Design Sem Nome

Retrospectiva: O 2022 do Grupo VIA

O ano de 2022 foi um ano de desafios e reinvenções para o Grupo VIA Estação do Conhecimento (Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento – EGC – na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC). Agora que estamos prestes a adentrar um novo ciclo, temos orgulho de apresentar nossa retrospectiva com todas as ações em ensino, pesquisa e extensão.

A Pesquisa e a construção de Conhecimento

No ano de 2022, o grupo VIA publicou o conhecimento gerado pelo grupo em diversos formatos, capilarizando o conhecimento, não só no meio acadêmico, como indo além dos muros da Universidade. Foram publicados 13 livros, 01 capítulo de livro, 01 revista eletrônica, 03 publicações em congressos e 09 artigos em revistas. Todas estas publicações já disponíveis em nossos Atalhos do Conhecimento

Além disso, outros 05 artigos foram aceitos em congresso e, em breve, estarão disponíveis em nosso site. 03 artigos foram aprovados em periódicos e estão aguardando publicação e mais 11 artigos estão em fase de desenvolvimento para posterior publicação.

Destaque para o livro “Cidades e o Futuro”, disponível nesse link. Partindo de cases bem-sucedidos, o livro dialoga sobre as cidades inovadoras e os ecossistemas de inovação, abordando desde a contextualização teórica até a proposição de um modelo de desenvolvimento de um pacto para a inovação.

GRUPO via

Livro As Cidades e o Futuro

Também, especial destaque para o livro “Encontro Internacional de Territórios Criativos para o desenvolvimento sustentável”, fruto do evento homônimo que aconteceu de maneira remota no ano de 2021.

I Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável

Habitats de Inovação e o Ensino 

No ensino, o grupo VIA não poupou esforços em disseminar conhecimentos sobre habitats de inovação, cultura empreendedora e ecossistemas de inovação, tanto na graduação, como na pós-graduação. Na graduação, foram ofertadas 04 disciplinas – duas de “Engenharia e Gestão do Conhecimento” e duas de “Habitats de Inovação” – e impactaram um total de 58 alunos. Já na pós-graduação, 03 disciplinas foram oferecidas – “Habitats de Inovação”, “Ecossistemas de Inovação” e “Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica e Inovação” – impactando um total de 40 alunos.

Importante frisar que com o retorno das atividades presenciais da UFSC, as disciplinas da graduação e duas disciplinas da pós-graduação – ecossistemas e habitats de inovação – migraram para o InPETU hub, centro de inovação da UFSC localizado dentro do Sapiens Parque, permitindo assim uma maior imersão dos alunos dentro do ecossistema de inovação de Florianópolis/SC.

Outro ponto de destaque no ensino é a parceria com a FAPESC, via projeto VIA CONNECTA, que permite a modernização de nossas práticas de ensino, possibilitando meios para aplicação das metodologia “Hack the UFSC” e “Ciclo VIA”.

O “Hack the UFSC” leva os alunos da graduação matriculados na disciplina de habitats de inovação a propor soluções não-financeiras para alavancar a cultura do empreendedorismo e da inovação dentro da UFSC. Já “Ciclo VIA” permite aos alunos da pós-graduação de habitats de inovação a propor a implementação, ou melhoria, de um habitat de inovação em um território selecionadocom vistas à superação dos principais desafios para o desenvolvimento do territorial.

Disciplina Habitats de Inovação

Disciplina Habitats de Inovação

Eventos, conexões e a promoção da cultura da inovação

Em 2022, o grupo VIA organizou junto aos parceiros eventos importantes para o ecossistema de inovação do estado. O segundo semestre começou com a participação no workshop de ideação no encontro estadual de Agentes de Desenvolvimento (ADs) de Santa Catarina organizado pelo Sebrae. Junto ao Tribunal Regional do Trabalho, o VIA realizou um evento de sensibilização para inovação, que contou com cerca de 100 servidores que passaram por um processo de ideação dos desafios enfrentados no seu cotidiano.

