VIA participa do Pacto pela inovação de Palmas – TO
Pacto pela Inovação de Palmas – TO é lançado na Agrotins
A 24ª Edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins, considerada a maior Feira de Tecnologia Agropecuária da Região Norte do Brasil, ocorreu nos dias 14 a 18 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas.
Além de apresentar as novidades no setor do agronegócio, o evento representou um marco para a inovação em Palmas e, em todo o estado do Tocantins. Isso, porque no dia 16 de maio, diversos atores do ecossistema de inovação assinaram o PACTO PELA INOVAÇÃO DE PALMAS – TO. O Pacto é uma iniciativa que surgiu dentro do Programa de inovação NEXUS promovido pela Agência de Inovação da Universidade Federal de Tocantins – INOVATO juntamente com o grupo VIA Estação Conhecimento – UFSC.
Objetivo do Pacto
O objetivo do Pacto pela Inovação de Palmas – TO é fomentar, articular e multiplicar ações para fortalecer o Ecossistema de Inovação da cidade, consolidando uma cultura de inovação e empreendedorismo que torne a economia local mais competitiva e inovadora, sustentável e com impacto no desenvolvimento regional e estadual.
O que foi pactuado
Os atores assinaram um documento ao qual se comprometem em estabelecer uma atuação conjunta nas ações em favor do território. As ações pactuadas são compostas por: novas ações/projetos propostos por uma entidade ou por um conjunto de entidades; ações que aportam ao fortalecimento do ecossistema e que são parte do escopo natural das entidades; expansão de ações bem-sucedidas já praticadas pelos atores; comprometimento das entidades de participação no desenvolvimento no próximo plano de ação a ser estruturado para o Ecossistema. Todas as entidades pactuantes se comprometeram a participar das ações do ecossistema, informar sobre eventos e notícias para sua divulgação.
O Evento de Pactuação
O Evento do Pacto pela Inovação de Palmas – TO ocorreu no Pavilhão do Desenvolvimento na feira Agrotins e contou com a participação de 21 atores. O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, representou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, na solenidade de assinatura do Pacto pela Inovação.
O evento iniciou com a fala do secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, que afirmou que o Pacto pela Inovação atende às recomendações do governador Wanderlei Barbosa de adotar uma política de inovação. Ele explicou que, em um dos primeiros atos, foi criado o Comitê de Governança para organizar a estrutura administrativa, visando a um melhor atendimento à população. “Quando você envolve todos os segmentos do Governo do Estado com os demais segmentos públicos e privados, é possível potencializar a capacidade do Governo de dar as respostas necessárias que a comunidade demanda. Essa iniciativa vem para colaborar com a estrutura dos órgãos públicos para melhor atender a comunidade e promover o desenvolvimento econômico e social”, salientou.
Movimento iniciado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), o reitor Luis Carlos Bovolato foi o seguinte a falar e explicou que no Pacto pela Inovação os atores participam de forma igualitária com o objetivo de aproximar e conhecer cada instituição, o que cada uma faz, potencializar ações e compartilhar soluções e iniciativas. “A partir dessa assinatura simbólica, passamos a construir um plano de ação, uma governança mínima. Tenho certeza de que, a partir do fortalecimento das relações, vamos aproveitar o potencial que temos a oferecer com vistas ao desenvolvimento do Tocantins”, comentou.
Por fim, Silon Procath Júnior, diretor da Agência de Inovação Inovato da UFT teve seu momento de fala: “além dos líderes que assinam o pacto pela inovação, cada instituição possui uma equipe, um time, que fazem o pacto acontecer. Hoje pela manhã já trabalhávamos no plano de ação do pacto com a FIETO e com a Agência Fomento, pensando e criando várias ações, e essas pessoas são muito importantes porque fazem acontecer. Então buscamos criar um simbolismo para que todas essas pessoas possam estar documentadas, esse simbolismo é a bandeira do Tocantins, então eu peço que todos aqueles que querem trabalhar pelo pacto, que assinem a bandeira e, que cada pessoa que se somar, cada um assine a bandeira, porque vai ser nosso símbolo de que todos somos importantes para o pacto pela inovação.”
Atores assinam a bandeira do Tocantins como forma simbólica de compromisso com a inovação em Palmas e no estado.
