Experts Corner 840×440

O que é placemaking?

Placemaking como ferramenta para melhoria de espaços públicos!

O termo placemaking, pode ser traduzido para o português como “fazer lugares”. Nesse caso, os lugares são espaços públicos, em que a interação entre as pessoas e com a cidade é estimulada. Assim,  caracteriza-se como um conjunto de ferramentas utilizadas para melhor um espaço, seja ele um bairro, uma rua, uma escola. Nesse sentido, para isso, o cidadão é envolvido em todas as etapas do projeto, sendo ele o principal protagonista da ação.

Fonte: <https://r8v2pbjhxd-flywheel.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2014/01/Marin-Community-San-Rafael-Street-Painting-300×200.jpg>

Para HEEMANN e SANTIAGO:

Um processo bem sucedido de Placemaking cria valor em cima dos ativos da comunidade, das suas inspirações e de seus potenciais, desenvolvendo espaços públicos que promovam saúde, felicidade e bem estar para as pessoas.

Assim, o placemaking tem sua origem da participação comunitária, em que os cidadãos se unem para melhorar determinada região. Dessa forma,  surge para inspirar as pessoas a usarem a a criatividade para reinventar coletivamente espaços públicos, criando senso de pertencimento. Ademais, o processo colaborativo fortalece as relações dos participante.

Fonte: <https://www.planetizen.com/files/images/Mural_Primary.jpg>

Mais do que apenas promover melhor design urbano, placemaking facilita padrões criativos de usar, prestando especial atenção aos aspectos físicos, culturais e sociais identidades que definem um lugar e apoiam sua evolução contínua (Project for Public Spaces).

Confira aqui nosso post sobre um exemplo de placemaking em Barcelona!

Veja aqui nosso post sobre parklets nas cidades!

REFERÊNCIAS

HEEMANN, J.; SANTIAGO, P. C. GUIA DO ESPAÇO PÚBLICO PARA INSPIRAR E TRANSFORMAR. Disponível em: <http://www.placemaking.org.br/home/o-que-e-placemaking/guia-do-espaco-publico/>

PLACEMAKING What if we built our cities around places?. Project for PUBLIC SPACES.

 

 

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.