Bairro Maboneng

Volta ao Mundo com os Distritos Criativos: Maboneng, Joanesburgo, África do Sul

Olá leitores do VIA. Estamos dando início a uma nova série de publicações quinzenais denominada “VOLTA AO MUNDO COM OS DISTRITOS CRIATIVOS”. Neste primeiro post, vamos ao continente africano conhecer o pioneirismo do Maboneng, na África do Sul. Caso queira entender melhor o conceito por trás dos distritos criativos, clica aqui.

MABONENG, JOANESBURGO, ÁFRICA DO SUL

OBS: O texto abaixo foi extraído na íntegra do ebook VOLTA AO MUNDO POR MEIO DOS DISTRITOS CRIATIVOS , este pode ser lido acessado no site do grupo VIA .

Conforme Rogerson e Rogerson (2014), Joanesburgo, situada na África, procura ser reconhecida como a cidade de “classe mundial” do continente africano. Sendo assim, nos últimos anos, com o crescimento da sua economia e a diminuição da criminalidade, bairros abandonados começaram a prosperar (Plummer, 2017). Uma série de iniciativas foram montadas para ajudar o renascimento do centro da cidade como um foco comercial, industrial e recreativo (Rogerson; Rogerson, 2014). Um exemplo disso é a criação de Maboneng, um Distrito Criativo localizado na borda Leste do Distrito comercial central de Joanesburgo.

Batista (2020) expõe que a maior evidência da transformação de Joanesburgo está em Maboneng, o qual tornou-se um Distrito que atrai, cada vez mais, projetos inovadores num ambiente urbano que promove a integração e se revela atrativo para as pessoas viverem. Segundo Rogerson e Rogerson (2014), a consolidação de Maboneng como um foco criativo no centro de Joanesburgo baseou-se na criação de um estilo de vida integrado e criativo, pautado em inovação, empreendedorismo e liderança. Plummer (2017) afirma que Maboneng, como o nome faz referência,
trouxe uma nova luz para toda a cidade.

Antes, o Distrito Criativo era um bairro industrial na cidade, conhecido por ser perigoso, de forma que tanto turistas, quanto moradores evitavam frequentá-lo. No ano de 2010, um investidor imobiliário visualizou a possibilidade de transformar o local em uma região de influência, graças à oferta cultural e gastronômica local (Plummer, 2017). Assim, com o passar do tempo, as antigas fábricas e gráficas abandonadas em Maboneng se transformaram em espaços de arte, moda e cultura. Desde então, segundo Batista (2020), o bairro converteu-se numa zona urbana
animada, onde a arte e a culinária florescem.

Para a criação do Distrito, antigos escritórios de construção, armazéns e fábricas, que datam do início de 1900, foram reformados. Esse desenvolvimento rapidamente emergiu como um complexo de estúdios de arte, livrarias, boutiques, restaurante e mercado, ambientes que injetaram energia e vibração em uma parte negligenciada do centro da cidade (Rogerson; Rogerson, 2014). Atualmente, o distrito criativo possui edifícios de uso misto reconstruídos, peças de arte de rua, cafés, restaurantes, bares, lojas, galerias de arte, além de diversas outras oportunidades de entretenimento (Batista, 2020).

Segundo Batista (2020), este distrito respira sentimento de comunidade e aposta na criatividade para conectar ideias e pessoas, sendo que em 2018 a revista Forbes considerou Maboneng como um dos doze bairros mais “cool” do mundo. Para Martins (2021), o local continua sendo espaço de lazer para os moradores mais antenados de Joanesburgo, enquanto que para turistas é uma descoberta.

A partir disso, Maboneng pode ser considerado um oásis de vida, energia e criatividade em comparação com outras partes do centro de Joanesburgo, principalmente porque representa a criação de espaços de uso misto bem projetados e únicos, que incentivam aspectos como empreendedorismo, cultura, expressão criativa e design. Ainda, os desenvolvimentos que ocorrem dentro e ao redor do recinto estão se tornando reconhecidos como espaços de recreação e turismo e consumidos tanto pelos residentes locais, quanto por um número crescente de turistas.

(Alaister Russell/Gallo Images/Sunday Times)

Interessado em conhecer outros distritos criativos? você pode encontrar muita mais lendo o ebook na íntegra, ou usando nosso mapa de distritos criativos.  Caso haja necessidade de aprofundar o conhecimento sobre distritos criativos, basta acompanhar nossa série de vídeos sobre o assunto, clicando aqui. Em breve, continuamos nossa jornada.

Ótima leitura e continuem a nos acompanhar aqui no blog em nossas redes sociais!

 

Referências Bibliográficas

BATISTA, R. África Do Sul: Maboneng, o Mais Vibrante Bairro de Joanesburgo. Born Freee, 2020. Disponível em: https://bornfreee.com/africa-do-sul-mabonengvibrante-bairro-joanesburgo/. Acesso em: 22 de Dez. de 2021.

PLUMMER, T. Where to Go in Maboneng, the Coolest Neighborhood in Johannesburg. Vogue, 2017. Disponível em: https://www.vogue.com/article/maboneng-guidejohannesburg-south-africa. Acesso em: 05 de Out. de 2021

ROGERSON, C.; ROGERSON, J. Creative Districts in the Global South: Maboneng Precinct, Innercity Johannesburg. In: MARQUES, L.; RICHARDS, C. Creative Districts Around the World: Celebrating the 500th Anniversary of Bairro Alto. Breda: NHTV, 2014, p. 149-153.

The following two tabs change content below.

Danisson Luiz dos Santos Reis

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe. Atuo há cerca de 10 anos com Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação do Conhecimento.

Latest posts by Danisson Luiz dos Santos Reis (see all)