Logo em seguida, os atores foram convidados a assinar o documento do Pacto pela Inovação de Palmas – TO. Os atores que assinaram o Pacto durante o evento foram:
- Governo do Estado do Tocantins
- Universidade Federal do Tocantins
- Sebrae
- FAPT
- UNICATÓLICA
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmas
- FIETO
- Agência de Fomento
- AJEE
- UNIGGEL
- Embrapa
- FAZENDÃO
- UNITINS
- FAET/SENAR
- Fapto/ InovaFapto
- Centro de Inovação
- Vórtex Aceleradora
- ULBRA – Universidade Luterana do Brasil
Cabe destacar que demais atores podem se juntar a esse movimento e assinarem o pacto pela inovação, um movimento que é contínuo de apoio ao desenvolvimento da inovação no estado.
Atores comentam sobre a importância do Pacto
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, afirmou que construir um processo forte e sustentável de desenvolvimento econômico exige um esforço constante. Segundo ele, é um processo que envolve pesquisa, desenvolvimento e inovação. “A inovação precede o desenvolvimento econômico, por isso a importância do que está sendo pactuado aqui hoje”, explicou.
O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, destacou o ato como um momento importante, ressaltando que, quando se trata de inovação, é necessário integrar as organizações públicas, privadas e as universidades. “A partir desse momento, se constrói uma sinergia entre esses pilares e o Governo passa a ser um indutor desse processo tão importante e valoroso para o desenvolvimento do Estado. A gente não consegue desenvolver o agronegócio, o turismo e todas as cadeias produtivas sem pensar na inovação”, salientou o reitor.
A diretora regional do SENAI/TO, Márcia Rodrigues, representou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, no ato de assinatura do Pacto pela Inovação e comentou sobre a iniciativa: “Nós entendemos a inovação como um fator de sobrevivência às empresas e, por isso, incentivamos o seu desenvolvimento aqui no estado. Temos convicção que os frutos dessa união por meio do Pacto pela Inovação vão impulsionar importantes setores, como o agronegócio que tem grande potencial no Tocantins”.
Ricardo Velloso da Agência de Fomento falou exclusivamente para o VIA e relatou: “essa iniciativa com certeza vai ajudar muito o Tocantins, a se desenvolver, evoluir economicamente e socialmente, porque vai unir a força de vários segmentos, poder público, universidade, órgãos que vão fazer a melhor ação de inovação para Palmas e para o Estado”.
Rogério Ramos, diretor técnico do Sebrae Tocantins destacou, “o Pacto pela Inovação é muito importante para o Tocantins, para todas as entidades que estão nele inseridos, uma vez que, nós vamos trabalhar o maior desafio de qualquer instituição, que é a implantação da inovação, que são novas tecnologias, novos conceitos, uma série de coisas que é preciso nos juntarmos para dar melhoria a essas condições. O Sebrae está junto nesse propósito, está junto pelo Pacto, para poder dar sua contribuição e promover cada vez mais a inovação.
Programa de Inovação NEXUS em parceria com VIA
O Programa de Inovação NEXUS é uma iniciativa da Universidade Federal do Tocantins – UFT, por meio da Agência de Inovação da Universidade em consonância com sua Política de Inovação Tecnológica, Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual. O programa é realizado pelo VIA Estação Conhecimento da UFSC e possui 3 eixos:
- Mobilização interna para educação 4.0;
- Infraestrutura para inovação;
- Conexão para inovação.
O Pacto pela Inovação é uma iniciativa do eixo Conexão para Inovação e tem como objetivo estimular a conexão da UFT com o ecossistema de inovação. As seguintes iniciativas já foram desenvolvidas:
- Mapeamento do ecossistema de inovação de Palmas;
- Apresentação do diagnóstico do Ecossistema de Inovação de Palmas;
- Abertura do Plano de Ação do Ecossistema de Inovação de Palmas.
Referências
Guilherme Paraol
Latest posts by Guilherme Paraol (see all)
- Startup participante do Living Lab 5G é vencedora do Prêmio BID-FEMSA - 17 de Dezembro de 2024
- VIA Orquestra Ecossistema de Inovação de Formiga – MG - 16 de Dezembro de 2024
- Parque InovaSerra é criado – projeto foi discutido na disciplina de habitats de inovação do VIA - 17 de Junho de 2024