Img 20161231 120858154

Reuniões presenciais voltam a acontecer

No período de pandemia, as reuniões presenciais entre os integrantes do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento deixaram de acontecer. Formado por pessoas residentes em diferentes cidades e estados, o Grupo passou a se conectar virtualmente, com o objetivo de manter o funcionamento das suas atividades. Estas foram adaptadas para seguirem acontecendo da melhor forma possível, mesmo com o desafio da distância entre os participantes. Como consequência, muitos resultados positivos continuaram sendo alcançados. Relembre alguns destes resultados na retrospectiva do ano que passou.

Entretanto, depois de alguns meses de conexão virtual, na última sexta-feira, ocorreu a primeira reunião presencial do ano de 2022 do VIA Estação Conhecimento. O local deste encontro foi o prédio do Centro de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo e Tecnologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o InPETUhub, que está situado no Sapiens Parque. Além de abrigar as reuniões presenciais, este local também passou a ser um espaço de trabalho para o desenvolvimento das atividades do Grupo. Conheça mais sobre o InPETUhub e o Sapiens Parque, ambientes parceiros do VIA Estação Conhecimento, neste post.

Esta primeira reunião presencial do ano também foi o momento para alguns membros do Grupo se conhecerem presencialmente, assim como conhecerem o novo ambiente físico de encontro do Grupo. Assim como nas reuniões virtuais, este momento presencial foi bastante produtivo e permitiu avanços nas atividades.

#TeamVIA no Sapiens Parque

A importância das reuniões

Destaca-se que as reuniões são momentos significativos para os presentes, assim como para o êxito do Grupo. Isso porque servem, principalmente, para que cada integrante possa explanar para os demais sobre as tarefas que estão sendo desenvolvidas e sobre as entregas realizadas. Além disso, são vistas como oportunidades para ocorrer o compartilhamento de conhecimentos e realizar o debate de ideias. Portanto, assim que foi possível e de forma segura, as reuniões presenciais voltaram a acontecer.

Um dos objetivos de realização das reuniões entre os participantes do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento é possibilitar a troca de experiências, conhecimentos e ideias entre as pessoas. O foco está em estimular e aperfeiçoar, sempre mais e de forma efetiva, as práticas voltadas aos Habitats de Inovação e ao Empreendedorismo.

Juliana Duarte Ferreira

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento. Estuda sobre a temática de gestão da propriedade intelectual.

Latest posts by Juliana Duarte Ferreira (see all)