SGB Pocket
Os negócios de Impacto Social foram tema do evento promovido pela Social Good Brasil na terça feira (30), no Centro de Inovação da ACATE em Florianópolis. O SGB Pocket reuniu atores nacionais do ecossistema de impacto para falar sobre a influência de tecnologias, inovação e do impacto social nos negócios do futuro.
O encontro iniciou com a reflexão do porque negócios de impacto social são considerados os negócios do futuro. Claudio Sassaki, Arquiteto e Urbanista pela USP e pela Universidade de Stanford, e CEO da Geekie, iniciou sua palestra com a seguinte mensagem “Empreender é um desafio, empreender com impacto em educação é um desafio ainda maior.”, assim, explanou como sua empresa atua na oferta do “aprendizado adaptativo” no Brasil. Segundo ele, as escolas brasileiras não estão aptas a promover um ensino inteligente, ou seja, não estão preparadas para ensinar a aprender. Com base nisso, a Geekie visa personalizar o processo de aprendizagem, levando em consideração a personalidade de cada estudante. Claudio defendeu ainda que a mudança só é possível quando todos tiverem acesso às mesmas oportunidades e destacou que a educação é a maior responsável por impactos sociais e econômicos de um ambiente.
Em seguida, lideranças de cases de sucesso em negócios de impacto como: Adriana Mariano (Inovação em Cidadania Empresaria – ICE), Tomás de Lara (Sistema B), Maure Pessanha (Artemisia), Júlia profeta (Vox Capital) e Carolina de Andrade (Social Good Brasil) introduziram o painel “O estado da arte do campo de negócios de impacto social no Brasil” para discutir as formas de apoio a novos empreendimentos e negócios e de fortalecimento dos negócios de impacto no país. Posteriormente, a Empreendedora Social e Consultora de Impacto Social Derene Allen (Global Social Benefit Institute – GSBI) e a Mestre em Sustentabilidade e Inovação Social Bárbara Basso (Social Good Brasil) apresentaram o painel: “GSBI e Social Good Brasil, uma parceria do Vale para a Ilha do Silício do SGB Pocket”, e por fim foi realizado o painel: Comece agora “quem sabe faz a hora, não espera acontecer” por Thiago Farias (professor assistente), Cecília Mozzaquattro da Silva (Social Good Brasil) e Gabriela Werner (Impact Hub).
Na oportunidade foram entregues os prêmios aos finalistas do Empreendedores de Impacto. A inciativa vencedora foi o projeto para a inclusão de pessoas idosas no mercado de trabalho, chamado de “MaturiJOBS”. Em segundo lugar ficou com o “Praças.com.br”, cujo objetivo é controlar espaços públicos abandonados de forma online e promover debates participativos. Em terceiro ficou a “A TABA” que tem por finalidade incentivar a leitura para o fortalecimento da visão de mundo e da perspectiva sobre o próprio ser humano.
O evento terminou com o Happy Hour para interação entre os atores nacionais do ecossistema de impacto com chopp artesanal, pipocas e comidas orgânicas.
Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de Outubro de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de Agosto de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de Junho de 2022