Leitura sugerida: “Conhecendo as Cidades Criativas do Brasil”
Recentemente, mais um e-book foi publicado no site do VIA Estação Conhecimento. Desta vez, a temática foi sobre as cidades criativas, com foco nos casos brasileiros, reconhecidos até o ano de 2021. Siga nesta leitura para saber mais sobre o e-book “Conhecendo as Cidades Criativas do Brasil” e, em seguida, acesse-o clicando aqui.
Quais cidades brasileiras estão na Rede de Cidades Criativas?
A Rede de Cidades Criativas (Creative Cities Network) foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e reconhece que as cidades, de todo o mundo, podem se inserir em sete campos criativos, isto é, Artesanato e Artes Populares, Artes Midiáticas, Filme, Design, Gastronomia, Literatura e Música.
Doze cidades brasileiras possuem o título de cidade criativa reconhecido pela UNESCO. São elas: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), na temática de design; Salvador (BA) e Recife (PE), na categoria de música; João Pessoa (PB), no grupo de artesanato e artes populares; Santos (SP), no tema de filme; e Campina Grande (PB), no seguimento das artes midiáticas.
As primeiras cidades brasileiras a participarem deste seleto grupo foram Florianópolis e Curitiba, no ano de 2014. Nos anos seguintes, novas cidades do Brasil foram inseridas no grupo, recebendo, assim, um reconhecimento internacional. Recife e Campina Grande são as cidades que possuem inserção mais recente ao grupo, feitas em 2021.
Do que trata a leitura recomendada?
O e-book “Conhecendo as Cidades Criativas do Brasil” destina-se àqueles que possuem interesse em conhecer com maiores detalhes as cidades criativas do Brasil e algumas ações de economia criativa feitas nestes centros urbanos. O objetivo da publicação foi celebrar a realização do “I Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável”, ocorrido em 2021. Constitui-se como um material rico em exemplificações de práticas reais das cidades brasileiras, por meio do qual se compreende a importância das cidades criativas para o crescimento social, econômico, cultural e inovador dos territórios.
A partir de uma leitura dinâmica e de fácil compreensão, este livro virtual é organizado conforme os grupos criativos, iniciando pelos casos do campo da gastronomia, o qual possui a maior quantidade de cidades brasileiras. Cada uma das dozes cidades criativas é apresentada a partir de suas características principais, como história de criação, atores envolvidos, atividades realizadas, público alcançado, setores e atividades abrangidos, eventos realizados, dentre diversas outras informações.
O Brasil faz jus aos títulos recebidos, pois as cidades brasileiras buscam cumprir, na prática, a missão da Rede de Cidades Criativas em colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos de desenvolvimento e cooperar ativamente em nível internacional.
Acesse também as seguintes sugestões de leitura e saiba mais sobre as cidades criativas:
- O ambiente das cidades criativas: da arte à participação.
- Cidades Criativas no Brasil.
- Novas cidades brasileiras na Rede de Cidades Criativas.
Juliana Duarte Ferreira
Latest posts by Juliana Duarte Ferreira (see all)
- II TCDS: Relembre o segundo dia do evento - 18 de Setembro de 2023
- II TCDS: Relembre o primeiro dia do evento - 13 de Setembro de 2023
- II TCDS: Painéis nacionais e internacionais - 14 de Agosto de 2023