Mapeamento Da Indústria Criativa No Brasil 2022

Refletindo sobre conceitos da Economia Criativa a partir do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil 2022

O Mapeamento da indústria criativa no Brasil 2022, da Firjan, trouxe importantes dados sobre a economia criativa no Brasil, mostrado aqui. Todavia, o estudo vai além e traz toda uma seção de análise sobre pontos chaves na economia criativa e eu te convido para falarmos um pouco deles.

O papel da economia criativa dentro da economia do conhecimento

O estudo traz que a economia do conhecimento é quando os ativos intangíveis são a “mola propulsora” da economia, e que deixou de ser uma tendência emergente  para ser parte da economia mundial. Um destes ativos é a criatividade que, por sua vez,  é o motor da economia criativa, dessa forma, o estudo define economia criativa como:

Subconjunto das atividades e setores centrais à economia do conhecimento, tomando o conhecimento como matéria-prima e adicionando valor a esse conhecimento  por meio da criatividade técnica, estética e de negócios, na geração de produtos e serviços criativos.

Fonte: FIRJAN (2022)

O texto faz questão também de definir indústrias criativas como:

(…) intersecção entre artes, cultura, negócios e tecnologia. Elas seriam responsáveis pelo ciclo completo de criação, produção e distribuição de bens e serviços que utilizem criatividade e conhecimento como seus insumos principais (…)

Assim, a economia criativa seria as indústrias criativas acrescidas com todas as pessoas e processos criativos  que estão dentro de setores não-criativos.

Uma nova forma de enxergar os setores criativos

Que os setores criativos são diversos e, às vezes, a classificação dos mesmos leva a um criticismo, já é amplamente divulgado. Nas indústrias criativas: museus, quadrinhos, jogos digitais, filmes, esculturas e tantas outras formas possuem assento.

O estudo propõe uma nova forma de enxergar as indústrias criativas baseado na velocidade de  mudança do meio material (matérias-primas, tecnologias, infraestruturas, etc) e do meio semiótico (signos, valores, códigos).

Fonte: FIRJAN (2022)

Importante notar como cada quadrante requer atenções diferenciadas enquanto políticas públicas. Fato que é brilhantemente apresentado no estudo.

Principais desafios da Economia criativa no Brasil

O estudo também traz os principais desafios dos setores criativos no  Brasil, alertando que eles continuam os mesmos:

• Restrição do acesso ao crédito pela inadequação das instituições financeiras em agir diante dos ativos intangíveis;
  • Formação de talentos, precarização das formas de trabalho, alto número de informalidade, atuação na  área criativa de forma amadora ou como complemento a um emprego não criativo;
  • O impacto da digitalização nos novos modelos de negócios, na propriedade intelectual e nas atividades intermediárias  da cadeia de valor;

Mensurando intangíveis

O Mapeamento da indústria criativa no Brasil 2022 também aponta as dificuldades metodológicas em como mensurar ativos intangíveis, devido as peculiaridades do setor e as incertezas e riscos que envolvem o lançamento de um produto criativo no mercado. Devido a esses fatores, o estudo propõe dois métodos de valoração (John  Holden e Comissão Warwick) que levam em consideração além dos impactos econômicos já conhecidos como geração de emprego e participação no PIB, a aceitação e o impacto  para a sociedade.

Fonte: FIRJAN (2022)

Soft Power e a economia criativa

O Mapeamento da indústria criativa no Brasil 2022 aborda o conceito de Soft Power do Joseph Nye que fala sobre como a imagem de um país pode atrair, influenciar e persuadir através das sua ideias, culturas e valores.

Os EUA são bastante conhecidos  pelo seu soft power que leva sua cultura por meio de filmes, séries, livros, quadrinhos e animações. Recentemente, a Coréia do Sul tem usado a onda hallyu nesta mesma direção levando a imagem do país por meio do KPOP,  filmes e doramas.

O estudo aponta que o Brasil possui uma grande possibilidade de explorar o soft power, que hoje está muito atrelado à imagem do Carnaval. Porém, o estudo que a uma infinidade de ativos criativos  que podem ser usados para alavancar a imagem do Brasil no exterior,  tais como: a possibilidade de uma economia verde, as nossas paisagens naturais, nosso audiovisual, nossa música, nossas expressões culturais genuínas, além de produtos tipicamente brasileiros como a cachaça e o café.

Fonte: Unsplash

para mais detalhes sobre os conceitos abordados no estudo, e outros pontos que foram trazidos e não foram contemplados neste post, aconselho acessar Mapeamento da indústria criativa no Brasil 2022 e se debruçar com a riqueza de dados e informações trazidos.

Danisson Luiz dos Santos Reis

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe. Atuo há cerca de 10 anos com Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação do Conhecimento.

Latest posts by Danisson Luiz dos Santos Reis (see all)