20190220 101249

As iniciativas de Santiago para se tornar uma cidade mais humana

VIA em Tour vai a Santiago!

A capital do Chile, Santiago, está localizada em um vale cercado por cordilheiras, como a famosa Cordilheira dos Andes. Nesse contexto, a região apresenta desafios arquitetônicos devido aos fortes abalos sísmicos que a cidade sofre constantemente. Além disso, Santiago apresenta um alto índice de poluição, devido aos fatores geográficos em conjunto com a ação humana.

Logo, para combater os altos índices de poluição e tornar a cidade mais sustentável e humana, algumas iniciativas foram realizadas em Santiago. Entre as iniciativas, pode-se perceber a preocupação em arborizar a cidade por toda parte, seja nas vias ou em parques. Além disso, ao conhecer a cidade nota-se a presença de parques urbanos em todos os bairros, o que facilita o acesso à áreas de convivência e lazer para todos.

Parque Florestal na capital chilena | Acervo VIA

Ademais, a fim de incentivar o uso do transporte público em detrimento ao uso de automóveis particulares, Santiago aposta nos eixos ambientais. Dessa maneira, eles permitem a circulação dos ônibus em uma via exclusiva. Assim, a iniciativa encoraja a população a utilizar o transporte público, devido ao tempo de viagem diminuir.

O incentivo ao uso de bicicletas!

Além dos corredores exclusivos de transporte público, pode-se perceber o grande número de ciclovias que cruzam a cidade. Nesse sentido, a cidade incentiva a população a deixar o carro e utilizar a bicicleta como meio de transporte!

O incentivo ao uso de bicicletas em Santiago | Acervo VIA

O fim das sacolinhas plásticas!

Outra iniciativa para tornar a cidade mais sustentável foi realizada a pouco tempo em Santiago. Nesse sentido, trata-se da proibição de estabelecimentos comerciais entregarem sacolas plástica. Assim, a lei é valida para todo território chileno e começou a valer no dia 3 de Fevereiro de 2019.

Informativo colocado em um supermercado na cidade | Acervo VIA

Uma rua mais humana para Santiago!

Além disso, no centro de Santiago nota-se a preocupação em tornar a cidade mais atrativa para os pedestres. Um exemplo disso, é a transformação do Paseo Bandera , uma rua que antes era utilizada para carros e estacionamento e que agora foi transformada em um grande calçadão. Dessa forma, a rua ganhou vida com a arte urbana, mobiliários urbanos e pessoas!

Quer conhecer mais sobre iniciativas de revitalização urbana como essas? Clique aqui!

Gosta de arte urbana? Confira nosso posto sobre arte urbana em Toronto no Canadá, aqui!

 

 

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.