Coworking que impulsiona a economia criativa
Antes de falarmos sobre coworking na economia criativa, separei algumas matérias que especificam um pouco mais sobre os habitats de inovação e a economia criativa.
Refletindo sobre conceitos da Economia Criativa a partir do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil 2022.
Uma série de habitats de inovação para uma leitura dinâmica.
Falaremos neste post sobre um espaço de coworking que fomenta a economia criativa na capital catarinense, que, de um lado, por meio de sua estrutura física vislumbra a criatividade e a inovação e de outro, é um ambiente propulsor para a promoção da atração e interação entre os criativos, fomentando a cocriação numa concepção orgânica.
Em uma visita realizada pelo team VIA na costa Leste da ilha de Florianópolis, identificamos o Tarrafa coletivo.criativo (@tarrafacoworking).
Esse ambiente chamou nossa atenção pela conexão com a economia criativa, o resgate à cultura açoriana advinda das raízes de seus fundadores e pelo seu nome “tarrafa”, que segundo seus proprietários simboliza a criação de uma rede de conexões vivenciada pelos “tarrafeiros” (nome dado carinhosamente aos criativos que utilizam dos espaços desse coworking), possibilitando assim, troca de conhecimento e experiências nesse ambiente de networking.
Segundo Paty Aro, colaboradora deste habitat: “O Tarrafa não é apenas de locação, mas um espaço que aflora a criatividade, entre um link de inovação e cultura, gerando uma rede comunitária de diversidade.”
Além de ser um espaço que conecta diversos profissionais da economia criativa, o Tarrafa desenvolve em suas atividades, projetos e programas que extrapolam suas paredes e vidraças, como o programa TALK, DRINK and JAM no canal do YouTube, cujo objetivo é um TALK para expandir conhecimentos, alguns DRINKS para quebrar o gelo e brincar com a vida e uma JAM musical, para fazer todo mundo vibrar na mesma frequência.
Outro projeto que está para ser lançado neste ano em parceria com um “tarrafeiro” é o curso de língua Guarani. Será utilizado dos espaços do coworking para capacitar pessoas nessa língua, promovendo inclusão social por meio da diversidade cultural existente nesse ambiente criativo. Importante destacar que toda arrecadação desse projeto será revertida para a aldeia Amaral Mymba Roka (Lar dos pássaros), localizada próximo a Florianópolis.
Outra promoção que atrai o olhar dos criativos em parceria com o coworking, são os podcasts conectados ao surfe. O programa apresenta para os surfistas, os principais locais para prática do esporte, entrevistas com pessoas renomadas, novidades do mundo do surfe, matérias e postagens, campeonatos, histórias locais, nacionais e internacionais que impactam à comunidade, atraindo diversos entusiastas para a cultura praiana.
As pessoas que vêm para o Tarrafa hoje, segundo Paty, querem respirar a criatividade do sul da ilha, criar conexões com outros profissionais da economia criativa e sentir um pouco da cultura da região. A conexão entre as várias áreas profissionais promovido pela diversidade cultural e impulsionado por um ambiente que exala criatividade, atrai e fomenta novos arranjos da economia, sendo uma importante ferramenta na construção de uma identidade criativa local.
Eai, gostaram dessa visita?
Entenderam um pouco do quão diversificado e pujante para a economia criativa um coworking podem ser?
Agora, não esqueçam de seguir nossas redes sociais @estacaovia e até a próxima.
Ricardo Silvestro
Latest posts by Ricardo Silvestro (see all)
- Incubadora VIA Júnior encerrou o segundo ciclo de incubação - 15 de Julho de 2024
- Incubadora VIA Júnior em rota para o Pitch Day - 19 de Junho de 2024
- Primeiras atividades da Incubadora VIA Júnior no ciclo 2024/1 - 6 de Maio de 2024