Coaching

O processo de desenvolvimento pessoal

Essa semana a VIA Estação Conhecimento junto a disciplina de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina recebeu Gladys Milenna Prado – mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento – para tratar do tema Coaching: como acelerar o processo de desenvolvimento pessoal?

No mundo do trabalho e na vida, no meio em que vivem, as pessoas precisam se posicionar. Muitas vezes, o diferencial está em como as pessoas usam as regras e conhecimentos em favor delas mesmas. Entretanto, em alguns casos as pessoas não conseguem enfrentar desafios sozinhas, ou ainda não conseguem traçar metas tangíveis e não sabem os caminhos para alcança-las.

Neste conjunto, surge o coaching que é o profissional focado no aumento de desempenho, na aceleração de desenvolvimento. O profissional te ajuda a chegar de forma mais eficiente do ponto A ao B! Tudo pautado em estabelecimento de objetivos, orientação para a mudança e comprometimento.

Os elementos chaves para o coaching

Os elementos principais para o sucesso do coaching são foco, ação, sentimento/sensação, evolução contínua e resultado.

  • Foco: o coachee precisa ter foco! O que eu quero? Para que estou aqui?
  • Ação: a mudança é realizada com ações! Seja comprometido com seus objetivos e saiba quais te levam a conquistar suas metas.
  • Sentimento/sensação: não basta querer! Tem que estar ligado com algo que se queira, pois, as tarefas precisam ser importantes, precisam fazer sentido considerando seu objetivo maior! Lembre-se que o tempo é a única coisa que de fato se tem. Então não o desperdice!
  • Evolução contínua: a cada atividade a pessoa precisa estar cada vez mais próxima do resultado.Então esteja em busca da evolução. Perceba que a cada dia uma nova barreira foi vencida.
  • Resultado: o resultado será alcançado quando se conseguir chegar ao objetivo traçado! Então coloque objetivos que sejam viáveis e que dependa majoritariamente de você.

 

Prado comenta ainda que os processos devem estar alinhados as competências das pessoas e com as coisas que são importantes para o coachee. O processo de coaching deve ser direcionado e a energia gasta deve estar nos objetivos almejados. Utilizar os talentos que se tem e considerar o perfil de cada pessoa é importante estratégia para desenvolver tarefas e resolver os problemas.

Prado indica o teste do perfil para que cada pessoa se conheça melhor e possa atuar de melhor forma de acordo com suas características. Segundo ela, para o sucesso o coachee precisa ter senso de autocritica, querer melhorar, ter determinação e responsabilidade e estar aberto as possibilidades de mudança.

 

 

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.