Arte Em Toronto. Foto De Andre Gaulin No Unsplash

Toronto um líder global em arte pública

No ano internacional da Economia Criativa para o desenvolvimento sustentável, Toronto impulsiona sua cultura

Canadá apresenta três cidades na rede de Cidades Criativas da UNESCO, sendo Toronto com media arts, Quebec com literatura e Montreal com projeto.

Cidades criativas

Cidades criativas no Canadá. Fonte: UNESCO.

Especialmente tratando de Toronto, a maior cidade do Canadá, com 2,9 milhões de habitantes, o seu compromisso com a Rede de Cidades Criativas é:

  • incorporar a cultura nos estágios iniciais do planejamento urbano da cidade, apoiando a retenção de espaços culturais acessíveis no centro da cidade para aumentar os clusters criativos;
  • realizar parceria com o Comitê Consultivo de Música de Toronto para promover a música nas artes da mídia e desenvolver oportunidades para artistas e público;
  • buscar o desenvolvimento de um centro físico para os festivais de cinema de Toronto para compartilhar informações, redes de voluntários e coordenar a programação dos festivais sempre que possível;
  • promover o aumento da conscientização por meio de parceria com o Centro McLuhan de Cultura e Tecnologia da Universidade de Toronto para apoiar e promover eventos e outros programas; and
  • planejar e produzir uma conferência de um dia para a comunidade de artes da mídia de forma a apoiar o desenvolvimento do setor.

As artes da mídia aparecem com destaque no programa de arte pública da cidade, notavelmente Nuit Blanche Toronto que é uma celebração da arte contemporânea em toda a cidade.

currently, a cidade oferece três programas de arte pública: Public Art & Monuments Collection, o Percent for Public Art Program e StreetARToronto (StART). Os programas tiveram um efeito transformador na vitalidade da cidade, reunindo um acervo de arte pública que, pela sua escala e diversidade, tem relevância internacional.

Public Art & Monuments Collection

A cidade encomenda e aceita doações de obras de arte e monumentos públicos inovadores de alta qualidade que sejam relevantes para sua comunidade e contexto em perspectiva, e que enriquecem a experiência urbana dos residentes e visitantes de Toronto. Essas obras de arte pública e monumentos históricos de propriedade da cidade realçam os espaços públicos em toda Toronto.

Novas aquisições são adicionadas a cada ano por meio de comissões e doações de arte pública, dando vida a espaços municipais, parques, infraestrutura de trânsito, pontes e passagens subterrâneas.

Percent for Public Art Program

O Plano Oficial de Toronto incentiva a inclusão da arte pública em todos os empreendimentos do setor privado na cidade. O Urbanismo trabalha com o setor privado para garantir contribuições de arte pública por meio da revisão do Plano Oficial e rezoneamento da cidade.

O princípio que rege o Programa Porcentagem para Arte Pública é a arte como um benefício público a ser apreciado e experimentado por residentes e visitantes de toda a cidade. A arte privada visa tornar os edifícios e espaços abertos mais atraentes e interessantes ao mesmo tempo que melhorara a qualidade do espaço público. O Programa exige que a obra de arte esteja visível o tempo todo em áreas acessíveis ao público. Alternativamente, pode-se buscar contribuições de arte pública para serem direcionadas a espaços públicos da cidade.

 

As obras dos Programas Public Art & Monuments Collection e do Percent for Public Art Program estão publicadas aqui! São mais de 400 obras que estão georeferenciadas na cidade!

Toronto

Public Art & Monuments Collection e do Percent for Public Art Program em Toronto

 

Percent for Public Art Program

StreetARToronto (StART) é um conjunto de programas inovadores projetados especificamente para ruas e espaços públicos. Iniciado em 2012 como parte integrante do Plano de Gerenciamento de Graffiti da Cidade , o StART teve sucesso na redução do vandalismo do grafite e substituindo-o por arte de rua vibrante, colorida e engajada na comunidade.

O StART incentiva o transporte ativo (caminhada e bicicleta), tornam as ruas mais bonitas e seguras, exibem artistas locais, orientam talentos emergentes e reduzem os custos gerais de manutenção da infraestrutura. Para obter informações sobre os programas StART você pode navegar pelas obras de arte em um mapa georeferenciado.