No início de novembro, o grupo VIA marcou presença na SEPEX 2022 apresentando ao público a pesquisa e extensão realizada, além de ministrar 04 cursos com temáticas relacionadas à inovação ministradas pelos doutorandos Guilherme Paraol e Danisson Reis, e pelos mestrandos Juliana Corrêa e Carlos Faustino. Ao final daquele mês, foi vez da 4º edição do Hackathon #DesenvolveSC com cerca de 30 participantes que pensaram em soluções tecnológicas para os desafios de cidades inteligentes em Santa Catarina. 

Grupo VIA

Grupo VIA na SEPEX 2022

Além destes momentos, o grupo  VIA organizou e realizou 06 eventos no ano de 2022, que contaram com um total de 1.069  participantes. Estes eventos abordaram sobre diferentes assuntos, como experiências em ecossistemas de inovação, educação empreendedora, universidade empreendedora, habitats de inovação, entre outros.

Dentre estes eventos, destaca-se o “Painel Experiência em Ecossistemas de Inovação – 2ª edição”, no qual participaram 85 pessoas. O evento foi conduzido por três painelistas que apresentam sobre as experiências, a história e as características dos ecossistemas de inovação em que estão inseridos, isto é, o Ecossistema de Inovação de Alagoas, o Ecossistema de inovação de Mafra (SC) e o Ecossistema de Inovação Binacional Área B – Santana do Livramento/Riveira. Também foi realizado o “Painel A Importância dos Atores e suas Interações em Ecossistemas de Inovação”, que contou com três atores protagonistas em seus ecossistemas de inovação, Arthur Gibbon (presidente da REGINP e parque tecnológico Oceantec – FURG – Rio Grande/RS ), Rodrigo Décimo (vice-prefeito de Santa Maria e articulador do distrito criativo Centro Gare) e, Daniel Leipnitz (Presidente do Sapiens Parque). O evento tem 224 visualizações no canal do youtube VIA Estação Conhecimento. 

Além dos eventos organizados pelo grupo VIA, houve a participação em eventos nacionais e internacionais. No Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CIKI) 2022 foram apresentados artigos científicos de forma remota e presencial apresentando as conexões entre a gestão do conhecimento e os habitats de inovação. Também houve visitas ao ecossistema de inovação de Monterrey – México, onde ocorreu o evento, com a presença do doutorando Ricardo Silvestro. 

Grupo VIA

Grupo VIA participando do CIKI 2022.

Na 2a edição do Congresso ibero-americano interdisciplinar de economia Criativa (CIEEC), o grupo VIA esteve presente de forma online, além de apresentar artigo acadêmico apresentando a comparação do desenvolvimento entre os distritos criativos localizados na América do Sul e os encontrados na Península Ibérica.

Os membros do grupo também marcaram presença na 32ª Conferência Anprotec, por meio da apresentação online de 03 artigos acadêmicos e 02 estudos de caso que tinham como temas: a evolução do ecossistema de inovação brasileiro; o mapeamento dos desafios e oportunidades dos distritos criativos brasileiros; demonstrar a implementação de living labs em Santa Catarina; e apresentar o case da metodologia “Hack the UFSC”.

Grupo VIA

Grupo VIA na Conferência Anprotec 2022.

Projetos, extensão e a conexão “além dos muros da Universidade”

Orquestração de Ecossistemas de Inovação

Em 2022, o grupo VIA Estação Conhecimento atuou em conjunto com diversas cidades realizando diagnóstico do ecossistema de inovação e auxiliando os atores locais na proposição de soluções colaborativas para melhorar seus territórios. O projeto rodou nas cidades de Maceió – AL, Xanxerê – SC, Mafra – SC, Rio Grande – RS, Lucas do Rio Verde – MT e Jaraguá do Sul – SC. Ao todo foram realizados 22 workshops e cerca de 80 entrevistas, envolvendo aproximadamente 240 atores. Nas cidades de Xanxerê – SC, Mafra – SC, Rio Grande – RS, Lucas do Rio Verde – MT o grupo VIA atuou em parceria com o programa cidade inovadora, que visa desenvolver ecossistemas de inovação. O percurso para o mapeamento e orquestração do ecossistema de inovação, resultante de uma metodologia VIA, segue cinco fases, que são o reconhecimento, o diagnóstico, o feedback, o alinhamento e o plano de ação. Estas fases são desenvolvidas pelo VIA em parceria com os atores locais, visando, ao final de cada projeto, ajudar a orquestrar o ecossistema de inovação para produzir maiores e melhores resultados.

