WhatsApp Image 2019 06 17 At 21.32.53

VIA apresenta diagnóstico do ecossistema de inovação de Caxias do Sul

O grupo VIA Estação Conhecimento foi a Caxias do Sul apresentar mapeamento do ecossistema de inovação da cidade

O grupo VIA foi convidado para fazer o diagnóstico do ecossistema de inovação de Caxias do Sul. Esta é uma ação orquestrada em parceria com o Mobi Caxias e Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Dessa forma, a primeira parte da etapa foi realizada em maio e você pode conferir tudo aqui.

O Mobi Caxias é uma entidade formada por lideranças locais e regionais, entidades empresariais, sindicatos, associações, academia e pessoas da comunidade, unidas e comprometidas em prol de uma Caxias do Sul do futuro.

Assim, o diagnóstico de ecossistema já foi realizado nas cidades de Santa Maria-RS, Santarém-PA, Chapecó-SC, Blumenau-SC, Tubarão-SC e São José-SC. Dessa forma, em Caxias do Sul, o objetivo foi identificar práticas e necessidades do ecossistema local, visando principalmente, pensar a inovação como forma de diversificar e fortalecer sua matriz econômica.

Apresentação do feedback

Na tarde de segunda-feira (17/06), o grupo VIA e a ACATE, estiveram presentes na apresentação do diagnóstico do ecossistema de Caxias do Sul. Desse modo, a apresentação começou com o diretor executivo, Gabriel Sant’Ana, da ACATE, falando sobre a associação e sua atuação no ecossistema de inovação de Santa Catarina. De fato, o estado catarinense é reconhecidamente um estado inovador. Também, Florianópolis se destaca como uma cidade inovadora. Portanto, serve como benchmark para outras cidades e regiões, segundo Sant’Ana.

Apresentação do feedback

Após a exposição sobre a ACATE, o grupo iniciou a apresentação do feedback do ecossistema de Caxias do Sul. Assim, o VIA elencou os pontos positivos da cidade e os principais temas que precisam serem trabalhados e desenvolvidos. Depois da explanação, a palavra foi disponibilizada para a platéia fazer indagações e comentários sobre o material exposto. Dessa forma, perguntados sobre a concordância dos pontos elencados no ecossistema, os presentes foram unânimes sobre a veracidade dos fatos.

A partir disso, Sant’Ana sugeriu diretrizes como próximo passo para orquestração do ecossistema de inovação da cidade de Caxias do Sul. Assim, um grupo da cidade de diferentes hélices foi formado. Ainda, uma reunião foi agendada para discussão de prioridades e possíveis pontos a serem abordados pelo grupo com base no feedback.

Por fim, o grupo VIA agradece a confiança depositada pela ACATE para realizar este trabalho. Assim como, a excelente receptividade que os membros do grupo VIA tiveram na cidade de Caxias do Sul oferecida pelo grupo Mobi Caxias.

Muito obrigado a todos. Estamos à disposição para qualquer eventual necessidade.

Quer saber mais sobre ecossistema de inovação? Acesse aqui.

Quer saber tudo sobre o ecossistema de Florianópolis? Acesse aqui.

Até logo.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutorando no grupo Via-Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação, habitats de inovação e sistemas de inovação.