Ideia Empreender

Trilha empreendedora: Coloque sua ideia para rodar ainda hoje!

Muitas dúvidas podem surgir na hora de pensar em como empreender com uma ideia. Assim, nessa trilha empreendedora você vai encontrar um passo a passo com links para conteúdos exclusivos do VIA Estação Conhecimento que vão te auxiliar seguindo:

  • Ideação e Prototipagem;
  • Modelagem de Negócios;
  • Apresentando sua empresa;
  • Formalização;
  • e Próximos Passos!

Primeiro: Ideação e Prototipagem!

Ideação é a primeira etapa de muitos processos de criação de “soluções” inovadoras. De fato, muitos empreendedores têm em mente uma ideia de solução com a qual desejam empreender. Entretanto, a definição de direcionamento dessa ideia e sua aderência pelo público-alvo que se almeja pode ser um desafio.

Assim, o que muito deles não percebem é que começar pensando no problema pode ajudar a te direcionar enquanto seu projeto ainda está no campo das ideias. Dessa forma, a seguir vão algumas estratégias e ferramentas para elaborar uma melhor ideação:

1) Em vez de pensar em uma solução, que tal pensar em um “Serviço a ser feito”? Confira: Vai começar uma startup? Conheça o Job-To-Be-Done e como ele pode ajudar 

2) Sobretudo, se você estiver precisando de um empurrãozinho para ter ideias, um brainstorming pode te ajudar. Confira: 3 ferramentas virtuais gratuitas para brainstorming

3) Prototipagem das ideias é fundamental para testar aceitação daquela inovação que está sendo desenvolvida. O ciclo de “construir-medir-aprender”, apresentado no Lean Startup por Eric Ries, é central no desenvolvimento de novos negócios inovadores.

Dessa forma, entra o já popular na área do empreendedorismo “MVP” ou Mininum Viable Product (Produto Mínimo Viável). O MVP compreende a forma mais rápida de gerar feedbacks e permite testar a hipótese da proposta de valor empregando o mínimo de recursos que for necessário. Nesse sentido, confira como criar MVPs aqui: Lean Startup: o que as empresas podem aprender com as startups.

Mas, vale lembrar que o Lean Startup é uma metodologia muito mais ampla do que o ciclo “construir-medir-aprender” e a prototipação de MVPs! Portanto, indicamos também o Lançamento recente: “Guia para Aplicação da Metodologia Lean Startup” apresenta insights sobre a metodologia.

4) Por fim, quando falamos em mercado e público-alvo, empatia na ideação e prototipagem pode fazer toda a diferença. Assim, outra metodologia que pode te guiar no desenvolvimento de produtos certeiros para seus usuários é o Design Thinking.

Design Thinking é um modelo mental de natureza iterativa e totalmente flexível. Afinal, trata-se de uma abordagem que possibilita o profundo entendimento sobre as pessoas e estimula a criatividade, juntamente com etapas exploratórias de um projeto ou no desenvolvimento de uma ideia. Confira: Uma abordagem sobre Design Thinking.

Próximo passo: Modelagem de Negócios

ideias empreendedoras

Imagem: Unsplash

Para empreender com uma ideia é preciso se atentar a algo muito importante: a autossustentabilidade daquela ideia! Isto é, se quando essa ideia virar um empreendimento, ele será capaz de se sustentar por conta própria.

Para isso, a conta é universal: deve-se ter uma captação de receitas maior do que seus custos operacionais.

Pode parecer uma conta simples, mas envolve algumas variáveis que devemos estar sempre atentos, como custos e despesas fixos ou variáveis e a margem de contribuição de cada vendas.

Para saber se seu modelo de negócios é autossustável e tudo em que você precisa pensar para modelar a sua ideia como um empreendimento, confira:

1) Empreendedor: como descobrir se seu modelo de negócios é autossustentável?

Como um outro passo fundamental da modelagem, é importante pensar que um modelo de negócios envolve muito mais do que custos x receitas.

Assim, desde a sua criação, o Business Model Canvas se tornou uma ferramenta para modelagem de negócios mundialmente famosa e é unanimidade sua eficácia para este fim.

Hoje outras versões de canvas (que, traduzido na íntegra significa quadro), sejam adaptadas ou completamente repaginadas, surgiram e conquistaram alguns adeptos, principalmente por seus direcionamentos para nichos específicos.

2) Dessa forma, hoje a nossa indicação é o “Lean Canvas”. Acesse: Fugindo do tradicional: conheça o Lean Canvas.

Apresentando sua empresa

Muito comum na área do empreendedorismo, o pitch costuma ser ferramenta chave quando se vai apresentar a sua empresa para clientes, parceiros ou até mesmo investidores!

O pitch trata-se de uma pequena apresentação, geralmente de até 5 minutos com mais algum tempo para que a banca ouvinte realize perguntas e o apresentador responda. Nesse sentido, o modelo é utilizado para se “vender” a solução  e deve trazer informações sucintas e claras para chamar a atenção do público!

Confira uma lista de dicas para seu pitch em nosso post: O que é um pitch e como se faz?

Formalização: Empolgou e quer abrir sua empresa já?

Aproveita as facilidades de Florianópolis ser considerada uma das cidades mais empreendedoras do Brasil e confira nosso e-book: Abrindo uma empresa: Passos importantes para a formalização de um negócio.

E-book: Abrindo uma empresa (VIA Estação Conhecimento).

Próximos passos: ajudinha do ecossistema!

Na dúvida se você está pronto para encarar o desafio de empreender, saiba que os habitats de inovação são atores do ecossistema que podem te apoiar nesse processo!

1) Pré-incubadora: CoCreation Lab

Para negócios que ainda estão em fases de ideias o mais indicado são as pré-incubadoras – que você pode entender o que são em nosso e-book a respeito. Aqui em Florianópolis temos polo de uma das maiores redes de pré-incubadoras do país, fique de olho para se inscrever e ter o apoio do CoCreation Lab!

2) Aceleradora: 49 Educação

Definida como a primeira universidade para startups do país, a 49 Educação promete uma pré-aceleração que vai desde a ideia a captação de investimentos. O programa Startup University tem turmas em fluxo contínuo e vai guiar a construção da sua startup de forma 100% ao vivo, online e focadas em execução. Fique atento nas inscrições clique aqui.

3) Evento de imersão: Startup Weekend

Se você tem uma ideia, mas ainda não validou, ou se quer uma ajuda para aumentar a maturidade da solução, uma grande oportunidade é participar do maior evento de imersão para empreendedorismo de startups do mundo! Aproveite que vai ter uma edição já em novembro e se inscreva no Startup Weekend Floripa (lembrando que usando o cupom VIA20 há 20% de desconto no valor do ingresso!) Clique aqui e confira.

Gostou dessa trilha?

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas publicações semanais sobre empreendedorismo e inovação.

The following two tabs change content below.

Carlos Marcelo Faustino da Silva

Contador pela UFMT, se envolvia com startups desde a graduação, mas se aprofundou quando fundou e foi gestor do Núcleo Criativa da Ativa Incubadora de Empresas. Atualmente estuda e atua com ambidestria organizacional e inovação aberta, buscando melhorar o desempenho em empresas de diferentes estruturas e atuações através da colaboração para inovação. Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, integrante do VIA Estação do Conhecimento.

Latest posts by Carlos Marcelo Faustino da Silva (see all)