Reunião de apresentação do plano de ação do ecossistema de Maceió/AL.

Distritos Criativos e de Inovação

Em 2022, dando continuidade ao projeto Estreitar de 2021, sob a liderança da  ACIF, houve a implementação da metodologia do grupo VIA para a formação de novos distritos, criativos ou de inovação, no território da cidade. Durante os meses de março a julho, foram propostos 03 novos distritos criativos, localizados no centro, na lagoa da Conceição e no Campeche; e 02 novos distritos de inovação, localizados em Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, e nos Ingleses. O projeto culminou com o lançamento dos distritos dentro da programação do Floripa Conecta.

Ainda em 2022, um projeto do grupo iniciado em 2021, materializou-se com o lançamento oficial do Distrito Criativo Centro-Gare, localizado na cidade gaúcha de Santa Maria. Projeto este que ainda estamos colaborando no desdobramento das ações para o território e que pode ser acompanhado aqui. Ainda no aspecto dos distritos criativos, o grupo VIA, em parceria com a TV UFSC, lançou uma série de episódios do Estação Conhecimento focado nesta tipologia urbana que pode ser conferida aqui.

Living Lab SebraeHub

Em mais uma parceria de sucesso do nosso ecossistema, o grupo VIA em conjunto com o Sebrae SC no âmbito do programa SebraeHub SC, está aplicando sua metodologia no Living Lab SebraeHub SC. O objetivo de um Living Lab é proporcionar suporte para testes, avaliações e validações de suas soluções inovadoras (produtos, serviços ou processos). O Living Lab cria condições para aprimorar as soluções com a experiência de uso dos clientes, ao mesmo tempo em que a solução ganha visibilidade. Além da sociedade, a qual pode se beneficiar dessas soluções, os possíveis clientes diretos dessas empresas, como o setor público ou o próprio setor privado, são capazes de verificar os possíveis resultados antes de uma contração ou compra.O Living Lab SebraeHub SC visa selecionar empresas para solucionar desafios de GovTech, Turismo e Agronegócio das prefeituras catarinenses. O projeto conta com o apoio da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA). Após passarem pelo processo de seleção, 08 empresas foram selecionadas para começarem a implantação das suas soluções em janeiro de 2023. As empresas são: TuristaRV; Avaliando Brasil; Zapform; Toordata Inteligência Turística; Corpia; Smart Tour Brasil; RDO APP; AddedLab Inovação em Governo. 

Jogos – Gamificando o ensino; 

Durante o ano de 2022, o grupo VIA desenvolveu no âmbito das disciplinas de “Engenharia e Gestão do Conhecimento” quatro novos jogos de tabuleiro para utilização em sala de aula e em suas dinâmicas de inovação. Os jogos criados foram:  

  • ConhecimentoS;
  • Dúvido;
  • Escape da Falência;
  • Business Game;

Frisa-se que esse jogos foram criados pelos discentes da disciplina a partir de metodologia desenvolvida pelo grupo a fim de criar estratégias de gamificação em sala de aula para disseminação do conhecimento. Além destes, também foram criados para fixar conteúdos na sala de aula, seja graduação ou pós-graduação, os jogos:

  • Ecossistema de inovação;
  • Atores do ecossistema de inovação;
  • O jogo da Inovação;

Conexões nacionais e internacionais

O grupo VIA também recepcionou visitas técnicas e conectou atores parceiros com o ecossistema de inovação de Florianópolis – SC. Uma comitiva de Santa Maria – RS, parceria do VIA na implantação do Parque Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria foi recepcionada pela equipe e durante dois dias recebeu capacitação e visitou os locais inovadores da cidade, como Centro de inovação ACATE Primavera, Incubadora MidiTec, Sapiens Parque, Cocreation Lab e Instituto Senai de Inovação. 

