Waze

Florianópolis adere a programa do Waze para melhorar o trânsito

Em diversos rankings de Smart Cities, a mobilidade urbana é uma das dimensões observadas para a mensuração da maturidade das cidades. No esforço para melhoria das questões de mobilidade no município de Florianópolis, a prefeitura aderiu ao Programa Connected Citizens (CCP) do Waze, um dos mais utilizados aplicativos de trânsito para aparelhos móveis no mundo.

O objetivo do programa é a publicação de informações oficiais no aplicativo sobre incidentes de trânsito, congestionamentos, alterações, obras, bloqueios, semáforos com problemas e outras situações. Para isso agentes da prefeitura estão em treinamento para fornecer ao App informações em tempo real. Em contrapartida, o Waze abastece a administração do município com informações gerais sobre a situação do trânsito, subsidiando a tomada de decisões e implantação de projetos que venham a melhorar a mobilidade da cidade.

O CCP do Waze é um programa com diversos parceiros pelo mundo, sendo que Florianópolis é a terceira cidade do Brasil aderi-lo, entrando no time junto com São Paulo e Rio de Janeiro. Criado em 2014, se mostrou uma ferramenta de alto impacto na gestão de trânsito das cidades que fazem parte do programa, auxiliando na redução de congestionamentos em Boston, por exemplo, e no planejamento de tráfego no Rio.

Conheça mais sobre o projeto aqui.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.