Toronto

StreetArt Toronto. Disponível em: https://streetartoronto.ca/

ArtworxTO: o Ano da Arte Pública de Toronto

O Ano de Arte Pública de Toronto em 2021 dará início aos 10 anos de Estratégia de Arte Pública da cidade, sinalizando o compromisso renovado de Toronto com a arte pública. O programa celebrará a incrível coleção de arte pública de Toronto e os artistas por trás dela, enquanto cria mais oportunidades para o público se conectar e se envolver com o trabalho. O compromisso de Toronto com esse novo programa ressalta a dedicação ao setor das artes como um componente essencial de uma cidade vibrante.

ArtworxTO oferecerá novas oportunidades para artistas internacionais e de Toronto desempenharem um papel de liderança no desenvolvimento de projetos de arte pública na cidade. O programa trabalhará em estreita colaboração com artistas e as principais instituições artísticas de Toronto para entregar projetos de arte pública importantes para 2021. Ao todo, são 21 ações estratégicas endossadas pelo Toronto City Council.

Será a primeira iniciativa de programação em Toronto decorrente da nova
estratégia que sinaliza a visão renovada e o compromisso da cidade com a arte pública.
"O Ano da Arte Pública animará todos os cantos de Toronto com projetos inovadores de arte pública
ao longo do ano". Para impulsionar o engajamento público, a cidade promoverá o
Ano da Arte Pública por meio de ferramentas de arte pública online e parcerias com a mídia para destacar
iniciativas especiais em sua programação.
O Ano da Arte Pública deixará um legado duradouro e diversificará as oportunidades de envolvimento e interação
entre artistas, arte e o público. No centro do legado está o compromisso de aumentar o suporte
aos artistas que trabalham na esfera pública, reconhecendo as contribuições coletivas dos artistas
cujas obras públicas fizeram de Toronto um líder global em arte pública.
Arte Toronto

Arte em Toronto. Foto de Andre Gaulin no Unsplash

Ações de Toronto no apoio aos seus artistas na pandemia

Toronto se comprometeu a apoiar os trabalhadores mais vulneráveis ​​no setor cultural. A cidade introduziu um Fundo de Alívio Rápido, called, Akin Rent Relief Fund para artistas e trabalhadores criativos em função da perda de renda devido aos cancelamentos relacionados a COVID-19.

A cidade também auxiliou artistas e organizações artísticas na busca de uma rápida recuperação para a continuidade de apresentações e consequentemente apoiando-os na distribuição digital, com foco especial em músicos para alcançar novas oportunidades na educação artística online devido ao fechamento generalizado de escolas.

Thus, são cinco programas Federais e 15 programas locais adicionais. Visit aqui para conhecer.

Besides, várias iniciativas para a transformação digital podem ser encontradas a partir do Toronto Arts Council – órgão de financiamento da cidade de Toronto para artistas e organizações artísticas em Toronto.

Toronto

Arte de rua Toronto. Foto de Scott Webb no Unsplash

Confira alguns projetos desenvolvidos:

  • Arts In Isolation: iniciativa para oferecer aulas de arte online gratuitas e experiências culturais que pode ser desfrutada do conforto de casa.
  • Artes @ Home: colaboração entre as principais instituições de artes de Toronto, fornece conteúdo digital livre, criativo e diversificado para uma variedade de audiências que procuram experiências artísticas significativas.
  • Free Times Cafe: Evento de narrativa online ao vivo realizado no primeiro domingo de cada mês.
  • Press Play: série de 30 minutos de vídeo apresentando músicos, compositores e artistas canadenses em entrevistas e apresentações.
  • Digital Main Street A: recursos-chave que auxiliam as principais empresas de rua à medida que adotam ferramentas, tecnologias e serviços digitais.
  • Esprit Orchestra: The Musical Mind: canal com vídeos que apresentam extratos de composições, entrevistas e performances.

 

What do you think? Fique ligado no Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável. Acompanhe nossas redes!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.