60498821 1020143391517266 4011661726918377472 N

VIA Estação Conhecimento mapeia o ecossistema de inovação de Caxias do Sul

O grupo VIA Estação Conhecimento foi a Caxias do Sul mapear o ecossistema de inovação da cidade.

O convite ocorreu por meio de uma ação do Mobi Caxias com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). O Mobi Caxias é uma entidade formada por lideranças locais e regionais, entidades empresariais, sindicatos, associações, academia e pessoas da comunidade, unidas e comprometidas em prol de uma Caxias do Sul do futuro.

O diagnóstico de ecossistemas já foi realizado nas cidades de Santa Maria-RS, Santarém-PA, Chapecó-SC, Blumenau-SC, Tubarão-SC e São José-SC. Dessa forma, em Caxias do Sul, o objetivo foi identificar práticas e necessidades do ecossistema local, visando principalmente, pensar a inovação como forma de diversificar e fortalecer sua matriz econômica.

Entrevistas e visitas

Para tanto, o VIA desembarcou na cidade na terça-feira (14/05) para realizar entrevistas com os principais atores da cidade na Câmara da Indústria e Comércio (CIC). Assim, as entrevistas transcorreram durante três dias. Portanto, participaram das entrevistas importantes agentes de inovação da cidade, como: Juremir Milani, presidente da Trino Polo; Daniel Gregol, Gestor de Recursos Humanos da empresa PROMOB; Thiarley Macedo, diretor executivo da Entrry software; Claudio Meneguzzi Jr., fundador e reitor da Uniftec; Joel Goulart Junior, diretor regional do Grupo RBS; Denis Chidem, reitor da FSG; Alexandre Tessari, líder de Inovação na empresa NoVoo – reinvenção contínua; Márcio Biazus, diretor regional da SEPRORGS; Emílio Andreazza, secretario municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego; Grasiela Tesser, Coordenadora da Diretoria de Inovação da CIC; e, Fernando Gonçalves, diretor da CIC.

Além disso, foram visitadas pela equipe, as principais empresas da cidade, como Marcopolo e Randon. Dessa forma, na Marcopolo, a entrevista foi realizada com Petras Santos, Head de inovação. Por sua vez, o entrevistado na empresa Randon foi Daniel Martin Ely, diretor de planejamento e recursos humanos. O habitat de inovação da cidade também foi visitado, a OCA Coworking. Confira os principais momentos do diagnóstico nas fotos abaixo:

No âmbito da hélice do conhecimento, a Universidade de Caxias do Sul recebeu a visita da equipe na sexta feira. Dessa maneira, quem nos recebeu foi Reitor Evaldo Kuiava. Assim como, estavam presentes, os professores Dr. Enor Tonolli Jr., coordenador do projeto TECNOUCS, e a professora Flávia Fernanda Costa, coordenadora pedagógica. Por fim, ao Sebrae de Caxias do Sul, coube a última visita da rodada de entrevistas, com o gerente regional Claúdio Peiter.

Workshop de mapeamento

Após as rodadas de entrevistas, o VIA realizou o workshop de mapeamento do ecossistema de inovação de Caxias do Sul. Dessa forma, a atividade aconteceu no evento Mind7startup. Assim, no workshop se fizeram presentes cerca de 25 pessoas. Dessa maneira, foram mapeadas todas as hélices: conhecimento, empresas, sociedade civil, habitats de inovação, público, institucional e fomento. Além disso, também foi possível mapear as principais práticas e necessidades do ecossistema de forma colaborativa pelos atores.

Assim, o workshop ocorreu com todos os grupos engajados em identificarem as ações práticas dos atores da cidade. Após a finalização das atividades, o grupo VIA agradeceu a participação de todos. Além disso, se comprometeu a fazer a devolutiva do diagnóstico por meio da apresentação de feedback que ainda será agendada. Dessa maneira, todos que participaram do workshop estão convidados para assistirem a apresentação de feedback.

Por fim, o grupo VIA, agradece ao acolhimento recebido na cidade, principalmente ao grupo MOBI Caxias e a ACATE, e reitera seu compromisso em ajudar a desenvolver o ecossistema de inovação da cidade.

Para saber mais sobre ecossistemas de inovação, acesse: link.

Quer ficar por dentro das terminologias utilizadas sobre inovação? Acesse: link.

#GO #GO #GO Caxias.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutorando no grupo Via-Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação, habitats de inovação e sistemas de inovação.