Pitch Hack The UFSC

Pitch Hack the UFSC 2023/1

Na sexta feira (30/06/2023), os alunos por meio de um Pitch Hack the UFSC, buscaram defender ideias dentre os desafios elencados, para tornar a universidade mais empreendedora e inovadora. Após as apresentação finais, o Hack the UFSC chega ao fim e completa mais uma edição, com várias proposições de melhorias para a universidade, por meio de planos de ação construídos pelos próprios alunos, embasados por uma metodologia do VIA Estação Conhecimento.

Os alunos da disciplina optativa Habitats de Inovação entregaram um plano de ação para tornar a UFSC mais empreendedora e inovadora com base nos desafios levantados a partir das dimensões do Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE): Inovação, Extensão, Cultura empreendedora, Capital Financeiro, Internacionalização e Infraestrutura.

A disciplina

A disciplina de Habitats de Inovação iniciou abordando o tema inovação e habitats de inovação com diferentes metodologias de ensino para que os alunos pudessem absorver o conteúdo de maneira inovadora como pode ser visto aqui.

Prototipando com Atto

Depois de abordar essas temáticas, a disciplina parte para a metodologia Hack The UFSC que propõe realizar um placemaking universitário para fomento do empreendedorismo e inovação a partir da prática dos habitats de inovação, projeto que tem apoio da Fundação da Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC).

Hack The UFSC

Os alunos são contextualizados sobre o conceito de Universidade Empreendedora e apresenta-se como o RUE é elaborado a fim de que os alunos entreguem um plano de ação de como tornar a UFSC mais inovadora e empreendedora a partir das dimensões do ranking.

Assim a primeira etapa é o levantamento de desafios. Nesse semestre, os alunos se basearam nas percepções coletadas na turma passada, na percepção deles, nas 255 respostas ao formulário Hack The UFSC além de respostas realizadas pelos grupos, por meio de entrevistas com alunos da universidade, totalizando mais de 350 desafios.

Hack the UFSC

Após essa etapa, os alunos foram mentorados para ajudar  na definição dos problemas levantados, cada grupo tinha um mentor e com o auxílio do canvas identificaram os principais desafios da dimensão trabalhada.

Mentores Hack the UFSC

Os mentores que colaboraram foram: Izabelly Friedrich, Laura Pertile, Joelias Silva Pinto Júnior e Jaqueline Lopes.

Na etapa seguinte os alunos idearam soluções e realizaram um benchmarking para propor soluções para cada desafio levantado que também foram definidas com a ajuda dos mentores.

Fase de Ideação - Hack the UFSC

Fase de Ideação – Hack the UFSC

Após isso, os alunos elaboraram um plano de ação com o passo a passo para colocar em prática a solução encontrada e apresentaram por meio de um Pitch Hack the UFSC, nesta sexta feira (30/06), à uma banca externa para avaliação composta por Geraldo Campos, Juliana Côrrea e Gabriela Squariz.

Pitch Hack the UFSC - Banca avaliadora

Pitch Hack the UFSC – Banca avaliadora

Os grupos mais bem avaliados foram respectivamente: Inovação, Internacionalização, Cultura Empreendedora e Extensão.

Pitch Hack the UFSC - Inovação

Pitch Hack the UFSC – Inovação

Pitch Hack the UFSC - Internacionalização

Pitch Hack the UFSC – Internacionalização

Pitch Hack the UFSC - Cultura empreendedora

Pitch Hack the UFSC – Cultura empreendedora

Pitch Hack the UFSC - Extensão

Pitch Hack the UFSC – Extensão

Todos os grupos foram vencedores, pois, além da interação ao longo da disciplina, caminhando por uma trilha do conhecimento entrelaçada com as tipologias de habitats de inovação, conseguiram também, por meio da metodologia proposta, construir soluções para a UFSC por intermédio dos desafios identificados na prática, colaborando diretamente para edificação uma universidade mais inovadora e empreendedora, impulsionando os índices desta instituição.

Ricardo Silvestro

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC e Pesquisador Grupo VIA Estação Conhecimento. Experiência como consultor de empresas, influenciando os processos de Incubação, consolidando ideias e negócios.