VIA faz conexão com Laboratório de Inovação da Secretaria de Segurança Pública
SSP lança laboratório de inovação a partir do programa HubGov
Órgãos governamentais têm sido incentivados a criar não apenas inovação, mas também a criar inovadores! Muitas instituições apostam na criação de laboratório de inovação como elo de potencialização. A proposta surge do Programa da WeGov called HubGov que atendeu 14 secretarias de estado e 55 participantes no ano de 2017.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública embarcou na jornada de inovação do HubGov e lançou o HUBSSP – um laboratório de inovação para a discussão e promoção dos desafios catarinenses que perpassam as práticas urbanas focadas no cidadão.
Dentre as iniciativas, o HUBSSP vem constantemente conectando o ecossistema catarinense, não apenas para conhecer o espaço criado, mas também para contribuir com palestras e inspirar o quadro técnico para a mudança. #GoGoGo #SCStrong
A VIA foi recebida para iniciar o ciclo de palestras sobre as principais temáticas relacionadas a inovação no setor público. Segundo a própria SSP o objetivo dos encontros é contextualizar aos servidores e convidados as conhecidas “Tags da Inovação” que podem ser definidas como temas, metodologias, procedimentos e abordagens, as quais influenciam diretamente na gestão e, consequentemente, na relação entre governo e sociedade!
A VIA apresentou o tema “Ambientes de criatividade e inovação em governo: chegam para ficar?” O conceito de habitats de inovação foi abordado. Com ele foi posicionado o contexto dos laboratórios de inovação. Considerados como espaços que buscam proporcionar um acesso aos meios de experimentação, compartilhamento, movimentos mão na massa and resolução de problemas reais, os laboratórios de governo precisam impactar a sociedade, explica prof. Clarissa Stefani Teixeira.
Os cases da Colômbia foram apresentados para fonte de inspiração! Com ele o Livro As lições de Bogotá e Medellín: do caos a referência mundial foi entregue a SSP! Espaços públicos de qualidade e as estratégias de inovação e empreendedorismo também foram apresentados como fonte de promoção para a segurança. Para a efetiva segurança das pessoas o estado e a iniciativa privada precisam manter ações diversas, inclusive educativas. Assim, ações de cunho repressivas necessitarão ser cada vez menos necessárias, e quando existentes mais efetivas.
A iniciativa da Rede de Monitoramento Cidadão também foi apresentada e vem sendo considerada estratégica para o acompanhamento dos indicadores de Florianópolis. A RMC também coleta dados acerca da percepção cidadã. De maneira geral, pode-se dizer que no ano de 2017 as principais preocupações do cidadão estão para as questões de segurança. Mesmo que problemática essa percepção gera oportunidades para o Laboratório de Segurança Pública.
Juntos vamos fazer a diferença! No primeiro trimestre letivo de 2018, a VIA Estação Conhecimento irá disponibilizar disciplina de pós-graduação em Habitats de Inovação, no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento. O foco da disciplina será Distritos de Inovação. De forma prática o case do Distrito do centro da cidade de Florianópolis – Centro Sapiens será analisado! Potencial para a mão na massa do HUBSSP! #VIAcidades
Latest posts by VIA Estaçãoconhecimento (see allVIA - Knowledge Station
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de October de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de August de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de June de 2022