Economia Criativa

2021: o ano internacional da economia criativa para o desenvolvimento sustentável

Com perdas consideráveis em função da PANDEMIA a economia criativa é reconhecida em 2021

Em meio a pandemia não há melhor momento para prestar atenção e colaborar em torno da economia criativa. O setor foi fortemente atingido com a pandemia COVID 19. Segundo estimativas da ONU, em 2020, o cancelamento de apresentações públicas por si só custou aos autores cerca de 30% dos royalties globais. A indústria cinematográfica global perdeu US $ 7 bilhões em receitas.

A economia criativa está pautada na interação entre a criatividade, o desenvolvimento de ideias, o conhecimento e a tecnologia e a inovação. Ela envolve a classe criativa ligada a áreas como publicidade, arquitetura, artes e ofícios, design, moda, filme, vídeo, fotografia, música, artes cênicas, editoras, pesquisa e desenvolvimento, software, jogos de computador, publicação eletrônica e TV / rádio.

2019 marcou o direcionamento durante a 74ª sessão da Assembleia Geral da ONU, protagonizado pela Indonésia e apoiado por 81 países, para a declaração do Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável.

A proposta encoraja todos os Estados Membros, organizações das Nações Unidas e outras organizações internacionais e regionais, bem como a sociedade civil, setor privado, organizações não governamentais, acadêmicos e indivíduos, a observar o Ano Internacional de maneira apropriada e de acordo com prioridades nacionais. Assim, são objetivos deste movimento:

  • aumentar a consciência
  • promover a cooperação e o trabalho em rede
  • incentivar o compartilhamento de melhores práticas e experiências
  • aprimorar a capacidade dos recursos humanos
  • promover um ambiente favorável em todos os níveis
  • enfrentar os desafios da economia criativa

Fique ligado nas nossas redes! Teremos várias novidades sobre o tema!

Acompanhe os eventos mundiais aqui!

Acompanhe nosso Programa Estação Conhecimento que em janeiro apresenta as Cidades Criativas! O Estação Conhecimento é uma parceria entre o VIA Estação Conhecimento e a TV UFSC!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.