Grupo VIA

Grupo VIA recepciona visita técnica da UFSM

Entre 16 e 21 de outubro o grupo VIA Estação Conhecimento participou de uma missão promovida pelo Cidade Inovadora em Medellín – Colômbia. Foram dias imersivos e de muito conhecimento em uma cidade que se transformou socialmente e economicamente por meio da inovação. A partir da missão, foi possível conhecer a trajetória da cidade e a importância da união de todos os atores para promover o desenvolvimento e mudar a realidade baseada no medo para um sentimento de confiança e pertencimento. Saiba mais aqui.

Grupo VIA

Grupo VIA no Centro de Inovação Ruta N

O reconhecimento do trabalho do grupo VIA pelo ecossistema de inovação

Um dos grandes destaques de reconhecimento para o grupo VIA em 2022 foi o primeiro lugar no Prêmio Arcelor.Mitta na categoria “Academia em Inovação Aberta SC”. A premiação faz parte do iNO.VC, programa de inovação digital para o segmento de Aços Planos da ArcelorMittal, criado para conectar startups, empresas, academia e parceiros aos desafios e oportunidades de negócios da ArcelorMittal. O Prêmio foi criado como um incentivo ao ecossistema de inovação e um reconhecimento aos que se destacam na transformação digital no Espírito Santo e Santa Catarina.

Grupo VIA

Uma retrospectiva dos números em geral

Para finalizar a retrospectiva de 2022 , apresentamos um panorama geral de mais alguns números que contribuíram para o sucesso do Grupo VIA em mais um ano. Foram organizados 07 eventos, impactando 1222 pessoas; 2 desafios de inovação com o envolvimento de 300 pessoas;  46 workshops envolvendo 860 pessoas; atuação em 11 projetos; 10 palestras realizadas pelo grupo, impactando 643 pessoas. Além disso, houve o mapeamento e a ativação de 10 ecossistemas de inovação. Também foram desenvolvidas 03 metodologias novas. Houve a participação em 20 eventos diferentes. Alguns integrantes do time VIA realizaram 02 viagens para cidades brasileiras e 02 cidades internacionais totalizando 06 ambientes de inovação visitados pela primeira vez. Ainda, houveram algumas participações na televisão e youtube.

Em uma retrospectiva da presença do grupo VIA nas mídias sociais, foram publicados 120 posts no nosso blog oficial,  além de 80 posts no Facebook e 76 no Linkendin. Ainda, alcançamos a marca de 481 inscritos em nosso Youtube e 2.524 seguidores no Instagram. Falando em Youtube, foram publicados 15 vídeos, que somente esse ano juntos  possuem 1049  visualizações.

Por fim, a integração do grupo VIA com outros atores do ecossistema de inovação permaneceu forte em 2022. A seguir destacam-se algumas Redes nas quais o nosso time fez parte:

  • Rede de Economia Criativa de Florianópolis;
  • Rede Iberoamerica de Economia Criativa;
  • Grupo de Trabalho em Transformação Digital (CIGA);
  • Rede de Monitoramento Cidadão;
  • Triple Helix;
  • Comitê Fundo de Inovação de Florianópolis;
  • Participação no Conselho Consultivo do Sapiens;

 

Com muito orgulho, essa foi a retrospectiva das ações do VIA Estação Conhecimento no ano de 2022. Para o próximo ano, seguiremos na missão de fortalecer os ecossistemas e habitats de inovação por meio de soluções baseadas em pesquisa científica. Esperamos que todos que nos acompanharam até aqui estejam conectados conosco em 2023!

Coautor Guilherme Paraol de Matos

Doutorando no PPEGC (UFSC) e membro do grupo de pesquisa VIA – Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação. Atua nos projetos de mapeamento, ativação e orquestração de ecossistemas de inovação.

The following two tabs change content below.

Danisson Luiz dos Santos Reis

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe. Atuo há cerca de 10 anos com Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação do Conhecimento.