Hackathon

VIA e CIASC se reúnem para tratar da terceira edição do Hackathon #Desenvolve SC

Com metodologia desenvolvida pela VIA, CIASC prevê novo Hackathon em 2018

O hackathon é uma das estratégias de inovação em governo que permite a resolução de problemas reais enfrentados por diversas instituições. Além das externalidades positivas para o meio acadêmico e empresarial, ações mão na massa possibilitam a mudança de cultura dentro dos próprios órgãos de governo, explica Clarissa Stefani Teixeira líder da VIA Estação Conhecimento.

Hackathon é um evento que se caracteriza por um esforço concentrado na atividade de planejamento e desenvolvimento de soluções orientadas para um fim específico que resolva problemas reais enfrentados pelas diferentes comunidades

Com metodologia especialmente desenvolvida pela VIA Estação Conhecimento a série de Hackathons, realizadas pelos órgãos de Estado de Santa Catarina, permite a ativação do ecossistema nas diversas áreas de conhecimento. As edições realizadas foram focadas em problemas como meio ambiente, desenvolvimento econômico, desafios de ciência, tecnologia e inovação e segurança pública. O setor de energia também fez parte dos desafios com foco em perdas financeiras e não técnicas e relacionamento com clientes.

Para 2018, a VIA e o CIASC já realizaram reunião para alinhamento das ações. A temática e data serão definidas nas próximas semanas. E os desafios estão no aprimoramento das parcerias público privadas pós evento para que efetivamente as instituições públicas possam inclusive terem participação nos ganhos das soluções, afirma Ramicés Silva – Vice-Presidente de Tecnologia do CIASC.

A metodologia VIA

A VIA Estação Conhecimento grupo do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina mantém metodologia própria de desenvolvimento de Hackathon – powered for VIA Estação Conhecimento – e realiza edições anualmente com parceiros estratégicos.

A metodologia elaborada permite que entidades de diferentes setores, públicas e privadas, possam lançar desafios para a resolução de seus problemas reais. Para tanto, a jornada dos organizadores e idealizadores conta com as fases de preparação, execução do evento e acompanhamento das equipes.

Quer saber mais sobre os eventos de Hackathon da VIA!? Acompanhe aqui!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.