Ruas completas: o que são e as iniciativas de Florianópolis!
As ruas completas e a vitalidade nas cidades
As Ruas completas, para o WRI Brasil, são ruas projetadas para permitir a segurança dos que nela passam e habitam. Assim, crianças, jovens, adultos, idosos, usuários de todos os modos de transporte sentem-se confortáveis e seguras na rua, com toda acessibilidade garantida.
Para o WRI Brasil:
O conceito tem como base distribuir o espaço de maneira mais democrática, beneficiando a todos.
Dessa forma, a mobilidade a pé é incentivada, na medida que as ruas completas permitem que as pessoas se apropriem do espaço e se sintam convidadas a andar por essas ruas. Dentre as mudanças realizadas nas ruas estão:
- Ampliação de calçadas;
- Criação de rotatórias ou ilhas de refúgio;
- Extensão de meio fio;
- Sinalização;
- Pinturas;
- Colocação de espaços públicos de estar (bancos, mesas, arquibancadas);
- Utilização da vegetação.
Nesse sentido, essas são algumas das iniciativas para a criação de uma rua completa, porém, as intervenções variam conforme as necessidades do espaço e o tipo de cada rua. Sendo assim, o objetivo principal das ruas completas é o de permitir o uso coletivo e equilibrado da rua para todos, com acessibilidade garantida e conforto e segurança.
Florianópolis e o seu incentivo a mobilidade a pé
A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, lançou o projeto Mais Mobilidade. Dessa forma, o projeto englobará um conjunto de iniciativas para a melhoria da mobilidade urbana da cidade. Dentre as iniciativas está o + Pedestres, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). Assim, o + Pedestres tem o intuito de melhorar a segurança e o conforto dos pedestres, com intervenções de pintura e a colocação de sinalização adequada.
Para o IPUF:
Essas intervenções práticas se fundamentam em princípios de mobilidade urbana para redução da velocidade dos veículos motorizados, com a criação de ambientes públicos mais seguros e confortáveis para pedestres e ciclistas. A utilização da pintura como ferramenta de ação sobre o espaço público permite alterações simples e rápidas, em pontos estratégicos, de grande afluxo de pedestres, abrindo portas para um caráter mais empírico e palpável no campo do planejamento e do desenho urbano. A pintura e a ambiência resultante dão mais visibilidade aos espaços públicos, instigando os cidadãos a observarem e vivenciarem mais sua cidade.
Para saber mais sobre o programa, clique aqui!
O IPUF, lançou em 2018 o Manual Calçada Certa, e tem como objetivo orientar os cidadãos no projeto e execução das calçadas. Bem como, possibilita o a acessibilidade universal, ponto base para uma calçada qualificada. Dessa forma, as ruas se tornam mais acessiveis e propícias para a caminhabilidade das pessoas.
Acesse aqui para saber mais!
Veja mais sobre caminhabilidade no nosso post sobre cidade caminhavel!
Maria Eduarda Zanella
Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)
- Os desafios da mobilidade urbana sustentável - 12 de Setembro de 2020
- Os espaços públicos de Barcelona - 20 de Julho de 2020
- As iniciativas nos espaços públicos das cidades para combater o Covid-19 - 21 de Junho de 2020