Header Oficial

Submeta seu trabalho no II TCDS

Olá, leitores do VIA! Conforme já divulgado, a segunda edição do Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável (II TCDS) irá acontecer neste ano, nos dias 18 e 19 de agosto, sob o lema “O Futuro é Criativo!”.

Lema do II TCDS

O tema território criativo merece agenda e espaço privilegiado de discussão científica para consolidar abordagens, teorias  e metodologias que o fundamentam. Nas últimas décadas, o tema tem sido representado como alternativa na construção de estratégias para o desenvolvimento sustentável, com alcance em distintas escalas produtivas e territoriais.

Somado a isso, a economia criativa nos territórios urbanos mundiais faz com que os territórios criativos sejam percebidos pela dinâmica econômica, cultural e social. Nota-se também o encurtamento e a intensidade entre tempo e espaço no planejamento dos territórios, na abrangência e adaptação de tecnologias e na mudança de paradigmas em ambientes reais e digitais.

Neste contexto, identificar oportunidades produtivas, fortalecer as territorialidades representadas pelos atores não hegemônicos e ampliar a complexidade tecnológica em harmonia com a sustentabilidade podem representar alternativas futuras no âmbito da dinâmica urbana. Por estes e outros relevantes motivos, o II TCDS defende a bandeira de que O Futuro é Criativo!

Chamada de trabalhos aberta

Assim como anunciado anteriormente, o II TCDS está com chamada aberta para recebimento de trabalhos, até 20 de junho. Os trabalhos podem ser em português, espanhol e inglês e devem abordar o tema de territórios criativos e serem enviados para o e-mail viaterritorioscriativos@gmail.com, em duas versões (com autoria e sem autoria). Siga o template disponível para edição do seu trabalhos e, caso precise de mais informações, acesse a chamada completa do evento.

Eixos de trabalho

Os trabalhos a serem submetidos pelos seus autores têm a liberdade para destacar os diversos aspectos e perspectivas da temática sobre territórios criativos, pautando-se em dois eixos de trabalho especificados nas imagens abaixo.

Chamada de artigos TCDS Chamada de artigos TCDS

O Eixo de trabalho 1 remete à abordagem territorial e política da economia criativa, com foco em dois grupos de trabalhos: (1) tendências para a economia criativa e para os territórios criativos (distritos criativos, cidades criativas e demais tipologias de habitats de inovação); e (2) gentrificação, repercussões do turismo criativo e Soft Power.

Já o Eixo de trabalho 2 trata de economia criativa e tecnologias, também com foco em dois grupos de trabalhos: (1) economia criativa, tecnologias 4.0 e metaverso; e (2) transmídia, intermídia e universos ficcionais.

Siga nos acompanhando aqui e nas redes sociais para saber mais sobre o evento. Também não perca o prazo de submissão dos trabalhos! Sua contribuição para a economia criativa é fundamental! Esperamos sua participação no evento, que promete importantes discussões sobre territórios criativos e desenvolvimento sustentável.

Juliana Duarte Ferreira

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento. Estuda sobre a temática de gestão da propriedade intelectual.

Latest posts by Juliana Duarte Ferreira (see all)