Projeto Centro Sapiens faz encerramento das atividades de 2017
Evento de fechamento das atividades do Centro Sapiens com a participação do comitê gestor.
O Centro Sapiens é um projeto que visa tornar a região leste do Centro Histórico de Florianópolis em um Distrito Criativo por meio do fomento da economia criativa local bem como a revitalização urbana da região. O Sapiens Parque e a Universidade Federal de Santa Catarina são os condutores desse programa. Existe, também, um comitê gestor composto por diferentes instituições que compartilham do mesmo objetivo que o projeto: desenvolver o centro histórico. E é por essa ação sinérgica entre tais atores que a evolução do Centro Sapiens foi notável neste ano.
Ontem aconteceu o encerramento das atividades de 2017 do projeto no Cocreation Lab, pré-incubadora que compõe o Centro Sapiens. O evento teve a presença do comitê gestor, mentores, ministrantes e cocreators. Nele foram apresentadas as ações que o projeto realizou neste último ano, além do pré-pitch dos projetos incubados. Foram feitas rodas de mentoria coletiva para os cocreators com a participação dos membros do comitê gestor e dos mentores, que deram ideias e sugestões para o desenvolvimento dos projetos pré-incubados.
Em 2017, o projeto Centro Sapiens dedicou-se em estudar o cenário atual no que diz respeito ao movimento de pessoas e a sensação de pertencimento quanto ao bairro. Em cima disso trabalhou novos mecanismos de incentivar a vitalidade urbana na porção leste do Centro Histórico. Dentre tais mecanismos, foi feita uma agenda criativa específica para eventos gratuitos do centro, os quais se mostraram em maior número do que o esperado. Além disso, foram desenvolvidas três rotas – gastro-boêmia, retrô e cultural – para integrar estabelecimentos gastronômicos e criativos junto aos atrativos culturais da região. Esta abriga as principais atividades políticas e instituições públicas da cidade, importantes edifícios histórico-culturais e um número crescente de bares e restaurantes. Desta forma, a transformação pela qual o centro histórico passa é perceptível.
Nesses moldes, o projeto almeja aproximar-se cada vez mais com a comunidade e pelo engajamento de suas entidades gestoras fomentar o desenvolvimento do bairro com foco na economia criativa local. Vida longa ao Centro Sapiens!
Beatriz Maria Vicente Testoni
Latest posts by Beatriz Maria Vicente Testoni (see all)
- Série de interação com os habitats de inovação e empreendedorismo: Cool2work - 10 de Maio de 2018
- Visitando os habitats de inovação e empreendedorismo: O Sítio - 30 de Abril de 2018
- Visita aos Habitats de Inovação e Empreendedorismo de Floripa: S7 Coworking - 27 de Abril de 2018