Chinmay Mishra L9GI5bE1ob0 Unsplash

Os espaços públicos de Barcelona

A mobilidade a pé e transporte público aliadas aos espaços públicos em Barcelona

A cidade de Barcelona, capital da Catalunha recebe muitos turistas todos os dias e é conhecida por sua qualidade de vida e seu sistema de mobilidade urbana. Bem como, possui diversos espaços públicos de lazer integrados a malha urbana.

A mobilidade a pé é outro fator determinante para a qualidade de vida dos que la habitam, ruas em que os carros são colocados em segundo plano são comuns na cidade, como nas ruas da Ciutat Vella (cidade velha). Dessa forma, espaços de calçadas amplos com áreas de estar são vistos nas principais avenidas de Barcelona (Avenida Diagonal, Passeig de Gracia, Passeio Gaudí, La Rambla, Vila Olimpica, Parc de La Barceloneta, Passei de San Joan, Rambla de Poblenou).

Além disso, nas praças, parques públicos e passeios é possível visualizar elevado número de bancos e áreas livres para conversar, descansar, jogar, mesas de pingue-pongue, brincar, praticar esporte, andar de bicicleta, entre outras atividades.

Conheça aqui mais um espaço público de Barcelona: Superblock Poblenou!

Um dos mais famosos parques da cidade, o Parc de La Ciutadella, possui um público bastante diverso. Dessa forma, na área de entrada, próxima ao Arc de Triomphe recebe muitos turistas, com vendedores de lembrancinhas, bolhas de sabão, pessoas batendo fotos. A medida que se vai adentrando o parque, o público local toma conta, com cachorros passeando, pessoas praticando exercícios físicos, crianças, famílias fazendo piquenique. Logo, é um local de passagem próximo ao centro, com aspectos turísticos, mas também de repouso e de práticas vinculadas a cultura local e rotina dos habitantes de Barcelona.

Outro aspecto verificado nos principais espaços públicos  é o acesso estar próximo a pontos de ônibus, estações de metrô, além de comércios e espaços culturais. Assim, o fluxo de pessoas é maior o que traz maior segurança aos que utilizam os espaços.

Quer conhecer mais sobre Barcelona? Acesse aqui nossos posts sobre!

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)