Living Lab Florianópolis viabiliza testes com soluções em IoT
Ação da Rede de Inovação Florianópolis implanta soluções para mobilidade
Living Lab são espaços que possibilitam a implantação de serviços ou produtos tecnológicos a fim de testar seu funcionamento e receptividade pelo público. Desta maneira, comprovam sua eficiência e permitem verificar possíveis falhas. No Living Lab Florianópolis, 10 empresas foram selecionadas por edital para desenvolver e validar soluções em ambiente real. Neste contexto, a ideia surgiu em 2016 após uma parceria com o grupo VIA para o desenvolvimento de uma metodologia. O primeiro edital do projeto, pioneiro no país, foi lançado dois anos depois e está em fase de execução até o final deste mês.
Portanto, dez empresas fazem parte desse primeiro ciclo do projeto Living Lab Florianópolis. O período diz respeito aos seis meses de testes em ambiente real – com o público-alvo – de produtos que atendam a demandas existentes na cidade. Desta maneira, o objetivo é o de verificar a usabilidade dos sistemas antes de serem comercializados.
Empresa de IoT
A SIGMAIS é uma das empresas selecionadas e seu foco é o desenvolvimento de tecnologia em IoT (Internet of Things, ou “Internet das Coisas”). Ademais, o segmento de IoT é visto como transformador na vida das cidades e das pessoas. Desta maneira, o programa também procurou soluções para serem testadas visando novas formas de comunicação, como o Sigfox e LoRa.
Assim, a empresa testou dispositivos de controle de ocupação de vagas em estacionamentos e contagem de fluxo de veículos. Para isso, foi viabilizada a instalação de dispositivos nas pontes de entrada e saída da Ilha de Santa Catarina. A parceria foi com o DIOPE – Departamento de Operação do Sistema Viário de Florianópolis, da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana.
Portanto, os dispositivos foram inseridos em cada uma das quatro pistas sentido Ilha e em três pistas no sentido Continente. Desta forma, desde o dia 27 de maio de 2019 mais de 3 milhões de veículos já haviam sido contabilizados. Todavia, o horário de maior movimento é o final de tarde sentido Continente.
Confira outras informações sobre a solução de IoT aqui.
Mariana Mezzaroba
Latest posts by Mariana Mezzaroba (see all)
- Hack the UFSC edição 2021 - 15 de Abril de 2021
- Ceasa/SC é pioneira na busca de soluções inovadoras para resíduos - 14 de Abril de 2021
- Inovação na educação é tema da 9ª edição da VIA Revista - 30 de Dezembro de 2020