).

Modelo Canva Ecossistema de inovação by Anprotec

A metodologia das atividades foi construída para que a escolha do tipo de ambiente de inovação fosse um dos últimos processos a ser executada. A partir disto, encaminhou-se para selecionar e construir o ecossistema de inovação da região pretendida, em seguida fazer uma análise das principais vertentes, avaliar a disponibilidade de capital, bem como a existência de políticas públicas e de organizações que trabalhem no desenvolvimento do ecossistema de inovação, e somente após findar estas fases que foi escolhido o tipo de ambiente de inovação, os setores estratégicos para atuação e definição dos propósitos.

Após a dinâmica, chega a hora dos processos chaves.

Etapas implantação ambientes de inovação by Anprotec

Foi delineado a estrutura para implantação do ambiente de inovação da seguinte forma:

Sensibilização: Processo sistematizado e contínuo para identificar e atrair propostas dos futuros empreendimentos inovadores para o ambiente de inovação que se pretende implantar.

Prospecção: Processo que identifica as oportunidades para a geração de novos negócios inovadores de sucesso.

Seleção: Busca selecionar os empreendimentos com maiores potencial de sucesso.

Desenvolvimento dos Empreendimentos: Processo sistemático e formal para visa a transformação das ideias e das empresas nascentes em fortes empreendimentos inovadores, com foco nas cinco dimensões de desenvolvimento: empreendedor, tecnologia, mercado, capital e gestão.

Integração com Egressos: Busca envolver as mudanças de status de empresa apoiada para empresa egressa, visando o acompanhamento de toda evolução e do vínculo fora do ambiente de inovação.

Gerenciamento Básico: Definir uma estrutura física, tecnológicas e gerenciais que permita o apoio aos empreendimentos inovadores.

Gestão Estratégica: Busca estruturar e acompanhar a identidade, os objetivos, as ações e as metas nos cenários definidos pela equipe de gestão do ambiente de inovação.

Governança: Subsidia os parâmetros para o relacionamento entre sócios, gestores e demais atores de seus mercados econômicos e financeiros, a fim de definir políticas, normas e procedimentos para garantir direitos e definir responsabilidades.

E por fim, a Avaliação de Desempenho: Consiste em avaliar a qualidade, os resultados e os impactos atingidos pelos empreendimentos, durante o apoio fornecido pelo ambiente de inovação.

Eai, gostaram?

Em breve o grupo VIA participará do Curso Digital de Implantação do Modelo Cerne realizado pela Anprotec, acompanhe por aqui as novas postagens.

The following two tabs change content below.

Ricardo Silvestro

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC e Pesquisador Grupo VIA Estação Conhecimento. Experiência como consultor de empresas, influenciando os processos de Incubação, consolidando ideias e negócios.

Latest posts by Ricardo Silvestro (see allVIA - Knowledge Station