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Cidades Inteligentes e Empreendedoras

Está chegando eventos como o Smart City Expo World Congress, o CICLO VIA – Cidades Inteligentes e Inovação Social e também é a semana Global de Empreendedorismo! Para começar com o pé direito apresentamos a dissertação de um dos membros da VIA!!!!

Pesquisa desenvolvida pela doutoranda Ágatha Depiné destacou o potencial de Florianópolis como cidade inteligente e teve como objetivo compreender os fatores de atração e retenção da classe criativa à capital catarinense. A pesquisa foi orientada pelo Dr. Eduardo Costa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e foi desenvolvida junto ao Laboratório de Cidades Humanas Inteligentes – LabCHIS.

Florianópolis destaca-se das demais cidades brasileiras como referência de ambiente empreendedor e se sobressai principalmente em capital humano e inovação, tendo se apresentado nos últimos dois anos como a capital brasileira com os índices mais altos nestes dois determinantes, conforme o Índice de Cidades Empreendedoras da Endeavor.

A classe criativa é composta por profissionais que agregam valor econômico por meio da sua criatividade e a presença dessa classe apresenta-se como um meio efetivo para melhorar o desenvolvimento regional, por meio da inovação e outros desdobramentos ligados à economia criativa. O capital humano é um fator decisivo para o desempenho e o desenvolvimento urbano, tornando essencial atrair e também reter pessoas inteligentes, talentosas e criativas às cidades.

A pesquisa foi conduzida por uma abordagem quantitativa de cunho exploratório e descritivo e os dados foram coletados através de uma survey. Como principais resultados, verificou-se que os principais fatores de escolha da classe criativa pela cidade foram respectivamente as oportunidades de educação e aprendizagem, relacionamentos pessoais, mercado de trabalho e razões profissionais, meio ambiente agradável e amenidades naturais e paisagens.

 

Entretanto, os fatores de escolha da classe criativa pela capital catarinense se diferenciam em relação à atração e retenção no que diz respeito à ordem de escolha por fator, enquanto os fatores principais permanecem os mesmos. Diante disso, a presente pesquisa contribui empiricamente com o tema fornecendo um panorama da classe criativa na capital catarinense, tema este que ainda carece de pesquisas para elucidar diversas questões. Apesar de seus resultados não poderem ser generalizados, podem servir de ponto de partida para pesquisas futuras acerca do tema.

 

A pesquisa está disponível na íntegra no link: http://btd.egc.ufsc.br/?p=2138

 

 

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