5421317 Cupsantmart

Barcelona e seu exemplo de placemaking no “Superblock Poblenou”!

Pessoas são prioridade em revitalização de superquadra em Barcelona!

Com o intuito de reduzir o trafego de veículos e trazer vitalidade as ruas da cidade de Barcelona para ciclistas e pedestres, o  “Superblocks Program 2016-2019”, busca resgatar o Plano Cerdá (1860). Nesse sentido,  a primeira área de intervenção é denominada “Superblock Poblenou” e localiza-se no bairro Poblenou. Ainda, fica no distrito de Sant Martí, uma antiga zona indústrial e que hoje abriga moradias sociais.

Placemaking

Questionar, observar, opinar, ouvir, são alguns dos requisitos para se desenvolver o Placemaking. Assim, por meio de um processo colaborativo entre diversos atores, como as pessoas que trabalham, moram ou visitam o local, pode-se mapear as necessidades e desejos que as pessoas que habitam o lugar querem nele. Ainda, o placemaking prioriza em um espaço voltado para as pessoas!

Veja nosso post sobre os passos para uma cidade caminhável!

Essas informações são usadas para a criação de uma visão comum de lugar, que possibilita a implementação de mudanças rápidas que tragam benefícios imediatos para um espaço público e para as pessoas que o frequentam. Assim, por meio de um processo colaborativo, as informações encontradas são usadas para criar um espaço benéfico para todos, com base na perspectiva comum.

Logo, percebe-se a importância da participação cidadã no desenvolvimento e criação de espaços urbanos mais justos e inclusivos. Ainda, o placemaking permite um desenho urbano voltado para as pessoas, para o público que cerca aquele espaço. Assim, a estratégia permite a comunidade explorar sua criatividade e seus anseios no espaço público, além de fortalecer a conexão existente entre as pessoas e o espaços que elas utilizam.

Superblock Poblenou

Nesse sentido, em conjunto com estudantes de arquitetura a primeira etapa do processo de revitalização aconteceu com soluções de “urbanismo tático”. Assim, o urbanismo tático compreende-se em estratégias simples, de baixo custo e tempo de execução. Além disso, promove a vitalidade do espaço por meio apropriação das pessoas ao espaço público. As estratégias utilizadas nesse case foram de pinturas de sinalizações de transito, instalação de mobiliários urbanos, além da colocação de árvores.

Ainda, antigamente as ruas possuíam três pistas, além de estacionamento. Bem como, agora, o espaço do carro é de uma pista, com isso os pedestres e ciclistas ganharam maior segurança e seu espaço respeitado.

Conheça mais sobre cidades com o nosso ebook “Cidades Criativas, Inteligentes, Sustentáveis e Humanas: oportunidades a partir de livros publicados”

As árvores foram plantadas em vasos móveis e colocadas no espaço. Assim, não precisou danificar as ruas e gerar um alto custo. Ainda, com as instalações iniciais os moradores da região começaram a se apropriar do espaço e em consequência outras instalações surgiram, por meio do processo colaborativo. Logo, a segunda etapa consistiu em tornar as intervenções em permanentes com o trabalho de engenharia civil.

Dessa maneira, parques infantis, mesas de pingue-pongue, quadras esportivas, mesas, pista de corrida, espaços de estar, mercados temporários foram algumas das instalações locadas na quadra! Ademais, a atividade cultural ao ar livre é cada vez mais frequente!

Nesse sentido, a revitalização do Superblock Poblenou em Barcelona trouxe maior qualidade de vida aos moradores do local. Assim,  percebe-se o poder da participação da comunidade para revitalização de um espaço. Além disso mostra que com alternativas simples e de baixo custo os espaços podem ganhar uso e vida!

Quer conhecer as iniciativas de revitalização urbana de Santiago, Chile? Clique aqui!

Para saber um pouco sobre inovação urbana e as estratégias de algumas cidades, veja nosso post sobre!

REFERÊNCIAS

AJUNTAMENT BARCELONA. Acesso em: 28/04/2019. Disponível em:<https://ajuntament.barcelona.cat/qualitataire/en/noticia/the-poblenou-superblock-fills-with-life>.

PLACEMAKING What if we built our cities around places?. Project for PUBLIC SPACES.

PUBLICS SPACES. Acesso em: 26/04/2019. Disponível em: <https://www.publicspace.org/works/-/project/k081-poblenou-s-superblock>.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)