DSC00325

Tecnnova: conectando universidade, empresas e estado

VIA na Colômbia apresenta como o país transforma a realidade de seus cidadãos por meio das inovações

A visita aos habitats de inovação da VIA Estação Conhecimento, em Medellín, na Colômbia, teve o privilégio de conhecer o Tecnnova, uma organização sem fins lucrativos que gere o conhecimento em ciência, tecnologia e inovação para a resolução de problemas.

Inaugurado há 9 anos no centro de inovação Ruta N, o Tecnnova se distingue como um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) bastante diferenciado frente aos modelos tradicionais encontrados no país, visto que este é composto pela sociedade de 12 importantes universidades e institutos de pesquisa da Colômbia, além de diversos parceiros no meio empresarial e governamental.

A Organização visa dessa maneira realizar a conexão entre governo, organizações privadas e acadêmicas para a implementação de produtos inovadores com a oferta de mercado, orientando as inovações não apenas com o desenvolvimento econômico como também social da cidade, região e país. Para isso, conta além de rodadas de inovação e negócios, com quatro competência chaves de observação, proteção, conexão e levar ao mercado novos produtos baseados em inovação tecnológica.

Segundo a Gerente de Transferência e Comercialização de Tecnologia, Paola Cristina Giraldo Osorio já foram construídos mais de 38 conceitos tecnológicos dentro das conexões do Tecnnova com capacidade de gerar patentes, tendo como, por exemplo, um caso de sucesso onde, por meio de novas tecnologia, os resíduos do processamento de cana-de-açúcar puderam ser transformados em xaropes açucarados.

Atualmente, um dos programas de referências é o Spin-Off universitaria que objetiva fortalecer as capacidades das instituições de ensino superior da Colômbia para a implantação efetiva do mecanismo de transferência de tecnologia por meio da criação de spin-offs universitárias uma vez que estas se pautam em conhecimento e resultados de pesquisas desenvolvidas em âmbito acadêmico. O programa busca fomentar os talentos universitários oportunizando o nascimento de novos empreendedores.

Inspiração para nossos Núcleo de Inovação Tecnológica!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.