Aceleradoras
Uma aceleradora é uma organização que visa acelerar a criação de novas empresas, e com isso o sucesso dos empreendedores, fornecendo educação e orientação durante um período limitado de tempo.
As aceleradoras vão ajudar a enfrentar as dificuldades das startups na criação de um modelo de negócio e assim, determinar se esta é realmente viável.
Atuam em grande parte na produção de software, serviços e aplicativos, entretanto não se restringem apenas a estes, podendo haver também em ciências da vida e nos mais diversos segmentos.
O processo de aceleração pode ter duração de 4 semanas a 1 ano e inclui serviços como:
- Mentoria;
- Capacitação;
- Aporte financeiro;
- Networking;
- Espaço físico.
Este processo é a preparação para o dia final, o chamado demoday, em que os empreendedores apresentam o pitch para os investidores. Este pitch consiste na apresentação do problema que vai resolver, a solução e como irá ganhar dinheiro com isso.
Mas afinal, qual a diferença entre uma aceleradora e uma incubadora?
De acordo com o SEBRAE,
- Aceleradora: tem como objetivo empresas que tenham potencial de crescimento escalável, de crescimento muito rápido, utilizando a proposta do modelo de negócio, lideradas por empreendedores ou investidores experientes e através da realização de mentorias;
- Incubadora: apoiam pequenas empresas, de acordo com diretivas governamentais ou regionais, para expansão no setor. Para a incubação, solicitam um plano de negócios completo, e o processo é realizado do modo tradicional por consultores com a utilização de verbas públicas.
Últimas publicaciones de VIA Knowledge Station ($see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de October de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de August de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de June de 2022