Cópia De Clarissa Stefani Teixeira.pdf Page 1

VIA realiza workshop de cidades inteligentes na fronteira

Workshop de cidades inteligentes

O workshop de cidades inteligentes foi o primeiro encontro do Desafio Fronteira Inteligente que está sendo realizado em Rivera e Santana do Livramento. O objetivo do Desafio Fronteira Inteligente é sensibilizar a comunidade sobre como tornar Rivera e Livramento um lugar mais conectado com as pessoas, atraente para viver, aprender, trabalhar e se divertir. O workshop reuniu em torno de 60 participantes de todos os segmentos, governo, empresas, academia e sociedade civil de ambas as cidades.

Durante o workshop foram apresentados conceitos de cidades inteligentes e suas dimensões: economia; educação; saúde; segurança; pessoas e comunidade; meio ambiente; cultura; mobilidade e governança. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos e relataram os desafios encontrados no dia-a-dia da fronteira. Esses problemas reais serão utilizados pelas equipes do Desafio Fronteira Inteligente que irão trabalhar em soluções para transformar Rivera e Santana do Livramento em um lugar melhor para se viver. A Figura 1 ilustra os participantes do workshop conduzido pelo grupo VIA.

Figura 1: Moradores da fronteira participam de workshop sobre cidades inteligentes

O Desafio Fronteira Inteligente

A partir do conceito de Smart Cities, está sendo proposta uma série de processos que buscam despertar o senso de responsabilidade na solução dos problemas reais enfrentados na fronteira. Essas etapas consistem em: i) identificar e validar os desafios que desejam solucionar; ii) propor uma solução para o desafio validado; iii) desenvolver um modelo de negócio para a solução criada; e, iv) apresentar a solução proposta. No decorrer do programa, ocorrerão workshops, webinars e mentorias que irão capacitar os participantes na elaboração de suas ideias inovadoras. A Figura 2 ilustra as fases da metodologia.

Figura 2: Metodogia do Desafio Fronteira Inteligente.

O projeto é financiado pela Agência de Desenvolvimento Nacional (ANDE) e possui metodologia do grupo VIA Estação Conhecimento. Participe!!!

Quem pode participar?

Poderão se inscrever no desafio as pessoas que residam nas cidades da Fronteira: Santana do Livramento-BR e/ou Rivera-UY. As inscrições devem inicialmente acontecer de forma individual via formulário. Acesse os formulários de inscrição: Formulário em português. Formulário em espanhol. A submissão da ideia pode ocorrer de forma individual e /ou por equipe.

Confira todos os critérios de inscrição:

  • Todos os participantes devem estar inscritos de forma individual;
  • Os participantes poderão ou não ter uma ideia inicial definida;
  • Os inscritos devem obrigatoriamente participar dos workshops, webinars e mentorias de capacitação propostos pelo programa Desafio Fronteira Inteligente;
  • As ideias devem estar de alguma forma relacionadas a algum dos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU, os quais serão abordados nas capacitações.

As 3 (três) melhores ideias selecionadas receberão premiações a serem definidas e mentorias para a continuidade da execução da ideia.

Próximos passos

Na próxima semana (22/09), os mentores que irão acompanhar as equipes irão receber uma capacitação sobre a metodologia VIA que será utilizada pelas equipes. E, no dia 28 de setembro, as 18 horas, será o primeiro workshop com participação das equipes.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutorando no grupo Via-Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação, habitats de inovação e sistemas de inovação.